Gémeos idênticos condenados a assumir paternidade da mesma criança no Brasil

A justiça brasileira condenou dois irmãos gémeos a assumir a paternidade e a pagar a pensão de alimentos de uma menina, depois de os testes de ADN não terem conseguido revelar qual deles era o pai.

Tudo começou numa festa. Valéria estava num convívio em casa de amigos quando conheceu o homem com quem acabaria por envolver-se. Do caso resultou o nascimento de uma menina, hoje com nove anos. O problema é que, mesmo com testes de ADN, não foi possível saber quem é o pai da criança.

Quando Valéria pediu um teste de paternidade para determinar a identidade do pai da filha, os exames foram conclusivos em 99,9%. Só que o homem submetido aos exames insistiu que não era ele que estava naquela festa, mas, sim, o seu irmão gémeo. Este foi de seguida submetido aos testes de ADN. O resultado foi exatamente o mesmo.

Nenhum dos gémeos quer assumir a paternidade e continuam a atirar as responsabilidades de um para o outro. Perante a incapacidade de determinar qual dos irmãos é o pai da criança, por terem código genético igual, a Justiça brasileira determinou que os dois gémeos terão de assumir a paternidade, revela o Globo.

Além de registar a criança em seu nome, o ​​Tribunal de Cachoeira Alta, no Estado de Góias, decidiu que cada um dos irmãos terá de pagar 30% do salário mínimo nacional do Brasil – o que corresponde a cerca de 70 euros – e partilhar com a mãe da criança os custos médicos, de educação e vestuário da menina.

“Um dos irmãos, de má-fé, busca ocultar a paternidade”, lê-se na decisão judicial. De acordo com informações divulgadas no processo, que remonta a agosto de 2017, os irmãos sempre se aproveitaram das suas parecenças físicas para benefício próprio.

“Fica evidente que os requeridos, desde adolescência, valiam-se, dolosamente, do facto de serem irmãos gémeos idênticos. Tanto assim que, no curso da instrução, ficou claro que um usava o nome do outro, quer para angariar o maior número de mulheres, quer para ocultar a traição em seus relacionamentos. Era comum, portanto, a utilização dos nomes dos irmãos de forma aleatória e dolosamente”, referiu o juiz.

O juiz defendeu que o comportamento dos réus não poderia ser tolerado pelo poder Judicial e decidiu optar pela decisão que considera proteger mais os direitos da criança, em detrimento da dos réus, considerando que esta é que está mais próxima do conceito de Justiça O advogado da mãe da criança admite, no entanto, que a mulher tenciona recorrer da decisão, pois considera que a filha “tem o direito de saber quem é o pai biológico”.

Gémeos podem ter cometido crime sexual

Durante o processo, a mãe disse ao juiz que os gémeos aproveitaram a semelhança física e não contaram que eram pessoas diferentes, visitando-a em dias distintos e fazendo-a crer que se estava a relacionar com apenas um homem.

Questionados pelo Correio Braziliense, especialistas avaliaram que tal comportamento dos irmãos pode configurar um crime de natureza sexual, mais especificamente violação sexual mediante fraude, previsto no artigo 215 do Código Penal.

“Se for comprovado que fizeram isso de forma combinada, pode se encaixar no Código Penal. Se os dois combinaram, os dois respondem. Porque há um consentimento da vítima, mas que não estava destinada a uma pessoa, e sim a outra”, explica o doutor em direito e processo penal Edson Knippel, sócio da Knippel Advogados.

De acordo com a legislação, o artigo caracteriza crime ter “conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com alguém, mediante fraude ou outro meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima”. A pena é de prisão de dois a seis anos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …