Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais – e já podemos ouvir.

O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco de 137 metros foi partilhado na rede social Twitter pelo geoquímico John Higgins. Pode parecer brincadeira, mas há uma boa razão para os sons estranhos – e uma excelente razão pela qual os cientistas estão a fazer buracos com centenas de metros de profundidade na Antártica.

Higgins, professor associado de geociências na Universidade de Princeton, e os colegas estavam na Antártida em busca de núcleos de gelo que podem ter milhares e até milhões de anos de idade. Estas amostras antigas podem fornecer uma riqueza de informações, desde climas até condições atmosféricas. Neste caso, procuravam bolhas de gás presas nos núcleos de gelo, que contêm amostras primitivas de dióxido de carbono, metano e outros gases que podem revelar as condições daquela época.

No ano passado, Higgins fazia parte de uma equipa que descobriu as bolhas de gás mais antigas depois de extrair núcleos de gelo de dois milhões de anos. Recentemente, voltaram a Allan Hills, uma região no final das montanhas transantárticas, famosa pela sua área de “gelo azul” e pela descoberta de meteoritos lunares e marcianos, para colher mais amostras.

Segundo Higgins, a ideia de atirar gelo para o buraco foi de Peter Neff, investigador da Universidade de Washington. De acordo com um comunicado, Neff também estava na Antártida a colher amostras de gelo para estudar o ar antigo e a forma como a atmosfera “se limpa”. Segundo ele, estudar bolhas presas em núcleos de gelo é como olhar para anéis de árvores, podemos construir registos de como era o clima no passado.

No entanto, “quando temos todos estes furos já estudados, já fez toda a Ciência”, disse Neff. “A coisa humana lógica a fazer é atirar um pouco de gelo para o buraco profundo para ver como soa”.

Foi quando lançaram o pedaço de gelo que perceberam que o som se assemelhava a um batalha de armas de laser – e o barulho parecia saído de um filme de ficção científica.

De acordo com o IFLScience, o som distorcido quando o gelo cai relaciona-se com o fenómeno conhecido como Efeito Doppler. Esta é a mudança na frequência e no comprimento de onda causada pela mudança na distância da fonte da onda e do que a observa. Um exemplo disso é a mudança de tom quando um veículo de emergência com uma sirene passa. As ondas sonoras são compactadas à medida que se aproximam e se estendem quando se afastam, diminuindo a frequência e o tom.

“Quando o gelo atinge o fundo do poço, o som não vem apenas para cima – as ondas sonoras começam a ricochetear nas laterais do buraco. É por isso que se ouve este som. Com um tipo de batimento cardíaco depois”, disse Neff.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo?”
    Realmente… eu nem conseguia dormir só de pensar nisso!…
    Ainda bem que está resolvida mais uma questão que tanto procupava a humanidade!…

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …