Gel inteligente “caminha” e move objetos debaixo de água

Uma equipa de engenheiros criou um gel inteligente impresso em 3D capaz de caminhar debaixo de água, agarrar e mover objetos. O produto tem potencial em engenharia biomédica por ser semelhante a tecidos do corpo humano.

Engenheiros da Universidade norte-americana Rutgers-New Brunswick, em Nova Jérsia, criaram um gel inteligente impresso em 3D capaz de caminhar debaixo de água, agarrar objetos e ainda movê-los.

De acordo com o trabalho divulgado na ACS Applied Materials & Interface, o hidrogel move-se e muda de forma quando é ativado por eletricidade, podendo andar para a frente e para trás, agarrar e mover objetos.

O processo de criação inclui a projeção de luz numa solução sensível à luminosidade e a imersão em água salgada. De acordo com os investigadores, a velocidade de reação do hidrogel é controlada, alterando as dimensões (fino é mais rápido do que grosso), e o gel  muda de forma conforme a força da solução de água salgada e do campo elétrico.

Howon Lee, um dos autores desta investigação, acredita que esta invenção pode levar à criação de robôs flexíveis, imitando animais marinhos como o polvo, que consegue mover-se debaixo de água e movimentar objetos sem os danificar.

Além disso, este novo material aquoso pode impulsionar a criação de corações artificiais, estômagos artificiais, assim como outros órgãos e músculos. Na área da biomédica, será útil na criação de dispositivos para diagnosticar doenças, detetar e distribuir drogas e fazer inspeções subaquáticas, escreve o Diário de Notícias.

O autor sénior do estudo e professor do departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial, Howon Lee, disse que este gel “tem um grande potencial em engenharia biomédica porque se assemelha a tecidos do corpo humano que também contém muita água e são muito moles”.

Além de serem mais flexíveis, este tipo de materiais são mais baratos de produzir do que os mais duros e podem ser miniaturizados.

Os hidrogéis mantém-se sólidos apesar de conterem 70% de água e são encontrados no corpo humano e em produtos como fraldas, lentes de contacto ou gelatina.

ZAP // Alphr

PARTILHAR

RESPONDER

Votação inédita com um deslize da AR TV. Direita e Esquerda alinhadas no caso CGD

O relatório final da comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi aprovado por unanimidade. É a primeira vez que todos os partidos se juntam, no mesmo lado da barricada, num inquérito …

Rui Rio afasta Hugo Soares das listas para as legislativas

O presidente do PSD, Rui Rio, afastou o antigo líder parlamentar do partido Hugo Soares das listas para as legislativas de outubro, escreve o i esta quinta-feira. De acordo com o diário, Hugo Soares não deverá …

Segurança de Notre Dame demorou 30 minutos a chamar bombeiros

O primeiro alerta de "fogo" terá surgido no painel de controlo do monumento às 18h18 locais, no dia 15 de abril, mas só 25 minutos depois foram verificar se algo se passava na cobertura da …

EUA revelam preocupação com desenvolvimento de armas nucleares russas

Os EUA demonstraram esta quarta-feira preocupação com o desenvolvimento de armas nucleares não estratégicas por parte da Rússia, numa reunião com uma delegação russa, na Suíça, para tentar “reduzir mal-entendidos”. A reunião em Genebra, que juntou …

Bastonário dos Médicos diz desconhecer acordo sobre Lei de Bases da Saúde

O bastonário da Ordem dos Médicos disse hoje desconhecer o acordo parlamentar sobre a Lei de Bases da Saúde e considerou "no mínimo estranho” que os portugueses não tenham acesso a um documento tão importante …

OMS decreta estado de emergência global devido ao Ébola na República Democrática do Congo

A epidemia de Ébola que se faz sentir na República Democrática do Congo foi considerada esta quarta-feira uma emergência global de saúde pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros …

Os Vikings podem ter fumado canábis enquanto exploravam a América do Norte

A descoberta do pólen de canábis perto de um assentamento Viking na Terra Nova levanta a questão sobre se os vikings fumavam ou comiam canábis enquanto exploravam a América do Norte. Os investigadores também encontraram evidências …

Marcelo confessa que vai ter “verdadeiramente saudades” da atual composição do Parlamento

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, confessou esta quarta-feira que vai ter "verdadeiramente saudades" da atual composição da Assembleia da República, salientando a centralidade inédita do parlamento na atual legislatura. Por ocasião do final …

Bebé Matilde vai ter alta do hospital esta quinta-feira

A bebé Matilde, que nasceu com atrofia espinhal muscular tipo I e tem estado internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai ter alta esta quinta-feira. Os pais dizem ainda que não têm novidades …

Parlamento reaprecia lei do lóbi após veto de Marcelo (mas PSD pode chumbar lei)

A decisão de reapreciar na sexta-feira a lei do lóbi — depois do veto do Presidente da República — foi tomada esta quarta-feira, por consenso entre todos os partidos, numa reunião de conferência de líderes, …