Gel inteligente “caminha” e move objetos debaixo de água

Uma equipa de engenheiros criou um gel inteligente impresso em 3D capaz de caminhar debaixo de água, agarrar e mover objetos. O produto tem potencial em engenharia biomédica por ser semelhante a tecidos do corpo humano.

Engenheiros da Universidade norte-americana Rutgers-New Brunswick, em Nova Jérsia, criaram um gel inteligente impresso em 3D capaz de caminhar debaixo de água, agarrar objetos e ainda movê-los.

De acordo com o trabalho divulgado na ACS Applied Materials & Interface, o hidrogel move-se e muda de forma quando é ativado por eletricidade, podendo andar para a frente e para trás, agarrar e mover objetos.

O processo de criação inclui a projeção de luz numa solução sensível à luminosidade e a imersão em água salgada. De acordo com os investigadores, a velocidade de reação do hidrogel é controlada, alterando as dimensões (fino é mais rápido do que grosso), e o gel  muda de forma conforme a força da solução de água salgada e do campo elétrico.

Howon Lee, um dos autores desta investigação, acredita que esta invenção pode levar à criação de robôs flexíveis, imitando animais marinhos como o polvo, que consegue mover-se debaixo de água e movimentar objetos sem os danificar.

Além disso, este novo material aquoso pode impulsionar a criação de corações artificiais, estômagos artificiais, assim como outros órgãos e músculos. Na área da biomédica, será útil na criação de dispositivos para diagnosticar doenças, detetar e distribuir drogas e fazer inspeções subaquáticas, escreve o Diário de Notícias.

O autor sénior do estudo e professor do departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial, Howon Lee, disse que este gel “tem um grande potencial em engenharia biomédica porque se assemelha a tecidos do corpo humano que também contém muita água e são muito moles”.

Além de serem mais flexíveis, este tipo de materiais são mais baratos de produzir do que os mais duros e podem ser miniaturizados.

Os hidrogéis mantém-se sólidos apesar de conterem 70% de água e são encontrados no corpo humano e em produtos como fraldas, lentes de contacto ou gelatina.

ZAP // Alphr

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …