/

Os gatos reconhecem o seu próprio nome (mas preferem ignorar-nos)

Marc d'Entremont / Flickr

Um estudo recente, realizado pela Universidade Sophia, em Tóquio, revelou que os gatos conseguem reconhecer o seu próprio nome, mesmo quando pronunciado por vozes que não a do dono. Ainda assim, optam por ignorar-nos.

Muitos donos já desconfiavam, mas há agora um estudo que o comprova: afinal, os gatos, à semelhança dos cães, conseguem reconhecer o seu próprio nome e responder quando são chamados.

O estudo realizado por investigadores da Universidade Sophia, em Tóquio, e publicado a 4 de abril na Scientific Reports, contou com a participação de 78 animais domésticos, que foram submetidos a diferentes experiências. Os cientistas tinham como objetivo perceber a capacidade dos felinos em distinguir o próprio nome.

Por outras palavras, os investigadores queriam perceber se os gatos eram capaz de reconhecer o seu nome entre palavras comuns e nomes de outros animais com os quais coabitavam, quando vocalizado por um ser humana.

Os cientistas Atsuko Saito, Kazutaka Shinozuka, Yuki Ito e Toshikazu Hasegawa aplicaram o método habituação/desabituação para efetuar estas experiências. O método consiste em apresentar aos animais quatro palavras diferentes (como estímulo de habituação) e depois pronunciar o próprio nome do gato (como estímulo de teste).

Segundo o Público, o primeiro tipo de estímulo contemplava palavras semelhantes, em termos fonéticos e silábicos, ao nome do animal.

O resultado seria positivo se se verificassem reações familiares para com as primeiras quatro palavras e não com o nome, mas se, mesmo assim, fosse captada uma reação no momento em que se pronunciava o nome do gato. As reações mais registadas foram movimentos de orelhas, pescoço e da cauda e o típico miar.

Os investigadores justificam este reconhecimento com o facto de o nome do gato ser considerado um “estímulo saliente”, assim como as palavras frequentemente usadas pelos donos quando se referem a recompensas, como comida ou demonstrações de afetos.

Além disso, para a identificação contribui, em grande parte, a diferenciação fonética que os gatos conseguem fazer dos sons que ouvem.

Este estudo vem completar a investigação científica já existente sobre as interações entre gatos e humanos que, apesar de residual, já provou a capacidade que estes felinos têm em comunicar com os donos. Por isso, da próxima vez que chamar pelo seu gato e ele não obedecer, saiba que, muito provavelmente, o seu animal de estimação estará a ignorá-lo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.