//

Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D.

A universidade revelou que o veterinário Sergei Gorshkov trabalhou com investigadores da Tomsk Polytechnic University em Tomsk, na Rússia, para criar as patas de metal, que foram fundidas aos ossos da perna da gata.

“Desta forma, Dymka tornou-se a segunda gata do mundo com próteses em todos os quatro membros. As novas patas têm um modelo individual que foi impresso em titânio numa impressora 3D ”, pode ler-se no comunicado da universidade.

O relatório diz ainda que “para reduzir o risco de rejeição do implante pelo corpo da gata, os cientistas aplicaram um revestimento de fosfato de cálcio microativo através da oxidação de micro-arco”, acrescentando que “as partes externas da prótese também são impressas numa impressora 3D e feitas em forma de patas de gato”.

De acordo com a Live Science, a gata de apenas 4 anos foi resgatada depois de ser vista em dezembro de 2018 numa estrada na Sibéria a sofrer de congelamento extremo. Dymka não só perdeu as patas, como também as orelhas e a cauda devido às temperaturas extremas.

A operação foi realizada pela BEST Clinic Veterinary em Novosibirsk, na Rússia. O processo foi realizado em duas partes: primeiro Dymka recebeu os implantes das patas dianteiras em julho de 2019, sendo que os implantes das patas traseiras apenas foram aplicados em dezembro de 2019.

A universidade garante que a gata pode agora ter uma vida plena e normal, sendo capaz de andar, correr, brincar e subir escadas.

Em 2016, a clínica realizou um procedimento semelhante num gato conhecido como Ryzhik, que também sofria de ulceração devido ao frio.

Ana Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.