Dymka, a gata que perdeu as patas e recebeu próteses de titânio impressas em 3D

Dymka, uma gata russa, ganhou um novo estímulo na sua vida depois de um grupo de veterinários realizar uma cirurgia para substituir as suas patas por próteses feitas de titânio impressas em 3D.

A universidade revelou que o veterinário Sergei Gorshkov trabalhou com investigadores da Tomsk Polytechnic University em Tomsk, na Rússia, para criar as patas de metal, que foram fundidas aos ossos da perna da gata.

“Desta forma, Dymka tornou-se a segunda gata do mundo com próteses em todos os quatro membros. As novas patas têm um modelo individual que foi impresso em titânio numa impressora 3D ”, pode ler-se no comunicado da universidade.

O relatório diz ainda que “para reduzir o risco de rejeição do implante pelo corpo da gata, os cientistas aplicaram um revestimento de fosfato de cálcio microativo através da oxidação de micro-arco”, acrescentando que “as partes externas da prótese também são impressas numa impressora 3D e feitas em forma de patas de gato”.

De acordo com a Live Science, a gata de apenas 4 anos foi resgatada depois de ser vista em dezembro de 2018 numa estrada na Sibéria a sofrer de congelamento extremo. Dymka não só perdeu as patas, como também as orelhas e a cauda devido às temperaturas extremas.

A operação foi realizada pela BEST Clinic Veterinary em Novosibirsk, na Rússia. O processo foi realizado em duas partes: primeiro Dymka recebeu os implantes das patas dianteiras em julho de 2019, sendo que os implantes das patas traseiras apenas foram aplicados em dezembro de 2019.

A universidade garante que a gata pode agora ter uma vida plena e normal, sendo capaz de andar, correr, brincar e subir escadas.

Em 2016, a clínica realizou um procedimento semelhante num gato conhecido como Ryzhik, que também sofria de ulceração devido ao frio.

Ana Isabel Moura Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do balde de água fria da pandemia, Israel vai ficar melhor do que nunca. Tudo pelos turistas

Israel está fechado em casa e viajar para este país não faz parte dos planos de muitas pessoas. No entanto, este período de acalmia pode mesmo ser o melhor momento para planear uma viagem - …

Menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais e menos 151 mil cirurgias em 2020

No ano em que a pandemia chegou a Portugal, houve menos 151 mil cirurgias e menos 1,3 milhões de consultas nos hospitais públicos. A covid-19, que chegou a Portugal a 2 de março de 2020, obrigou …

Várias escolas de Tóquio pedem "certificados de cabelo real" aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de "cabelo liso e preto" têm de apresentar provas. Dados divulgados, esta semana, …

UE estima normalidade nas vacinas daqui a duas semanas. Orbán recebeu vacina chinesa

A União Europeia (UE) estima que dentro de duas a três semanas "tudo vai funcionar normalmente" na produção e distribuição de vacinas nos Estados-membros. Entretanto, o primeiro-ministro húngaro já foi vacinado (mas com uma vacina …

"Os dados de milhões de pessoas estão em risco", alertam denunciantes da Amazon

Denunciantes da Amazon alertam que os dados de milhões de pessoas estão em risco devido à falta de preocupação da empresa com a cibersegurança. A par da Google, Apple, Microsoft e Facebook, a Amazon é uma …

Mais 41 mortes e 718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, este domingo, mais 41 mortes e 718 novos novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 718 …

Navalny chega a colónia penal a leste de Moscovo

O principal opositor do Kremlin chegou, este domingo, a uma zona a cerca de 200 quilómetros a leste de Moscovo para ser transferido para uma colónia penal onde vai cumprir a sua pena, informou um …

Já chegou o voo de repatriamento com 300 passageiros vindos do Brasil

O voo de repatriamento vindo do Brasil chegou, este domingo de manhã, ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, com cerca de 300 passageiros. De acordo com a RTP, o voo de repatriamento vindo de São Paulo, …

Costa imune ao descontrolo da pandemia. Popularidade de Marcelo dispara

A sondagem TSF/JN/DN regista uma avaliação positiva do primeiro-ministro e do Presidente da República, com este a atingir um novo pico de popularidade. Os líderes do PSD e do Chega surgem empatados como principais figuras da …

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …