Um cientista britânico diz ter inventado uma garrafa sem plástico de uso único que se decompõe em três semanas. A Choose Water, desenvolvida por James Longcroft, quer substituir as garrafas de plástico e ajudar a salvar os oceanos.
O revestimento exterior da garrafa é feito de papel reciclado, que foi doado por diversas empresas, enquanto o interior à prova de água é constituído por um composto secreto desenvolvido por Longcroft.
Todos os constituintes da garrafa decompõem-se integralmente em três semanas quando deixadas na água ou terra, e podem ser comidos por criaturas do mar, explicou a empresa ao Business Insider. A tampa de aço ganha ferrugem e também se decompõe no prazo de um ano.
O cientista, que vive na Escócia e ainda está à espera da patente, começou esta segunda-feira uma campanha de crowdfunding no Indiegogo angariar fundos para arrancar com a produção da garrafa. Longcroft estabeleceu o objetivo de angariar 25 mil libras – mais de 28 mil euros , das quais já angariou 8 mil – cerca de 9 mil euros.
James Longcroft espera ver as garrafas disponíveis nas lojas até ao final do ano e que sejam vendidas por cerca de um euro, de forma a que sejam uma alternativa viável ao plástico, segundo o The Times.
O Business Insider pediu à Choose Water para um exemplar de uma das garrafas para a testar, mas a empresa recusou, alegando querer evitar “que alguém fique com a garrafa e roube os seus segredos“.
Há, pelo menos, 50 milhões de toneladas de plástico nos oceanos de todo o mundo. No início deste ano, uma baleia morta deu à costa em Espanha com 29 quilos de lixo humano, incluindo garrafas de plástico e latas, alojadas no estômago.
ZAP // Science Alert
50 mil quilos??? lol
Porque não estão com atenção quando escrevem, será que sabem o que são 50 toneladas? dois camiões.
O autor da notícia deve de ser o Trump! Sempre querer minimizar os efeitos da poluição…
50 million metric tonnes = 50 000 000 000 kilograms
Caro Telmo,
Obrigado pelo reparo.
Apesar de a nossa fonte referir literalmente “50 million metric tonnes (55 US tons, or 50,000 kg)”, 50 million metric tonnes são na realidade 50 milhões de toneladas.
Está corrigido.