Garcia de Orta. Urgência pediátrica pode reabrir “já em janeiro”

Hipersyl / Wikimedia

Hospital Garcia de Orta

Segundo a presidente da Câmara de Almada, a urgência pediátrica do Garcia de Orta pode reabrir no início do ano. Esta possibilidade resulta da contratação de recém-especialistas.

A presidente da Câmara de Almada disse, esta quarta-feira, que a urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, no distrito de Setúbal, pode reabrir já em janeiro depois da entrada de mais uma especialista.

“O compromisso é que as urgências pediátricas em período noturno vão reabrir”, afirmou Inês de Madeiros (PS), depois de uma reunião com a ministra da Saúde, Marta Temido, em Lisboa, indicando que o serviço pode voltar à normalidade “já em janeiro”.

Segundo a autarca, em declarações aos jornalistas, esta possibilidade resulta da contratação de duas recém-especialistas, uma das quais entrou ao serviço este mês, enquanto a outra começará em 6 de janeiro. Além disso, na sexta-feira será publicada a abertura de um concurso com cinco novas vagas na pediatria para o Hospital.

Na terça-feira, Marta Temido também já tinha adiantado que o concurso para a colocação de especialistas de segunda época deste ano seria aberto esta semana, estimando que as vagas atribuídas ao Garcia de Orta são suficientes para “a reabertura do serviço de urgência em plena capacidade”.

Desde novembro que a urgência pediátrica deste hospital tem encerrado diariamente no período noturno, entre as 20h00 e as 08h00, devido à falta de especialistas para assegurar a escala.

No entanto, a falta de pediatras já afeta o hospital há mais de um ano, quando saíram 13 profissionais, e, segundo o Sindicato dos Médicos da Zona Sul, nem o lançamento de concursos foi suficiente para colmatar a carência porque “ninguém concorreu”.

Ainda assim, as garantias dadas esta quarta-feira pelo Ministério da Saúde deixaram a Câmara de Almada mais “descansada”, até porque a administração hospitalar também se comprometeu “a realizar uma procura mais proativa e a reorganizar os serviços para tornar as vagas mais atrativas”.

Para dar resposta ao encerramento da urgência pediátrica no período noturno, foi alargado o horário das unidades de saúde da Amora, no Seixal, e da Rainha Dona Leonor, em Almada, que passaram a funcionar das 08h00 às 00h00, nos dias da semana, e das 10h00 às 22h00, no fim de semana.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, o Hospital Garcia de Orta revelou que, entre 18 de novembro e 16 de dezembro, foram atendidas 720 crianças nos dois centros de saúde, mas apenas 18 utentes “foram transferidas para um serviço de urgência hospitalar”. “Todas as outras crianças – 702 do total de 720 – tiveram resposta para a sua situação no atendimento complementar”, indicou.

Na mesma data, mas em período diurno, a urgência pediátrica hospitalar observou 2.874 utentes, o que corresponde a menos 140 ocorrências do que no período homólogo, no ano passado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Golo polémico de Bernardo Silva: "As pessoas deveriam conhecer as leis do futebol"

Rodri estava em posição irregular quando o seu companheiro de equipa colocou a bola na frente. Mas como houve interferência de um defesa na jogada... A explicação e o "recado" de Robbie Savage. O Manchester City …

Um megassatélite em órbita de Ceres daria "um ótimo lar" para seres humanos

Enquanto Elon Musk, CEO da SpaceX, olha para Marte, o físico e astrobiólogo Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico da Finlândia, está de olho no planeta anão Ceres. Seres humanos a viver noutros planetas do Sistema …

O vento solar é estranhamente atraído para o Pólo Norte (e não se sabe porquê)

Durante anos, os cientistas pensaram que o vento solar era igualmente atraído para os Polos Norte e Sul da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que estas partículas parecem preferir o Norte - e não …

22 mil pessoas vão assistir (no estádio) ao Super Bowl

Um terço das pessoas presentes será composto por profissionais de saúde. Quatro equipas ainda na luta pelo título do campeonato principal de futebol americano. O dia 7 de fevereiro vai contar com uma "visão rara" nos …

Investigadores "voltam atrás no tempo" para calcular idade e local de explosão de supernova

Os astrónomos estão a "voltar atrás no tempo" num remanescente de supernova. Usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA, refizeram o percurso dos estilhaços velozes da explosão a fim de calcular uma estimativa mais precisa …

Cientista dos EUA acredita que o monstro do Lago Ness pode ser uma antiga tartaruga marinha

Um importante cientista dos Estados Unidos acredita que desvendou o mistério do Monstro de Lago Ness e pensa que a criatura é uma espécie ancestral de tartaruga marinha. Henry Bauer, professor aposentado de Química e Estudos …

Biden quer banir uma palavra das leis de imigração dos Estados Unidos

Se o projeto de lei proposto por Joe Biden, recém-eleito Presidente dos Estados Unidos, for aprovado, a palavra alien ("estrangeiro") vai desaparecer das leis de imigração norte-americanas, sendo substituída pelo termo noncitizen ("não cidadão"). A …

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …