Garcia de Orta tenta protocolo com Misericórdias para solucionar falta de pediatras

O presidente do conselho de administração do hospital diz que o acordo prevê a vinda de médicos “do norte do país, que é onde há mais pediatras, que trabalharão essencialmente ao fim de semana”.

O Hospital Garcia de Orta informou nesta quarta-feira que está a tentar um protocolo com a União das Misericórdias Portuguesas para, a curto prazo, solucionar a falta de pediatras na urgência, além de ter já três vagas para contratação direta.

“No curtíssimo prazo, passará por estabelecer uma parceria protocolada com a União das Misericórdias, que trará médicos do norte do país, que é onde há mais pediatras, que trabalharão essencialmente ao fim de semana. É um esforço que se prevê que não pode ultrapassar mais do que um ano, um ano e meio, até repormos os nossos efetivos”, disse à agência Lusa o presidente do conselho de administração do hospital, Luís Amaro.

Neste hospital, em Almada, no distrito de Setúbal, trabalham 28 médicos pediatras, dos quais sete fazem urgência, e apenas quatro podem fazer noites porque têm menos do que 55 anos.

Para evitar o encerramento da urgência pediátrica por mais noites, o Garcia de Orta aguarda uma resposta da União das Misericórdias durante os próximos dias e já estabeleceu protocolos com outros hospitais, para que mais médicos possam colmatar a carência de profissionais.

Para Luís Amaro, a principal prioridade neste momento é “repor o número de médicos em falta” e “rejuvenescer” o corpo clínico na pediatria do hospital.

“Se nada for feito, o problema que se coloca neste momento na urgência pediátrica, a muito curto prazo vai colocar-se nas outras áreas de intervenção da pediatria, nomeadamente na neonatologia e no centro de desenvolvimento da criança, porque os médicos que lá trabalham estão a atingir a idade da reforma e, se o quadro não for rejuvenescido, o problema que persiste vai agravar-se nas outras áreas de intervenção”, reconheceu.

Na sequência do encerramento da urgência pediátrica durante a noite, o Ministério da Saúde atribuiu três vagas por contratação direta e em breve será lançado um novo concurso, para o qual Luís Amaro pediu “o maior número possível de vagas”.

Ainda assim, na visão do responsável hospitalar, a reposição total dos profissionais ao serviço só será concluída a “médio prazo”, porque como não há pediatras, o hospital vai ter de “esperar que se formem” e arranjar “estratégias de cativação” para que queiram ficar.

A falta de pediatras no Garcia de Orta já afeta o hospital há mais de um ano, quando saíram 13 profissionais e, segundo o Sindicato dos Médicos da Zona Sul, nem o lançamento de concursos foi suficiente para colmatar a carência porque “ninguém concorreu”.

“Ninguém quer vir porque nos últimos anos a política de funcionamento do serviço não é muito apelativa para os médicos jovens, ou seja, os jovens que vêm sabem que vão essencialmente fazer urgências e as pessoas não querem fazer só urgências. As urgências são pesadas e a pediatria tem áreas de diferenciação muito interessantes e temos de dar possibilidade aos jovens médicos de virem também para as áreas nobres”, defendeu Luís Amaro.

O presidente do conselho de administração do hospital entrou em funções em Abril e garantiu estar empenhado em resolver os problemas do Garcia de Orta, nomeadamente em “reformular o serviço de pediatria”.

Questionado sobre a eventualidade de a urgência pediátrica encerrar mais vezes durante a noite, como aconteceu no sábado e na segunda-feira, Luís Amaro admitiu existir o risco de tal suceder de novo, por “insuficiência de médicos pediatras para cumprir a escala noturna”.

A Urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta continua sem médicos para todas as escalas até ao fim do mês de outubro. A Federação Nacional dos Médicos alerta que não há médicos disponíveis para as urgências nos dias 20, 21, 24 e 31 deste mês, noticia o jornal Expresso.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …