Garcia de Orta tenta protocolo com Misericórdias para solucionar falta de pediatras

O presidente do conselho de administração do hospital diz que o acordo prevê a vinda de médicos “do norte do país, que é onde há mais pediatras, que trabalharão essencialmente ao fim de semana”.

O Hospital Garcia de Orta informou nesta quarta-feira que está a tentar um protocolo com a União das Misericórdias Portuguesas para, a curto prazo, solucionar a falta de pediatras na urgência, além de ter já três vagas para contratação direta.

“No curtíssimo prazo, passará por estabelecer uma parceria protocolada com a União das Misericórdias, que trará médicos do norte do país, que é onde há mais pediatras, que trabalharão essencialmente ao fim de semana. É um esforço que se prevê que não pode ultrapassar mais do que um ano, um ano e meio, até repormos os nossos efetivos”, disse à agência Lusa o presidente do conselho de administração do hospital, Luís Amaro.

Neste hospital, em Almada, no distrito de Setúbal, trabalham 28 médicos pediatras, dos quais sete fazem urgência, e apenas quatro podem fazer noites porque têm menos do que 55 anos.

Para evitar o encerramento da urgência pediátrica por mais noites, o Garcia de Orta aguarda uma resposta da União das Misericórdias durante os próximos dias e já estabeleceu protocolos com outros hospitais, para que mais médicos possam colmatar a carência de profissionais.

Para Luís Amaro, a principal prioridade neste momento é “repor o número de médicos em falta” e “rejuvenescer” o corpo clínico na pediatria do hospital.

“Se nada for feito, o problema que se coloca neste momento na urgência pediátrica, a muito curto prazo vai colocar-se nas outras áreas de intervenção da pediatria, nomeadamente na neonatologia e no centro de desenvolvimento da criança, porque os médicos que lá trabalham estão a atingir a idade da reforma e, se o quadro não for rejuvenescido, o problema que persiste vai agravar-se nas outras áreas de intervenção”, reconheceu.

Na sequência do encerramento da urgência pediátrica durante a noite, o Ministério da Saúde atribuiu três vagas por contratação direta e em breve será lançado um novo concurso, para o qual Luís Amaro pediu “o maior número possível de vagas”.

Ainda assim, na visão do responsável hospitalar, a reposição total dos profissionais ao serviço só será concluída a “médio prazo”, porque como não há pediatras, o hospital vai ter de “esperar que se formem” e arranjar “estratégias de cativação” para que queiram ficar.

A falta de pediatras no Garcia de Orta já afeta o hospital há mais de um ano, quando saíram 13 profissionais e, segundo o Sindicato dos Médicos da Zona Sul, nem o lançamento de concursos foi suficiente para colmatar a carência porque “ninguém concorreu”.

“Ninguém quer vir porque nos últimos anos a política de funcionamento do serviço não é muito apelativa para os médicos jovens, ou seja, os jovens que vêm sabem que vão essencialmente fazer urgências e as pessoas não querem fazer só urgências. As urgências são pesadas e a pediatria tem áreas de diferenciação muito interessantes e temos de dar possibilidade aos jovens médicos de virem também para as áreas nobres”, defendeu Luís Amaro.

O presidente do conselho de administração do hospital entrou em funções em Abril e garantiu estar empenhado em resolver os problemas do Garcia de Orta, nomeadamente em “reformular o serviço de pediatria”.

Questionado sobre a eventualidade de a urgência pediátrica encerrar mais vezes durante a noite, como aconteceu no sábado e na segunda-feira, Luís Amaro admitiu existir o risco de tal suceder de novo, por “insuficiência de médicos pediatras para cumprir a escala noturna”.

A Urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta continua sem médicos para todas as escalas até ao fim do mês de outubro. A Federação Nacional dos Médicos alerta que não há médicos disponíveis para as urgências nos dias 20, 21, 24 e 31 deste mês, noticia o jornal Expresso.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …