Gantz recusa proposta de Netanyahu para formar Governo de unidade nacional

Benjamin Netanyahu propôs formar um governo conjunto, mas Benny Gantz respondeu que só aceitará se for ele a liderar. Os resultados finais das eleições desta terça-feira ainda não são conhecidos.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apelou ao seu principal rival, o candidato do partido mais votado, Benny Gantz, para se juntar a si num Governo de unidade naciona.

Gantz respondeu ao apelo e a resposta foi negativa. Depois de ter recebido a proposta para formar um Governo de unidade nacional, Gantz deixou claro que nunca aceitará uma governação conjunta se for Netanyahu a liderá-la. A coligação Azul e Branca só aceita um líder: Gantz.

Segundo o Observador, a proposta de Netanyahu surgiu na manhã desta quinta-feira, numa altura em que os últimos resultados conhecidos mantêm o empate entre os dois candidatos, ainda que apontam para uma ligeira vantagem do antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

“Durante a campanha, defendi um Governo de direita mas, para pena minha, os resultados eleitorais mostram que isso é impossível. Benny, temos de formar um Governo de unidade nacional, ainda hoje. A nação espera que nós os dois demonstremos responsabilidade e cooperação”, disse Netanyahu, citado pela Reuters.

A formação de um Governo de unidade nacional tem estado em cima da mesa, mas Gantz acaba de a rejeitar.

Na quarta-feira, o ex-chefe do Estado-Maior disse que esperava formar um “bom e desejável Governo de unidade”, mas frisou que uma coligação com o Likud estava fora de questão enquanto for liderado por Netanyahu. Em causa estão as acusações de corrupção de que o primeiro-ministro tem sido alvo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …