/

Gantz recusa proposta de Netanyahu para formar Governo de unidade nacional

Benjamin Netanyahu propôs formar um governo conjunto, mas Benny Gantz respondeu que só aceitará se for ele a liderar. Os resultados finais das eleições desta terça-feira ainda não são conhecidos.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apelou ao seu principal rival, o candidato do partido mais votado, Benny Gantz, para se juntar a si num Governo de unidade naciona.

Gantz respondeu ao apelo e a resposta foi negativa. Depois de ter recebido a proposta para formar um Governo de unidade nacional, Gantz deixou claro que nunca aceitará uma governação conjunta se for Netanyahu a liderá-la. A coligação Azul e Branca só aceita um líder: Gantz.

Segundo o Observador, a proposta de Netanyahu surgiu na manhã desta quinta-feira, numa altura em que os últimos resultados conhecidos mantêm o empate entre os dois candidatos, ainda que apontam para uma ligeira vantagem do antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

“Durante a campanha, defendi um Governo de direita mas, para pena minha, os resultados eleitorais mostram que isso é impossível. Benny, temos de formar um Governo de unidade nacional, ainda hoje. A nação espera que nós os dois demonstremos responsabilidade e cooperação”, disse Netanyahu, citado pela Reuters.

A formação de um Governo de unidade nacional tem estado em cima da mesa, mas Gantz acaba de a rejeitar.

Na quarta-feira, o ex-chefe do Estado-Maior disse que esperava formar um “bom e desejável Governo de unidade”, mas frisou que uma coligação com o Likud estava fora de questão enquanto for liderado por Netanyahu. Em causa estão as acusações de corrupção de que o primeiro-ministro tem sido alvo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.