Um residente em Braga ganhou o sorteio de rifas, a cinco euros cada, da Associação Humanitária dos Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta. O prémio é um… palacete.
Este edifício situa-se no centro da aldeia de Ligares, em Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança. A casa senhorial datada do início do século XX foi uma herança dos bombeiros que não tinham dinheiro para a recuperar.
A Casa de Ligares, como é conhecido o palacete, passou para as mãos da Associação Humanitária dos Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta após a doação de uma benemérita da aldeia, Veneranda Martins.
A herdeira única de uma família abastada deixou o imóvel aos bombeiros com o sonho de que desse origem a um museu.
Como a Associação Humanitária não tinha capacidade financeira para concretizar essa ideia, tentou vendê-lo, em 2021.
Mas a população e a Junta de Freguesia da aldeia insurgiram-se por ser “a casa maior e mais importante” da povoação, como notava um habitante à CNN Portugal em Março de 2023.
Assim, a venda foi cancelada.
Assim, decidiu-se que a melhor solução era sortear o palacete que tem uma área coberta de cerca de 400 metros quadrados, e uma área total de 900 metros quadrados.
O imóvel preserva o aspecto luxuoso com imóveis e quadros do tempo da herdeira abastada.
Foram vendidas 10.350 rifas, a um preço unitário de cinco euros, e o feliz vencedor é um residente em Braga.
A receita obtida chegou quase aos 52 mil euros. O sorteio tinha como imposição que só se manteria o primeiro prémio se a receita fosse de, pelo menos, 50 mil euros.
“Já falei com a pessoa a quem calhou o palacete, que reside em Braga, mas que não autoriza a divulgação da identificação, mas julgo que é gente com capacidade para dar uma solução a este imóvel“, refere à Lusa o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Freixo de Espada à Cinta, Edgar Gata.
O segundo prémio do sorteio era uma estadia de seis dias em Freixo de Espada à Cinta e o terceiro prémio eram 40 garrafas de vinho deste concelho.
ZAP // Lusa
Anónimo?! Qual anónimo, qual quê?…
Ser braguês quer dizer que com 5 euros apenas se vira freixês. Que a espada à cinta só serve para fazer peso. E a polícia multa.