Gales 0-2 Irão | Taremi leva iranianos ao colo rumo ao triunfo

Rungroj Yongrit / EPA

Taremi e Rodon durante Gales-Irão

Golos nos (longos) descontos deram os primeiros pontos à selecção de Carlos Queiroz, com jogador do FC Porto em destaque. Guarda-redes galês foi expulso.

Grande jogo a começar o dia, com ocasiões de golo, bolas nos ferros e até o primeiro vermelho do Mundial 2022.

País de Gales e Irão realizaram uma primeira metade morna, sem grande interesse, mas na segunda o jogo partiu por completo.

A equipa de Carlos Queiroz foi mais perigosa, acertou duas vezes nos postes, antes de Mehdi Taremi ser “atropelado” por Hennessey perto do fim, quando estava isolado, levando à expulsão do guardião contrário.

Um momento definidor do jogo, pois os iranianos aproveitaram para marcar duas vezes nos descontos e fazer história. Grande partida do portista Taremi.

Valeu pelo final

Logo aos 16 minutos o Irão marcou, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo do seu autor, Ali Gholizadeh. Um sintoma de como estava a ser o jogo, com os galeses a terem mais bola e a quererem sumir as despesas ofensivas e os iranianos muito velozes a colocar o esférico na frente mal a recuperavam. E foi assim até ao intervalo, com os britânicos a intensificarem o domínio territorial, mas o perigo não era muito.

O guardião iraniano Hossein Hosseini, com um GoalPoint Rating de 6.4, era o melhor ao intervalo, ele que foi travando as investidas galesas com maior ou menor dificuldade, registando duas defesas nesta fase, bem como dois lançamentos longos eficazes.

Gales continuou a ter mais bola na segunda parte, mas o Irão melhorou a qualidade dos seus contra-ataques, criando muito perigo. O minuto 52 foi paradigmático desse facto. Azmoun, muito veloz, fugiu pela direita e rematou com estrondo ao poste esquerdo da baliza de Hennessey. A bola sobrou para Ali Gholizadeh que arrancou um forte pontapé de fora da área, que esbarrou no poste direito. Dupla grande oportunidade.

Até final os galeses apertaram um pouco, mas os iranianos foram sempre mais perigosos e estiveram perto do golo em diversos momentos. Até que aos 86 minutos, o momento que marcou o jogo. Hennessey, que estava a ser o melhor dos britânicos, saiu-se da baliza de forma imprudente, “atropelou” autenticamente Mehdi Taremi, que estava isolado, e foi expulso (o primeiro vermelho deste Qatar 2022).

O Irão aproveitou nos descontos a superioridade numérica. Primeiro foi Roozbeh Cheshmi a arrancar um grande pontapé para o primeiro golo de fora da área no Mundial. E a seguir, Ramin Rezaeian concluiu com classe uma assistência de Taremi.

Melhor em campo

Mehdi Taremi. Jogo para a história do atacante do FC Porto. O Irão venceu de forma categórica, graças a uma segunda parte de sonho, e Taremi foi o grande responsável pelo sucesso, apesar de não ter marcado. O GoalPoint Rating de 7.1 garantiu-lhe a distinção de melhor em campo, com uma assistência e o máximo de passes para finalização (8) num jogo desta competição, o valor mais alto de qualquer jogador asiático na história dos Mundiais. Taremi recebeu ainda 11 passes progressivos (segundo valor mais alto), somou oito acções com bola na área contrária e foi ele o jogador carregado por Hennessey, que levou à expulsão do guarda-redes galês.

Destaques do País de Gales

Ben Davies 6.5

O central fez o que pôde até à debacle final do País de Gales. Davies acertou nove de 12 passes longos, fez 13 passes progressivos, oito recuperações de posse e dois bloqueios de remate.

Moore 6.4

O atacante foi sempre um problema para a defesa iraniana, tendo realizado três passes para finalização, mas acima de tudo foi sempre muito solicitado pelos colegas de equipa. Foi o jogador que mais passes progressivos recebeu (17), somou oito acções com bola na grande área contrária e ganhou incríveis sete duelos aéreos ofensivos nos nove em que participou.

Destaques do Irão

Hosseini 7.1

O guardião esteve muito seguro a evitar o golo galês, ajudando a equipa a aguentar o nulo até resolver a partida. Hosseini fez três defesas, duas a remates na grande área, e registou três saídas pelo ar eficazes.

Rezaeian 7.0

O lateral marcou o segundo golo da sua equipa, mesmo ao cair do pano, demonstrando uma calma e classe apreciáveis no momento da finalização. Destaque ainda para 12 recuperações de posse (segundo valor mais alto) e três desarmes.

Resumo do jogo

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.