/

Galeão naufragado há 500 anos encontrado na costa italiana

Mergulhadores italianos encontraram os destroços de um grande navio que naufragou na costa da cidade de Portofino, Génova, há cerca de 500 anos.

A descoberta foi anunciada na semana passada pela entidade responsável pelo património cultural da região de Ligúria, que detalhou que os especialistas acreditam que o navio naufragado é um galeão do século XVI, segundo os média locais.

Os mergulhadores Gabriele Succi e Edoardo Sbaraini, da empresa Rasta Divers, chegaram ao naufrágio depois de uma expedição em fevereiro durante a qual notaram a existência de detritos de madeira no fundo do mar, a 50 metros de profundidade.

Os mergulhadores notificaram depois as autoridades e participaram em mergulhos posteriores para explorar o local juntamente com outros especialistas.

As primeiras indicações sugerem que em causa pode estar o navio renascentista Santo Spirito, uma embarcação de mercadorias que afundou em meados 1579 no mar de Camogli durante uma tempestade. O acidente terá ocorrido durante o período da Peste que assolou a cidade, dificultando os esforços de resgate.

As entidades culturais italianas frisam que este é o primeiro navio de época encontrado na costa italiana, dando conta que há “grande interesse” em resgatá-los.

Tendo em conta que é muito raro encontrar vestígios arqueológicos do início da era moderna no Mediterrâneo, os vestígios do casco da embarcação são de grande valor histórico. A descoberta oferece a oportunidade de estudar em detalhe a arquitetura naval da época, conhecida apenas por escassas referências em tratados navais e em muito poucas evidências físicas encontradas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.