Nova galáxia-fantasma é uma cápsula do tempo (e desafia as teorias das origens do Universo)

Astrónomos encontraram uma nova galáxia ultra-difusa que desafia as teorias atuais sobre a forma como estes grupos de estrelas se formam.

Todas as galáxias ultra-difusas anteriormente estudadas estavam em aglomerados de galáxias, por isso, os cientistas supuseram que já tinham sido galáxias “normais” que tinham sido destruídas para o seu estado “fantasma” atual por eventos violentos dentro desses aglomerados – mas esta galáxia solitária e bizarra contradiz tudo isto.

Além do mais, como a galáxia está sozinha, permaneceu em perfeitas condições. Sem a turbulência galáctica usual em redor dela, não será contaminada pela sua composição original nem teve tantas influências externas na sua evolução.

Só recentemente apareceram observatórios tão poderosas, como o Observatório Keck, que consigam estudar estas galáxias com detalhe. Na verdade, a primeira galáxia ultra-difusa foi descoberta há apenas alguns anos: em 2015. Estas galáxias são grandes como a Via Láctea, mas têm centenas de estrelas a menos. Isso torna-as extremamente fracas, o que as torna difíceis de observar.

“Parecia haver uma imagem relativamente clara das origens das galáxias, de espirais a elípticas, e de gigantes a anões”, disse Ignacio Martín-Navarro, principal autor do estudo e académico nos Observatórios da Universidade da Califórnia. “No entanto, a recente descoberta de galáxias ultra-difusas levantou novas questões sobre quão completa está esta teoria”.

Para ajudar a resolver este enigma, a equipa de astronomia usou o gerador de imagens Cosmic Web da Keck para mapear a galáxia DGSAT I.

“A composição química de uma galáxia fornece um registo das condições ambientais quando se formou, como a maneira como os oligoelementos no corpo humano podem revelar uma vida inteira de hábitos alimentares e exposição a poluentes”, disse o co-autor Aaron Romanowsky, astrónomo e professo do Departamento de Física e Astronomia da Universidade Estadual de San José.

O que encontraram foi uma mistura surpreendente de componentes antigos e novos. As galáxias atuais tendem a ter elementos mais pesados como ferro e magnésio, em comparação com a composição de galáxias antigas logo após o Big Bang.

Mas enquanto DGSAT I tem falta do elemento de ferro, que é típico de uma nuvem de gás quase intocada, tem os níveis de magnésio de um moderno aglomerado estelar. Normalmente, estes dois elementos são causados ​​por eventos de supernova e não se obtém sem o outro.

“Não entendemos esta combinação de poluentes, mas uma das nossas ideias é que explosões extremas de supernovas fizeram a galáxia pulsar em tamanho durante a adolescência, de uma maneira que reteve o magnésio preferencialmente ao ferro”, rematou Romanowsky.

Os cientistas planeiam usar o observatório novamente para realizar uma observação mais profunda de outra galáxia semelhante ao DGSAT I. Eles querem extrair a sua composição em maior detalhe na esperança de desvendar mais dados que possam ajudar os astrónomos a desvendar o enigma da origem das galáxias ultra-difusas.

ZAP // Forbes

PARTILHAR

RESPONDER

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …

Nova espécie de baleia mostra como este animal evoluiu para conseguir nadar

Cientistas descobriram uma nova espécie de baleia, que existiu há 35 milhões de anos, que pode dar novas pistas sobre como as baleias evoluíram para conseguir nadar. De acordo com a revista Newsweek, os investigadores analisaram …

Casal separado após sobreviver a Auschwitz reencontra-se 72 anos depois em Nova Iorque

Em 1944, David Wisnia e Helen "Zippi" Spitzer eram dois prisioneiros judeus e secretamente namorados que, miraculosamente, conseguiram sobreviver ao campo de concentração nazi Auschwitz, na Polónia. Porém, no final da guerra, foram separados depois de …

Benfica 4-0 Famalicão | Pizzi entrega saco cheio de Natal

O Benfica terminou o seu ano de Liga NOS com mais uma vitória, de novo por 4-0, tal como havia acontecido na anterior partida no Estádio da Luz, ante o Marítimo. Desta vez frente ao …

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …