/

Hubble descobre galáxia espiral com braços “fantasmagóricos”

NASA / ESA / Hubble / M. Gregg

Galáxia espiral NGC 4848

O Telescópio Espacial Hubble capturou uma fotografia impressionante da galáxia espiral NGC 4848, localizada a cerca de 336 milhões de anos-luz de distância, na constelação Coma Berenices.

As galáxias espirais são inconfundíveis graças aos seus múltiplos braços arqueados que giram a partir do centro. Nesta recente imagem, obtida pelo Telescópio Espacial Hubble, da NASA, os braços espirais azul-prateados da galáxia NGC 4848 são observados em imensos detalhes.

Segundo o Sci-News, a NGC 4848, localizada a cerca de 336 milhões de anos-luz de distância na constelação Coma Berenices, foi descoberta no dia 21 de abril de 1865 pelo astrónomo alemão Heinrich Louis d’Arrest.

Também conhecida como UGC 8082 e IRAS 12556 + 2830, possui um diâmetro de aproximadamente 150.000 anos-luz e pertence ao cluster Coma (também conhecido como Abell 1656), uma grande estrutura de mais de mil galáxias ligadas pela gravidade.

Os múltiplos braços arqueados desta galáxia espiral parecem girar a partir do centro. Nesta imagem do Hubble, “não apenas vemos a secção interna dos braços espirais contendo centenas de milhares de estrelas jovens, brilhantes e azuis, como também as caudas finas e extremamente fracas dos braços espirais externos“, escreveram os astrónomos.

“Se estiver situado no hemisfério norte com um grande telescópio, poderá observar a aparência fantasmagórica desta galáxia na constelação Coma Berenices”, acrescentaram.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.