/

No futuro, nenhum emprego será necessário (nem amigos reais). “IA vai fazer tudo”

8

Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

A Inteligência Artificial (IA) é “uma das forças mais disruptivas da história” e, no futuro, vai poder “fazer tudo”. A tal ponto que “nenhum emprego será necessário”, nem tão pouco vamos precisar de amigos reais.

As previsões são de Elon Musk e foram partilhadas durante a participação numa conferência tecnológica em Londres, no Reino Unido, ao lado do primeiro-ministro britânico Rishi Sunak.

Musk conversou com Sunak sobre os perigos e as oportunidades que a IA oferece e está certo de que esta é “uma das forças mais disruptivas da história”, conforme declarações divulgadas pela CNN.

“A IA será, provavelmente, uma força para o bem, mas a probabilidade de dar tudo errado não é de zero por cento”, alerta também o dono da Tesla e da Space X.

O empreendedor partilhou várias previsões quanto ao futuro, revelando que tem uma crença “bastante utópica” quanto a isso. Musk acredita que a IA vai criar uma “era de abundância”, sem “falta de bens e serviços”, e onde “nenhum emprego será necessário”, com as pessoas a terem direito a um rendimento universal elevado.

Poderá também haver, por exemplo, tutores de IA e companhia artificial para crianças com dificuldades de aprendizagem, ou para quem tem dificuldades em fazer amigos.

Quando é que isso vai acontecer? “É difícil dizer exactamente”, nota Musk com a certeza de que “a IA seria capaz de fazer tudo”.

Assim, ter um emprego será, simplesmente, uma escolha, “para satisfação pessoal”, apontou o visionário norte-americano que também deixou um alerta, comparando a IA a um “génio mágico” de contos de fadas.

“Se desejar um génio mágico, que lhe dará qualquer desejo que quiser, sem limite”, isso tanto “é bom como mau”, destaca Musk. Nesse caso, vendo a IA como um “génio da lâmpada” que tudo pode dar, sem o limite dos três desejos do Aladino, “um dos desafios do futuro será como encontrar um sentido na vida“, reforça o empreendedor.

ZAP //

8 Comments

  1. Um mundo assim já se anda a “desenhar” há umas décadas, mas será necessária uma mudança abissal na ordem estabelecida e sobretudo na população mundial. Não haverá nunca rendimentos para biliões de almas, que deixaram de fazer trabalhos indiferenciados e “menores”. O “clube” será bem restrito (e restritivo) . Muito poucos farão parte dos “escolhidos”.

  2. Seria interessante, uma utopia fantastica. Mas tal como o comunismo, falha num ponto importante: enquanto houver egoísmo humano vão haver sempre aqueles que vão querer ser ou ter mais que os outros. E os restantes é que se lixam!

  3. Nem capitalismo, nem oligarcas como tu, nem Teslas e outras sucatas elétricas como a tua, nem políticos, nem partidos, nem governos pois a IA matou todos, a ti incluído.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.