/

Televisão, golf ou candidato em 2024? O futuro de Trump depois da derrota

1

Kevin Dietsch / EPA

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Enquanto o Presidente cessante continua a negar-se a aceitar a derrota nas eleições, vários media e especialistas começam a interrogar-se sobre o que irá fazer e que batalhas legais terá de enfrentar quando deixar a Casa Branca.

Ao deixar a Casa Branca, o ainda Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, irá perder a imunidade presidencial a que tem direito e, por isso, terá de preparar-se para enfrentar algumas batalhas com a Justiça.

Em Nova Iorque, a cidade natal do republicano, o procurador de Manhattan, Cyrus Vance Jr., está a conduzir uma investigação há mais de dois anos sobre os negócios do Presidente e da Trump Organization, recorda o canal estatal russo RT.

O processo, inicialmente centrado em pagamentos secretos feitos pelo ex-advogado de Trump, Michael Cohen, antes da eleição de 2016, a duas mulheres que alegaram ter tido encontros sexuais com o republicano, foi ampliado e poderá agora focar-se também em fraude bancária, fiscal e de seguros, assim como falsificação de registos comerciais.

Ao mesmo tempo, a procuradora-geral de Nova Iorque, Letitia James, está a investigar se o chefe de Estado e a sua empresa cometeram fraude fiscal. Trump enfrenta ainda outros processos, incluindo dois por difamação, movidos por mulheres que o acusaram de agressão sexual e, em seguida, de as menosprezar ao negar estas acusações.

Relativamente à futura ocupação do Presidente cessante, duas fontes com alegado acesso às conversas com os seus conselheiros revelaram à Axios que Trump está a considerar concorrer novamente às próximas eleições Presidenciais, que acontecem em 2024.

Por outro lado, outros meios de comunicação, como o Quartz, sugerem que o milionário poderia lançar a sua própria cadeia de televisão, como tinha considerado fazer, em 2016, caso perdesse as eleições. Aliás, o jornal New York Times adiantou, esta semana, que as discussões sobre o lançamento de uma “Trump TV” continuaram este ano.

Especula-se que o ainda Presidente pretenda competir por espectadores com canais como a Fox News, que tem vindo a criticar nos últimos tempos, chegando a escrever na sua conta do Twitter que tanto os cidadãos como ele “querem uma alternativa”.

Outro cenário possível é Trump decidir afastar-se da vida pública. Em junho, o republicano refletiu sobre a possibilidade de fazer uma viagem de caravana com a mulher e primeira-dama, Melania.

Esta semana, a sua ex-mulher, Ivana, disse que Trump terá de acabar por enfrentar a realidade e “declarar que perdeu” as eleições, acreditando que finalmente “irá a Palm Beach para jogar golfe e levar uma vida normal“, já que “essa é a melhor opção”. Embora o ex-marido “odeie perder”, tem “muito dinheiro, lugares onde ir, viver e aproveitar a vida”, acrescentou.

ZAP //

1 Comment

  1. Todas as opções são possíveis, incluindo internamento compulsivo em H.P, se forem descobertas “falcatruas” financeiras, serão umas idas a Tribunais e talvez um estagio estilo Alcatraz. Enfim ….o tempo o dirá !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.