Eis a lista dos futebolistas mais valiosos do mundo (e há dois portugueses no top 10)

Yoan Valat / EPA

O internacional francês Kylian Mbappé.

O internacional francês Kylian Mbappé.

Rúben Dias e Bruno Fernandes estão, respectivamente, no oitavo e no nono lugares da lista. Rafael Leão foi o segundo futebolista que mais se valorizou desde Fevereiro e Nuno Mendes é um dos jogadores jovens mais caros.

Com o mercado de Verão ao rubro, os emblemas europeus têm agora de fazer contas à vida para comprar os passes dos jogadores. O Football Benchmark fez os cálculos e já sabemos quais são os jogadores mais valiosos do mundo — e o ranking pode ajudar os clubes nestes dilemas matemáticos.

Sem surpresas, Kylian Mbappé voltou a ocupar o lugar cimeiro da lista. O francês tem um valor de mercado de 230 milhões de euros e a plataforma explica que esta avaliação astronómica se deve à sua performance e à sua idade. Com apenas 23 anos, o avançado do PSG deve ainda ter os seus melhores anos pela frente.

O Manchester City é dono do passe dos dois nomes que fecham o pódio. O norueguês Erling Haaland fica em segundo lugar, com um valor de mercado de 144 milhões de euros. Apesar disto, o City pagou apenas 60 milhões ao Borussia Dortmund pelo passe do ponta de lança devido à cláusula de rescisão no contrato. O inglês Phil Foden fica em terceiro lugar, com uma avaliação de 140 milhões de euros.

Em quarto lugar, surge o jogador que mais se valorizou desde a última actualização do ranking. Tendo recentemente vencido a liga espanhola e a Liga dos Campeões — com um golo marcado pelo próprio na final frente ao Liverpool — Vinícius Júnior é o próximo nome da lista. O brasileiro tem um valor de mercado de 136 milhões de euros, uma subida de 36 milhões desde Fevereiro.

Seguem-se Jude Bellingham, do Borussia Dortmund, Trent Alexander-Arnold, do Liverpool e Pedri, do Barcelona. No oitavo lugar, surge o primeiro português da lista e o terceiro jogador do Manchester City, o defesa central Rúben Dias, com um valor de mercado de 101 milhões de euros.

Logo a seguir, no nono lugar, aparece o segundo português, que também joga em Manchester, mas pelo emblema do United. O médio Bruno Fernandes tem uma avaliação de 100 milhões de euros. A fechar o top 10 fica Harry Kane, do Tottenham.

Há ainda mais portugueses a aparecer noutras listas do Football Benchmark. O defesa do PSG, Nuno Mendes, integra a lista dos jogadores com menos de 21 anos mais valiosos do mundo, ficando no nono lugar, com uma avaliação de mercado de 46 milhões de euros.

Depois de uma grande temporada no AC Milan onde foi campeão italiano e recebeu o prémio de melhor jogador da liga, Rafael Leão é o segundo jogador cujo valor mais subiu desde Fevereiro, depois de Vinícius Júnior. O avançado tem um valor de mercado de 76 milhões de euros, um aumento de 33 milhões em relação à última actualização.

Darwin Núñez e Luís Díaz, que jogaram na liga portuguesa esta época pelo Benfica e pelo Porto, respectivamente, e estão agora juntos no Liverpool, também estão entre os que mais se valorizaram. Núñez fica em terceiro, com um valor de mercado de 81 milhões de euros (mais 32 milhões) e Díaz em quinto, com uma avaliação nos 86 milhões de euros (mais 30 milhões).

Relativamente aos rumores que circulam no mercado sobre jogadores que podem estar de saída para novos clubes, Bernardo Silva é o segundo mais caro, atrás de médio holandês Frenkie de Jong, que é a actual obsessão do United. O português joga no City, mas está na mira do Barcelona, tendo um valor de mercado de 89 milhões de euros. Já Rafael Leão, que foi associado a uma saída para o Real Madrid, Chelsea ou Manchester City, está no quarto lugar da lista.

A Premier League também domina a lista dos clubes com os elencos mais luxuosos, com seis equipas inglesas no top 10. Como seria de esperar, o City é o clube com o plantel mais caro, com um valor total de 1243 milhões de euros, seguindo-se o Liverpool (1002 milhões) e o Real Madrid (976 milhões). Bayern Munique, PSG, Tottenham, Chelsea, Barcelona, Manchester United e Arsenal fecham a lista.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.