/

Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

Jim Little

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra.

Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu três fendas na ponta leste de Perdido Key, separando a parte isolada da ilha em três pequenas porções de terra.

Em causa está um litoral arenoso e subdesenvolvido a leste de Johnson Beach e a sul da Ilha Robertson. Antes da passagem do furacão, a área era já inacessível por estradas, sendo maioritariamente utilizada para atividades recreativas, como desportos náuticos – vela, natação ou caiaques -, caminhadas, espaço de campismo.

De acordo com a imprensa internacional, os vales agora criados, que deram origem a “novas ilhas”, podem tornar o canto mais distante da ilha ainda mais remoto.

A área faz parte do Gulf Islands National Seashore, e o responsável pelo parque norte-americano, Dan Brown, revelou que não foi a primeira vez que o fenómeno aconteceu.

“Perdido Key foi atingida no passado nas mesmas áreas (…) Esta secção da ilha é extremamente baixa e muito estreita e é por isso que é atingida tão facilmente. Felizmente, o Forte Pickens não foi atingido desta desta vez. O furacão Ivan destruiu o Forte Pickens, uma secção com 400 metros de largura, mas este foi capaz de se curar”.

No entanto, Brown não acredita numa recuperação natural semelhante para Perdido Key.

“As praias estão tão perto de Pensacola Pass, e as correntes costeiras dirigem-se de leste para oeste, por isso, qualquer areia que fosse naturalmente transportada ficaria entre Pensacola Pass e essas mesmas brechas”, explicou Brown.

Esta é uma parte muito curta da ilha, então, provavelmente, não há areia suficiente disponível para que os processos naturais curem estas fendas”.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.