Furacão Sally fragmentou parte de uma ilha da Florida em três

Jim Little

A passagem do furacão Sally fragmentou parte de uma ilha na costa da Florida, no Estados Unidos, criando assim três pequenas porções de terra.

Na prática, tal como explica o portal USA Today, o furação abriu três fendas na ponta leste de Perdido Key, separando a parte isolada da ilha em três pequenas porções de terra.

Em causa está um litoral arenoso e subdesenvolvido a leste de Johnson Beach e a sul da Ilha Robertson. Antes da passagem do furacão, a área era já inacessível por estradas, sendo maioritariamente utilizada para atividades recreativas, como desportos náuticos – vela, natação ou caiaques -, caminhadas, espaço de campismo.

De acordo com a imprensa internacional, os vales agora criados, que deram origem a “novas ilhas”, podem tornar o canto mais distante da ilha ainda mais remoto.

A área faz parte do Gulf Islands National Seashore, e o responsável pelo parque norte-americano, Dan Brown, revelou que não foi a primeira vez que o fenómeno aconteceu.

“Perdido Key foi atingida no passado nas mesmas áreas (…) Esta secção da ilha é extremamente baixa e muito estreita e é por isso que é atingida tão facilmente. Felizmente, o Forte Pickens não foi atingido desta desta vez. O furacão Ivan destruiu o Forte Pickens, uma secção com 400 metros de largura, mas este foi capaz de se curar”.

No entanto, Brown não acredita numa recuperação natural semelhante para Perdido Key.

“As praias estão tão perto de Pensacola Pass, e as correntes costeiras dirigem-se de leste para oeste, por isso, qualquer areia que fosse naturalmente transportada ficaria entre Pensacola Pass e essas mesmas brechas”, explicou Brown.

Esta é uma parte muito curta da ilha, então, provavelmente, não há areia suficiente disponível para que os processos naturais curem estas fendas”.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Trump tem uma conta bancária na China (e andou uma década a tentar investir no país)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é detentor de uma conta num banco chinês, e há vários anos que tenta implementar negócios no país. Donald Trump passou uma década a tentar investir na China, onde …

Ricardo Pereira revela segredo para o FC Porto derrotar o City

A jogar em Inglaterra há três anos, Ricardo Pereira conhece bem o próximo adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. O internacional português deu alguns conselhos à equipa portista. Ricardo Pereira está a cumprir a …

OE em duodécimos deixa 2.700 milhões de estímulo orçamental em suspenso

A hipótese de haver um Orçamento em duodécimos em 2021 está em cima da mesa. Se tal acontecer, há pelo menos 2.700 milhões de estímulo orçamental que não chegarão à economia. Se o Orçamento do Estado …

Grupo Luz Saúde foi o que mais faturou com a pandemia

O Grupo Luz Saúde faturou quase 40 milhões de euros com a venda de material à Direção-Geral da Saúde (DGS), a hospitais e até a autarquias. A GLSMed Trade, do grupo Luz Saúde, foi a empresa …

Pinto da Costa: "Varandas fará um grande serviço quando se dedicar à medicina"

Manchester City, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas foram alguns dos temas abordados por Pinto da Costa numa recente entrevista ao Porto Canal. Em entrevista ao Porto Canal, Pinto da Costa fez a antevisão ao encontro …

Espanha pondera recolher obrigatório em todo o país. Esperam-se semanas "muito difíceis"

Salvador Illa, ministro da saúde de Espanha, referiu que o governo está a estudar um recolhimento obrigatário no país, como forma de travar a propagação do novo coronavírus que nos últimos dias tem feito infetado …

Algarve pode consagrar Lewis Hamilton como piloto mais vitorioso de sempre

O Autódromo Internacional do Algarve está a caminho de ver a consagração do piloto britânico Lewis Hamilton (Mercedes) como o piloto mais vitorioso de sempre da Fórmula 1, no domingo, no Grande Prémio de Portugal. Depois …

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …