Furacão Lorenzo deverá passar com categoria 1. Açorianos estão precavidos

nico_enders / Flickr

O furacão Lorenzo, atualmente na categoria 2 da escala Saffir-Simpson, “deverá passar com categoria 1” a oeste da ilha das Flores, esta quarta-feira, mantendo-se a previsão de que afetará todo o arquipélago dos Açores.

Segundo o comunicado emitido na noite de segunda-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o centro do furacão, que às 18h00 de ontem (mais uma hora em Lisboa) se encontrava “a aproximadamente 1.650 quilómetros a oeste/sudoeste dos Açores, deslocando-se para norte/nordeste a uma velocidade de 24 quilómetros por hora”, deverá “passar com categoria 1, na quarta-feira, ligeiramente a oeste das Flores”.

A escala de Saffir-Simpson mede a intensidade dos furacões entre os níveis 1 e 5, sendo 5 o nível mais intenso. Os seus efeitos deverão ser sentidos em todo o arquipélago, mas com maior intensidade no grupo Ocidental, que compreende as ilhas das Flores e do Corvo.

O IPMA prevê, para o grupo Ocidental, “vento sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 quilómetros por hora (com uma probabilidade de 40% de a rajada máxima ser superior a 200 quilómetros por hora), chuva por vezes forte e ondas de sul, passando a sudoeste com altura significativa entre 10 a 15 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 25 metros”.

Para este grupo, vigora aviso amarelo a partir das 18h00 desta terça-feira, que passa a laranja às 21h00, tendo sido emitido aviso vermelho entre as 00h00 e as 12h00 de quarta-feira, referente a vento e agitação marítima.

Apesar de perder intensidade, as ilhas estão a preparar-se para o pior e, amanhã, por ordem do governo regional, as escolas, creches, jardins de infância, centros de atividades ocupacionais e centros de dia serão encerrados.

De acordo com o jornal Público, os açorianos também estão precavidos. Esta segunda-feira, os animais já estavam a ser recolhidos, os objetos que estavam no exterior das casas guardados, os sistemas de drenagem de águas estavam a ser limpos e todas as embarcações do porto de Santa Cruz foram retiradas.

O jornal escreve que os bombeiros de Santa Cruz das Flores vão ter o programa SIG (Sistemas de Informação Geográfica) montado e vão receber um reforço de nove elementos. No total, 25 bombeiros vindos de São Miguel serão distribuídos pelas ilhas Flores, Pico e Graciosa.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil também já informou que um contingente de 50 operacionais foi colocado em prontidão, para avançar prontamente caso seja solicitada ajuda pelo Governo açoriano.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trump promove falsa teoria de que Kamala Harris não nasceu nos EUA (e que não será elegível para vice)

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que ouviu que Kamala Harris, candidata democrata à vice-presidência da Casa Branca, não era elegível para o cargo, com base num boato que sugeria que pode não …

"Avante!". Pede-se máscara obrigatória, mas PCP só dá ouvidos à DGS

Vários peritos pedem o uso obrigatório de máscara na Festa do Avante!, mas o PCP só atende às recomendações feitas pela Direção-Geral da Saúde. Depois de muita contestação, a Festa do Avante! vai mesmo realizar-se, entre …

Coreia do Sul com maior número de casos desde março. Seul reforça medidas restritivas

A Coreia do Sul endureceu este sábado as medidas restritivas para conter a pandemia de covid-19 em Seul e arredores após registar o número mais elevado de novos casos diários em cinco meses. As regras, que …

Cavani tem viagem marcada para fechar acordo com o Benfica

Vários órgãos de informação avançam que Edinson Cavani tem viagem marcada para a Europa, onde deverá assinar com o SL Benfica dentro dos próximos dias. Depois de várias semanas de negociações, Edinson Cavani está praticamente garantido …

Novo Banco. Gama Life garante não ter relação com Greg Lindberg (mas GNB mudou-se para a sua morada)

O fundo da Apax Partners que assumiu o controlo da GNB Vida depois da compra ao Novo Banco “mudou-se” para a mesma morada de empresas do multimilionário Greg Lindberg em Londres, apesar da seguradora garantir …

Ministra admite que não leu relatório sobre Reguengos (e desvaloriza surtos em lares)

A ministra da Segurança Social admitiu, em entrevista ao semanário Expresso, que não leu o relatório sobre Reguengos de Monsaraz, mas considerou que a dimensão dos surtos de covid-19 em lares “não é demasiado grande …

Calvário no Barcelona. Setién de saída, Messi faz ultimato e Piqué fala em "vergonha"

O Barcelona foi esmagado (8-2) pelo Bayern Munique, nos quartos de final da Liga dos Campeões. Setién está de saída, Messi fez um ultimato e Piqué falou em "vergonha". Foi a noite mais negra de sempre …

Antonoaldo Neves quer receber mais para sair da TAP (mas Governo não paga "nem mais um cêntimo")

Quando foi anunciado o acordo de saída de David Neeleman da TAP, o Governo anunciou também que Antonoaldo Neves, CEO da companhia, seria substituído. No entanto, ainda não se chegou um acordo para a saída. …

Explosão em Beirute terá sido causada por trabalhos de manutenção

A explosão no porto de Beirute, no Líbano, que matou 171 pessoas, feriu mais de 6 mil e deixou um rasto de destruição na cidade, poderá ter sido causada por trabalhos de manutenção num armazém. …

"Crocodilo do terror" tinha dentes do tamanho de bananas e comia dinossauros

Um novo estudo descobriu um grupo de crocodilos antigos que tinham cerca de 10 metros de comprimento e dentes "do tamanho de bananas", que lhes permitiam derrubar até os maiores dinossauros do seu ecossistema. De acordo com …