Furacão Irma deu uma nova cor às Caraíbas

NASA Earth Observatory

Imagens de satélite das ilhas das Caraíbas antes e depois do furacão Irma

Novas fotos de satélite divulgadas pela NASA mostram como o desastre natural do furacão Irma mudou a aparência das ilhas do Caribe, transformando-as de verdes em castanhas.

Irma

  • 13 Setembro, 2017 Furacão Irma deu uma nova cor às Caraíbas

A tempestade atingiu a região, na semana passada, destruindo as ilhas de Barbuda e a parte francesa de Saint-Martin, matando, pelo menos, 33 pessoas, com ventos assustadores classificados na categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson.

Agora, o furacão Irma assola várias zonas dos EUA, provocando inúmeros danos, mas já classificado como tempestade tropical. Com as suas nuvens a começarem a dispersar, é possível ver a destruição deixada pelo fenómeno natural através de imagens de satélites.

O contraste das imagens de antes e depois da tempestade é assustador. As ilhas que tinham paisagens verdejantes, no final de Agosto, estão, agora, castanhas e estéreis.

Porquê?

É possível que os ventos do furacão tenham arrebatado a vida vegetal das ilhas, deixando o terreno despido, explica o Observatório da Terra da NASA.

O “spray salgado” lançado pela tempestade também pode ter secado as folhas de árvores e arbustos ainda nos ramos, tornando-as castanhas.

A ilha Virgin Gorda foi fotografada pelo satélite Landsat 8, desenvolvido pela NASA e pelo instituto de Pesquisa Geológica dos EUA, mostrando a cor do oceano aparentemente mais brilhante e azul, após a tempestade. Um fenómeno que, possivelmente, se deve às águas agitadas que espalham mais facilmente a luz, alterando a forma como são percebidas.

NASA Earth Observatory

Ilha Virgin Gorda antes e depois do furacão Irma.

A pequena ilha de Barbuda, de 176 quilómetros quadrados, foi particularmente atingida pelo furacão, com cerca de 95% das suas estruturas danificadas. O caminho para a recuperação será provavelmente muito difícil.

PARTILHAR

RESPONDER

Arqueólogos acreditam ter encontrado o famoso navio de James Cook

Um grupo de arqueólogos australianos e americanos acredita ter localizado a área em que o Endeavour, o navio que o explorador britânico James Cook usou nas suas viagens à Austrália e à Nova Zelândia, terá …

Físicos produziram o campo magnético mais forte e controlável de sempre

Um grupo de cientistas do Instituto de Física do Estado Sólido da Universidade de Tóquio, no Japão, produziu o campo magnético mais forte e controlável já criado em ambientes fechados - é um macro para …

"Impossível" puzzle químico do ouro foi finalmente resolvido

Uma equipa de cientistas russos e alemães conseguiu decifrar o segredo da estabilidade da estrutura cristalina do calaverita (AuTe2) - um raro mineral metálico também conhecido como telúrio de ouro. A descoberta, publicada nesta terça-feira na …

Há caranguejos mutantes e zangados a invadir a costa dos EUA (e são verdes)

Uma espécie agressiva de caranguejo verde está a invadir as águas do estado norte-americano de Maine, deixando um rasto de destruição nos habitats e ecossistemas aquáticos. Os caranguejos (Carcinus maenas) ameaçam várias espécies, como mexilhões azuis, …

Porsche quer ser a primeira fabricante alemã a deixar o diesel

A Porsche quer tornar-se a primeira fabricante automobilística alemã a deixar o diesel, apostando em motores a gasolina, híbridos e, a partir de 2019, em veículos elétricos, anunciou este domingo o presidente executivo da empresa. "Agora …

Viver nas cidades aumenta risco de demência (e a culpa é da poluição)

Viver na cidade influencia a nossa saúde. Segundo um estudo recente, a poluição do ar pode aumentar em 40% o risco de desenvolver demência. O impacto da poluição do ar na nossa saúde já era conhecido, …

Finalmente resolvido o mistério do assassino de gatos em Londres

Um dos mistérios criminais que intrigava a Inglaterra está finalmente resolvido. A conclusão é que, afinal, o famoso assassino de gatos de Croydon não existe. O mistério à volta da morte de mais de 400 gatos …

Benfica - Aves | Triunfo de águia exuberante e perdulária

O Benfica respondeu ao triunfo do FC Porto no sábado com uma vitória caseira sobre o Desportivo das Aves, por 2-0. O resultado pode indicar algumas dificuldades por parte da formação “encarnada”, mas pode-se dizer, sem …

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …