Furacão Irma deu uma nova cor às Caraíbas

NASA Earth Observatory

Imagens de satélite das ilhas das Caraíbas antes e depois do furacão Irma

Novas fotos de satélite divulgadas pela NASA mostram como o desastre natural do furacão Irma mudou a aparência das ilhas do Caribe, transformando-as de verdes em castanhas.

Irma

  • 13 Setembro, 2017 Furacão Irma deu uma nova cor às Caraíbas

A tempestade atingiu a região, na semana passada, destruindo as ilhas de Barbuda e a parte francesa de Saint-Martin, matando, pelo menos, 33 pessoas, com ventos assustadores classificados na categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson.

Agora, o furacão Irma assola várias zonas dos EUA, provocando inúmeros danos, mas já classificado como tempestade tropical. Com as suas nuvens a começarem a dispersar, é possível ver a destruição deixada pelo fenómeno natural através de imagens de satélites.

O contraste das imagens de antes e depois da tempestade é assustador. As ilhas que tinham paisagens verdejantes, no final de Agosto, estão, agora, castanhas e estéreis.

Porquê?

É possível que os ventos do furacão tenham arrebatado a vida vegetal das ilhas, deixando o terreno despido, explica o Observatório da Terra da NASA.

O “spray salgado” lançado pela tempestade também pode ter secado as folhas de árvores e arbustos ainda nos ramos, tornando-as castanhas.

A ilha Virgin Gorda foi fotografada pelo satélite Landsat 8, desenvolvido pela NASA e pelo instituto de Pesquisa Geológica dos EUA, mostrando a cor do oceano aparentemente mais brilhante e azul, após a tempestade. Um fenómeno que, possivelmente, se deve às águas agitadas que espalham mais facilmente a luz, alterando a forma como são percebidas.

NASA Earth Observatory

Ilha Virgin Gorda antes e depois do furacão Irma.

A pequena ilha de Barbuda, de 176 quilómetros quadrados, foi particularmente atingida pelo furacão, com cerca de 95% das suas estruturas danificadas. O caminho para a recuperação será provavelmente muito difícil.

PARTILHAR

RESPONDER

Rulotes vão ser proibidas de vender álcool em zonas do Porto, Lisboa e Albufeira

O Governo anunciou, esta sexta-feira, que está a articular com as câmaras de Lisboa e Albufeira a proibição de vendas alcoólicas por rulotes "nas zonas de diversão noturna identificadas como problemáticas pelas forças de segurança". A …

Condenada a mais oito. Ex-Presidente Park arrisca agora 32 anos de prisão

Esta sexta-feira, o Tribunal Distrital de Seul condenou a ex-Presidente sul-coreana Park Geun-hye a mais oito anos de prisão. Park Geun-hye, ex-Presidente da Coreia do Sul, já tinha sido condenada a 24 anos de prisão por …

Viagem de deputados contra supressão de comboios cancelada (porque o comboio foi suprimido)

Uma comitiva de deputados e autarcas que pretendia viajar de comboio entre as Caldas da Rainha e Lisboa, para exigir soluções para a Linha do Oeste, ficou apeada e foi obrigada a fazer o percurso …

12 feridos em ataque com arma branca em autocarro na Alemanha

12 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave, no ataque perpetrado por um homem, armado com arma branca, no interior de um autocarro na cidade alemã de Lübeck, norte do país, segundo a televisão …

É um "emprego de sono". 1000 euros para dormir 8 horas por dia

Um salário de 1000 euros ao fim do mês para dormir oito horas por dia. Eis a oferta de emprego da marca portuguesa Desonno, especializada em colchões e almofadas, que é, acima de tudo, uma …

Marinha Portuguesa vai receber 7 novos navios (para cumprir acordo com a NATO)

O primeiro-ministro anunciou, esta sexta-feira, a construção, nos próximos seis a oito anos, de sete novos navios para a Marinha portuguesa, no âmbito da revisão da Lei de Programação Militar (LPM). António Costa falava nos estaleiros …

Por dia, são assassinadas pelo menos 3 crianças no México

Pelo menos três crianças são assassinadas todos os dias no México, país que fechou o ano passado com o número mais elevado de homicídios das últimas duas décadas, lamentaram esta quinta-feira as autoridades do país. “Temos …

Macron despede colaborador que agrediu manifestante

O Presidente francês viu-se obrigado a despedir o colaborador que tinha sido filmado a agredir um manifestaste no 1º de maio, alegando terem surgido "dados novos" sobre o caso. Segundo o Público, o colaborador de Emmanuel Macron que foi …

Há uma empresa neozelandesa em que se trabalha 4 dias por semana (e ganha-se o mesmo)

Os trabalhadores da Perpetual Guardian trabalham apenas quatro dias por semana e recebem o mesmo salário. A empresa neozelandesa decidiu fazer a experiência e os resultados não poderiam ser melhores. Mantendo o mesmo salário e sem …

Enorme sarcófago negro tinha 3 múmias (e nenhuma maldição)

O enorme sarcófago negro encontrado em Alexandria foi finalmente aberto e o mistério foi desvendado. Nem maldição nem restos mortais de Alexandre, o Grande. Na verdade, o túmulo tinha 3 múmias e água de esgoto. O …