Furacão Irma deu uma nova cor às Caraíbas

NASA Earth Observatory

Imagens de satélite das ilhas das Caraíbas antes e depois do furacão Irma

Novas fotos de satélite divulgadas pela NASA mostram como o desastre natural do furacão Irma mudou a aparência das ilhas do Caribe, transformando-as de verdes em castanhas.

Irma

  • 13 Setembro, 2017 Furacão Irma deu uma nova cor às Caraíbas

A tempestade atingiu a região, na semana passada, destruindo as ilhas de Barbuda e a parte francesa de Saint-Martin, matando, pelo menos, 33 pessoas, com ventos assustadores classificados na categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson.

Agora, o furacão Irma assola várias zonas dos EUA, provocando inúmeros danos, mas já classificado como tempestade tropical. Com as suas nuvens a começarem a dispersar, é possível ver a destruição deixada pelo fenómeno natural através de imagens de satélites.

O contraste das imagens de antes e depois da tempestade é assustador. As ilhas que tinham paisagens verdejantes, no final de Agosto, estão, agora, castanhas e estéreis.

Porquê?

É possível que os ventos do furacão tenham arrebatado a vida vegetal das ilhas, deixando o terreno despido, explica o Observatório da Terra da NASA.

O “spray salgado” lançado pela tempestade também pode ter secado as folhas de árvores e arbustos ainda nos ramos, tornando-as castanhas.

A ilha Virgin Gorda foi fotografada pelo satélite Landsat 8, desenvolvido pela NASA e pelo instituto de Pesquisa Geológica dos EUA, mostrando a cor do oceano aparentemente mais brilhante e azul, após a tempestade. Um fenómeno que, possivelmente, se deve às águas agitadas que espalham mais facilmente a luz, alterando a forma como são percebidas.

NASA Earth Observatory

Ilha Virgin Gorda antes e depois do furacão Irma.

A pequena ilha de Barbuda, de 176 quilómetros quadrados, foi particularmente atingida pelo furacão, com cerca de 95% das suas estruturas danificadas. O caminho para a recuperação será provavelmente muito difícil.

PARTILHAR

RESPONDER

Duterte quer ser morto a tiro caso se torne um ditador

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu para os militares o matarem a tiro caso tencione violar a Constituição e resolva permanecer no cargo mais do que o seu mandato lhe permite. "Caso permaneça no poder …

"The Shape of Water" lidera corrida aos Óscares com 13 nomeações

O filme "The Shape of Water" lidera as nomeações da 90.ª edição dos Óscares, que serão entregues a 04 de março, em Los Angeles, incluindo as categorias de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Atriz, …

Queda de helicóptero da TV Globo faz duas vítimas mortais

Um helicóptero da Rede Globo caiu, esta terça-feira, na Praia do Pina, no Recife, provocando duas vítimas mortais. Um helicóptero da TV Globo caiu esta terça-feira na praia do Pina, em Boa Viagem, na zona sul …

Tribunal de Beja pediu exame psiquiátrico a um morto

A Directora de Psiquiatria do Hospital de Beja nem queria acreditar quando recebeu do tribunal da cidade uma solicitação para realizar uma perícia médico-legal psiquiátrica a um morto. "Obviamente, não é possível", foi a resposta. Ana …

Erupção violenta no vulcão Mayon pode estar iminente. 40 mil pessoas procuram abrigo

O monte Mayon, o vulcão mais ativo das Filipinas, continuou esta terça-feira a emitir lava e cinzas, obrigando cerca de 40 mil habitantes a procurar abrigo em centros de evacuação. A lava foi projetada até 700 …

Polícia quer enviar cães pisteiros à Casa dos Horrores para procurar cadáveres

A polícia norte-americana quer enviar cães pisteiros nas novas buscas à casa do casal Turpin, acusado de ter mantido em cativeiro durante vários anos os seus 13 filhos, em Perris, na Califórnia, para procurar eventuais …

Portugueses fogem da Venezuela e refazem a vida em Madrid

Madrid é uma cidade de refúgio de muitos luso-venezuelanos, principalmente jovens da segunda e terceira geração de emigrantes portugueses, que falam melhor castelhano e que tiveram de sair da Venezuela. "Viemos para Madrid devido à situação …

Corrida para evitar a nova lei já esgotou os eucaliptos nos viveiros

A semente de eucalipto mais recomendada pelas celuloses, por crescer mais depressa, está esgotada nos viveiros devido à corrida dos proprietários que tentam fazer novas plantações antes da entrada em vigor da nova lei que …

"Tinham que meter Manuel Vicente no processo"

Orlando Figueira, o ex-procurador do Ministério Público (MP) acusado de ter recebido subornos de Manuel Vicente, o ex-vice-presidente de Angola, negou todas as acusações de que é alvo. Em tribunal, Figueira ilibou Manuel Vicente e …

Nem escondido num porta-bagagens Puigdemont vai poder regressar a Espanha

Espanha montou um sistema de vigilância para assegurar a prisão do líder independentista Carles Puigdemont no caso de este tentar regressar à Catalunha, mesmo que tente voltar escondido num porta-bagagens. O ministro da Administração Interna espanhol, …