/

Furacão Irma deu uma nova cor às Caraíbas

NASA Earth Observatory

Imagens de satélite das ilhas das Caraíbas antes e depois do furacão Irma

Novas fotos de satélite divulgadas pela NASA mostram como o desastre natural do furacão Irma mudou a aparência das ilhas do Caribe, transformando-as de verdes em castanhas.

A tempestade atingiu a região, na semana passada, destruindo as ilhas de Barbuda e a parte francesa de Saint-Martin, matando, pelo menos, 33 pessoas, com ventos assustadores classificados na categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson.

Agora, o furacão Irma assola várias zonas dos EUA, provocando inúmeros danos, mas já classificado como tempestade tropical. Com as suas nuvens a começarem a dispersar, é possível ver a destruição deixada pelo fenómeno natural através de imagens de satélites.

O contraste das imagens de antes e depois da tempestade é assustador. As ilhas que tinham paisagens verdejantes, no final de Agosto, estão, agora, castanhas e estéreis.

Porquê?

É possível que os ventos do furacão tenham arrebatado a vida vegetal das ilhas, deixando o terreno despido, explica o Observatório da Terra da NASA.

O “spray salgado” lançado pela tempestade também pode ter secado as folhas de árvores e arbustos ainda nos ramos, tornando-as castanhas.

A ilha Virgin Gorda foi fotografada pelo satélite Landsat 8, desenvolvido pela NASA e pelo instituto de Pesquisa Geológica dos EUA, mostrando a cor do oceano aparentemente mais brilhante e azul, após a tempestade. Um fenómeno que, possivelmente, se deve às águas agitadas que espalham mais facilmente a luz, alterando a forma como são percebidas.

NASA Earth Observatory

Ilha Virgin Gorda antes e depois do furacão Irma.

A pequena ilha de Barbuda, de 176 quilómetros quadrados, foi particularmente atingida pelo furacão, com cerca de 95% das suas estruturas danificadas. O caminho para a recuperação será provavelmente muito difícil.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.