Florence é um “pesadelo” e pode ter consequências devastadoras para os EUA

O Furacão Florence aproxima-se da costa dos EUA e continua a ser extremamente perigoso, apesar de ter baixado para a Categoria 2. O “olho” do furacão expandiu-se e esperam-se consequências devastadoras do impacto da enorme tempestade para milhões de pessoas.

Perto da costa dos Estados da Carolina do Norte e da Carolina do Sul, a velocidade do vento associado ao Furacão Florence baixou de 225 para 110 quilómetros por hora, o que levou os serviços meteorológicos dos Estados Unidos a reduzirem-no a uma tempestade de Categoria 2.

O Florence encontra-se, actualmente, a cerca de 378 quilómetros a sudeste de Wilmington, na Carolina do Norte, e a cerca de 450 quilómetros a sudeste de Myrtle Beach, na Carolina do Sul. A tempestade está a mover-se para noroeste a 17 quilómetros por hora.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) prevê que o furacão atinja terra na sexta-feira na Carolina do Norte e na Carolina do Sul e que, em seguida, avance para oeste, no interior.

O furacão tem potencial para causar “inundações históricas” e ventos devastadores, conforme frisa a CNN.

O astronauta e geofísico Alexander Gerst fala do Florence como um “pesadelo” numa publicação no Twitter, depois de ter visto o “olho” da tempestade a partir da Estação Espacial Internacional.

A imagem divulgada por Gerst revela a grande dimensão do “olho” do furacão que cresceu para aproximadamente 48 a 56 quilómetros de diâmetro, segundo dados do NHC. Quanto maior o “olho” do furacão, mais imprevisível e mais alargada será a tempestade.

Os ventos da tempestade tropical vão atingir entre 63 a 118 km/hora, alargando o alcance do furacão. De acordo com o NHC, estes ventos “cercam o olho até uma distância de 240 km desde o centro”, conforme cita o Live Science.

Esta publicação científica destaca que nas últimas horas, o “olho” do furacão se “reorganizou” num processo conhecido por “ciclo de substituição da parede ocular“. Este fenómeno “ocorre naturalmente em grandes furacões”, como explica o Live Science, notando que se verifica “quando a tempestade atinge um certo nível de intensidade” e o “olho” do furacão se contrai até diâmetros de entre 10 a 25 km.

Entretanto, neste processo, pode formar-se uma parede externa em torno do “olho” central, a partir de “um anel de tempestades”, que pode “provocar o [seu] enfraquecimento temporária”, salienta o Laboratório Oceanográfico e Meteorológico Atlântico (AOML na sigla original) citado pelo Live Science.

Com o dissipar do “olho” interno, a parede externa assume o papel principal e pode dar ainda mais força ao furacão, destaca o AOML.

“Não brinquem com ele. É um dos grandes”

O Florence pode tornar-se “a tempestade mais forte” a atingir a costa norte da Florida, se as previsões se mantiverem, como aponta o Business Insider. Prevê-se que atinja o tamanho de todo o Estado da Carolina do Norte quando alcançar terra firme, refere a mesma publicação.

“Não brinquem com ele. É um dos grandes”, já alertou o Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciando que o Governo está “completamente preparado” para o furacão e apelando às pessoas para terem todos os cuidados.

O governador do Estado da Geórgia declarou o estado de emergência para todos os 159 condados, uma vez que os meteorologistas admitem a possibilidade de o Furacão Florence alterar a sua rota para sudoeste, à medida que se aproxima da Carolina do Norte e da Carolina do Sul que também estão em estado de alerta, assim como a Virgínia.

Na quarta-feira, o Mississipi enviou membros da Guarda Nacional e trabalhadores de busca e salvamento para as áreas que podem ser afectadas pelo furacão.

Entretanto, o Florence já obrigou à retirada de mais de um milhão de pessoas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Infarmed já tem substituto para medicamento de Parkinson que esgotou

O Infarmed, Autoridade Nacional do Medicamento, garantiu uma alternativa ao Sinemet, medicamento para a doença de Parkinson que está esgotado nas farmácias portuguesas. "Na sequência das diversas reuniões com as empresas que têm medicamentos nesta área, …

Outono chega no domingo com temperaturas de verão

O outono começa no domingo com temperaturas acima dos 30 graus Celsius, podendo aproximar-se dos 40 nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e …

Sánchez disposto a ir ao senado explicar “erro numa passagem” do seu livro

O primeiro-ministro espanhol disse, esta quinta-feira, que está disposto a ir ao senado explicar o "erro numa passagem" de um livro que escreveu e que "vai ser corrigido", avisando a oposição que vai continuar a …

Empresa austríaca cria método que transforma plástico em petróleo

A companhia petrolífera austríaca OMV apresentou esta quinta-feira um inovador procedimento que permite a produção de petróleo a partir de resíduos de plástico - material que é precisamente fabricado a partir deste recurso natural. A inovadora …

José Sócrates promete escrever um livro sobre a "traição" do PS

O ex-primeiro-ministro socialista compara a sua situação com a do ex-Presidente brasileiro Lula da Silva. A única diferença, segundo José Sócrates, é que "o PT manteve-se sempre ao lado de Lula". Numa entrevista ao Folha de …

Em nome da ciência, polvos tomaram ecstasy (e houve muito amor à mistura)

O que é que acontece quando um polvo consome drogas, mais concretamente ecstasy? Cientistas norte-americanos tiveram a oportunidade de realizar essa experiência. De acordo com o Science Alert, a equipa de investigadores deu MDMA, substância psicotrópica …

Recapitalização da CGD faz disparar défice de 0,9% para 3%

Sem a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o défice orçamental de 2017 situar-se-ia nos 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Mas o cheque de quase 4 mil milhões de euros que o Governo …

Jovem foi violada quando estava inconsciente. Tribunal fala em "sedução mútua"

Uma jovem de 26 anos foi violada por dois indivíduos quando estava desmaiada, numa discoteca em Vila Nova de Gaia. A Relação do Porto entendeu que os criminosos não devem ser condenados a uma pena …

7 dos 10 políticos mais ricos de Portugal são do PS. Basílio tem 11 milhões

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, tem um património superior a 11,5 milhões de euros, sendo assim o político em funções mais rico de Portugal. Os dados são avançados pela revista Sábado …

Trump ameaça paralisar Governo se não houver dinheiro para o muro

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta sexta-feira travar um acordo orçamental que permitiria evitar a paralisação das instituições federais do país, por este não prever financiamento para construir o seu desejado muro na fronteira …