Fungo letal super-resistente coloca as bananas em risco de extinção

Charles Roffey / Flickr

Um estudo científico alerta para a possibilidade de as bananas se extinguirem em todo o mundo. A culpa é de um fungo letal e super resistente que se está a espalhar por plantações de todo o planeta.

Conhecido como o “mal do Panamá” ou como a fusariose da bananeira, o fungo Fusarium oxysporum já exterminou mais de 100 mil hectares de bananeiras por todos os cantos do mundo.

Sem tratamento específico conhecido e com uma alta capacidade de sobrevivência, este fungo originário do Panamá já foi detectado em vários continentes e pode levar à extinção das bananas em apenas um par de anos.

O alerta é lançado por um novo estudo, realizado por investigadores da Universidade de Wageningen, na Holanda, e publicado na PLOS Pathogens.

A investigação centra-se, em particular, na estirpe da doença baptizada como “Tropical Race 4”, que foi inicialmente detectada na Indonésia, tendo-se espalhado rapidamente para Taiwan, China, Índia e outras plantações do sul da Ásia.

Depois de 2013, a doença chegou a África, ao Médio Oriente e à Austrália.

A expansão pela América Latina é certa, vaticinam os investigadores, o que será trágico para os apreciadores do fruto – a maioria das bananas que se vendem em todo o mundo são originárias de países da América do Sul.

Este fungo mortífero destrói lentamente as plantações e, não havendo forma conhecida de combater o mal, prevê-se o fim gradual das bananeiras em todo o planeta.

A doença é particularmente letal porque as bananas que se comercializam por todo o mundo são clones umas das outras, isto é, não se reproduzem sexualmente e portanto, não desenvolvem mecanismos de defesa contra patologias como esta.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Hubble captou o "primeiro beijo" entre duas galáxias

O telescópio espacial Hubble conseguiu fotografar, pela primeira vez, duas galáxias "a dar a mão". Trata-se de um duo conhecido como UGC 2369 e ambos os sistemas serão apenas um algum dia. Mas, de de momento, …

Scarlett Johansson é a atriz mais bem paga do mundo

Scarlett Johansson é a atriz mais bem paga do mundo, de acordo com uma lista divulgada pela Forbes esta sexta-feira. É o segundo ano consecutivo que a norte-americana figura no primeiro lugar. Pelo segundo ano consecutivo, …

Divórcio chega ao Espaço. Astronauta acedeu à conta da ex-mulher a partir da EEI

A NASA está a investigar aquele que pode ser o primeiro crime cometido no espaço. Uma astronauta acedeu à conta bancária da ex-mulher a partir da Estação Espacial Internacional. A astronauta Anne McClain é acusada de …

Portimonense 1-3 Sporting CP | Raphinha dá vida a visão de Bruno

O Sporting assumiu a liderança da Liga NOS, ao arrancar uma vitória por 3-1 no terreno do Portimonense. Raphinha foi o herói da partida ao apontar dois golos. Num jogo que teve um arranque louco, com …

Psicólogos revelam o que pensam as outras pessoas das suas selfies

Uma experiência com centenas de utilizadores do Instagram descobriu que aqueles que publicam muitas selfies são vistos como menos amigáveis, bem-sucedidos, extrovertidos e também mais inseguros. "Mesmo quando dois feeds têm conteúdo semelhante, como conquistas ou …

Descoberta em Alenquer uma das maiores muralhas do país do Calcolítico

Arqueólogos portugueses e espanhóis descobriram em Alenquer uma muralha monumental, uma das maiores do país do período Calcolítico, com quatro a cinco mil anos, após terem realizado este mês as primeiras escavações. A uma altitude de …

Minas americanas continuam inseguras apesar de multas de mil milhões de dólares

O veredito é dado pela sistema federal que multa as empresas mineiras: nem os mais de mil milhões de dólares em multas se revelaram suficientes para desencorajar as práticas inseguras do setor. Esta foi a conclusão …

Ainda há esperança. Corais do Atlântico reproduziram-se pela primeira vez em laboratório

Este é um avanço histórico que poderia ajudar a salvar corais em todo o mundo, incluindo o ameaçado recife da Flórida, nos Estados Unidos. O Aquário da Flórida, nos Estados Unidos, conseguiu que o coral Dendrogyra …

Cientistas descobrem a melhor maneira de ensinar uma nova língua a crianças

As pessoas muitas vezes assumem que as crianças aprendem novas línguas facilmente e sem esforço, independentemente da situação em que se encontram. Mas será verdade que as crianças absorvem linguagem como esponjas? Estudos mostraram que as …

Cientistas descobrem que as mantas gostam de socializar e de fazer amigos

Embora já tenham sido consideradas criaturas solitárias, um novo estudo descobriu que as mantas formam relações sociais e escolhem parceiros sociais. De acordo com o IFLScience, uma equipa de cientistas estudou mais de 500 grupos sociais …