Fungo letal super-resistente coloca as bananas em risco de extinção

Charles Roffey / Flickr

Um estudo científico alerta para a possibilidade de as bananas se extinguirem em todo o mundo. A culpa é de um fungo letal e super resistente que se está a espalhar por plantações de todo o planeta.

Conhecido como o “mal do Panamá” ou como a fusariose da bananeira, o fungo Fusarium oxysporum já exterminou mais de 100 mil hectares de bananeiras por todos os cantos do mundo.

Sem tratamento específico conhecido e com uma alta capacidade de sobrevivência, este fungo originário do Panamá já foi detectado em vários continentes e pode levar à extinção das bananas em apenas um par de anos.

O alerta é lançado por um novo estudo, realizado por investigadores da Universidade de Wageningen, na Holanda, e publicado na PLOS Pathogens.

A investigação centra-se, em particular, na estirpe da doença baptizada como “Tropical Race 4”, que foi inicialmente detectada na Indonésia, tendo-se espalhado rapidamente para Taiwan, China, Índia e outras plantações do sul da Ásia.

Depois de 2013, a doença chegou a África, ao Médio Oriente e à Austrália.

A expansão pela América Latina é certa, vaticinam os investigadores, o que será trágico para os apreciadores do fruto – a maioria das bananas que se vendem em todo o mundo são originárias de países da América do Sul.

Este fungo mortífero destrói lentamente as plantações e, não havendo forma conhecida de combater o mal, prevê-se o fim gradual das bananeiras em todo o planeta.

A doença é particularmente letal porque as bananas que se comercializam por todo o mundo são clones umas das outras, isto é, não se reproduzem sexualmente e portanto, não desenvolvem mecanismos de defesa contra patologias como esta.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Projeções dão vitória esmagadora de Boris Johnson

O partido Conservador venceu as eleições legislativas no Reino Unido com uma maioria absoluta de 368 deputados, segundo uma sondagem comum divulgada hoje pelas três estações televisivas britânicas BBC, ITV e Sky. A sondagem à boca …

Encontrada a obra de arte mais antiga da Humanidade

Um grupo de arqueólogos da universidade australiana de Griffith descobriu numa caverna na Indonésia a pintura rupestre de caça mais antiga do mundo, com cerca de 44 mil anos. A investigação, publicada na revista Nature, descreve …

Há uma petição para tornar o "Baby Yoda" num emoji

Mais de 18.500 pessoas assinaram uma petição online, na qual pedem à Apple que transforme o "Baby Yoda", uma das personagens da série The Mandalorian da plataforma de streaming Disney +, num emoji. A petição, …

Milagres e crucificação. Novo videojogo permite encarnar a pele de Jesus Cristo

Um novo videojogo permite aos jogadores viverem a vida de Jesus Cristo. Neste polémico jogo, poderá realizar alguns dos milagres mais célebres da bíblia e até combater contra Satanás. "I Am Jesus Christ" é um novo …

Porto 3-2 Feyenord | Dragão treme mas vence grupo

Foi chegar, ver, marcar, sofrer e, no final, festejar. Num duelo impróprio para cardíacos, o FC Porto venceu esta quinta-feira o Feyenoord por 3-2 e carimbou, pela quinta vez no seu historial, acesso à próxima …

Slovan 2-4 Braga | Minhotos vencem grupo em grande estilo

O Sporting de Braga somou a quarta vitória no Grupo K da Liga Europa e terminou no primeiro lugar, à frente do Wolverhampton. Os minhotos foram a Bratislava bater o Slovan por 4-2, depois de …

Culdesac Tempe. Vai nascer no Arizona o primeiro bairro sem carros dos EUA

Tempe, no Arizona, vai ser palco da primeira tentativa de criar uma sociedade "pós-automóvel" nos Estados Unidos. Em 2020, a Culdesac irá inaugurar um bairro em que ser-se dono de um veículo é contra as …

Chris recebeu um transplante (e o ADN do doador instalou-se em partes inesperadas do seu corpo)

Chris Long recebeu um transplante de medula óssea como tratamento para o seu diagnóstico recente de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplásicas - duas condições raras que prejudicam a produção de células sanguíneas saudáveis. Quatro anos …

Startup do Porto "ganha" 6 milhões de euros para criar os gémeos digitais dos humanos

A startup portuguesa MyDidimo conseguiu um investimento de 6 milhões de euros, graças a um grupo de empresas portuguesas e de fundos comunitários, para apostar no desenvolvimento da tecnologia que permite criar "gémeos digitais" de …

A "ilha dos deuses" do Japão vai cobrar bilhete de entrada aos turistas

Depois de locais como Veneza, em Itália, e a ilha dos dragões de Komodo, na Indonésia, também Miyajima, a "ilha dos deuses" do Japão, irá cobrar bilhete de entrada aos turistas. A ilha localiza-se a uma …