Fungo letal super-resistente coloca as bananas em risco de extinção

Charles Roffey / Flickr

Um estudo científico alerta para a possibilidade de as bananas se extinguirem em todo o mundo. A culpa é de um fungo letal e super resistente que se está a espalhar por plantações de todo o planeta.

Conhecido como o “mal do Panamá” ou como a fusariose da bananeira, o fungo Fusarium oxysporum já exterminou mais de 100 mil hectares de bananeiras por todos os cantos do mundo.

Sem tratamento específico conhecido e com uma alta capacidade de sobrevivência, este fungo originário do Panamá já foi detectado em vários continentes e pode levar à extinção das bananas em apenas um par de anos.

O alerta é lançado por um novo estudo, realizado por investigadores da Universidade de Wageningen, na Holanda, e publicado na PLOS Pathogens.

A investigação centra-se, em particular, na estirpe da doença baptizada como “Tropical Race 4”, que foi inicialmente detectada na Indonésia, tendo-se espalhado rapidamente para Taiwan, China, Índia e outras plantações do sul da Ásia.

Depois de 2013, a doença chegou a África, ao Médio Oriente e à Austrália.

A expansão pela América Latina é certa, vaticinam os investigadores, o que será trágico para os apreciadores do fruto – a maioria das bananas que se vendem em todo o mundo são originárias de países da América do Sul.

Este fungo mortífero destrói lentamente as plantações e, não havendo forma conhecida de combater o mal, prevê-se o fim gradual das bananeiras em todo o planeta.

A doença é particularmente letal porque as bananas que se comercializam por todo o mundo são clones umas das outras, isto é, não se reproduzem sexualmente e portanto, não desenvolvem mecanismos de defesa contra patologias como esta.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Canceladas consultas de ginecologia e obstetrícia na clínica que não detetou malformações de bebé

As consultas de ginecologia e obstetrícia estão esta sexta-feira canceladas na Eco Sado, onde foi acompanhada a mulher que deu à luz o bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A notícia foi confirmada pelo …

“Witness to Disaster”. National Geographic apresenta documentário sobre Pedrógão Grande

A National Geographic apresenta em novembro a série documental “Witness to Disaster” e o primeiro episódio é dedicado a Pedrógão Grande. “A história do maior incêndio na história de Portugal e de como este devastou uma …

Zuckerberg compara posição do Facebook à luta de Martin Luther King Jr.

Mark Zuckerberg defendeu publicamente a decisão do Facebook de não censurar anúncios políticos factualmente incorretos. Num discurso, esta quinta-feira, o presidente executivo do Facebook comparou a posição da rede social face à liberdade de expressão, e …

Mau feitio afasta juiz desembargador de concurso

Eurico Reis está fora da lista de magistrados responsáveis pela nova secção do Tribunal da Relação de Lisboa, relativa à propriedade intelectual e concorrência, supervisão e regulação, que começa a funcionar esta sexta-feira. O juiz …

Algarve escolhido como melhor destino de golfe do Mundo para 2020

A Associação Internacional de Operadores de Turismo de Golfe (IAGTO) escolheu o Algarve como "melhor destino de golfe do mundo para 2020", distinção que o presidente do Turismo do Algarve atribuiu à qualidade dos 40 …

Balakov deixa cargo de selecionador da Bulgária

O treinador Krasimir Balakov deixou nesta sexta-feira o cargo de seleccionador de futebol da Bulgária, na sequência da goleada (6-0) sofrida na recepção à Inglaterra, num jogo de qualificação para o Euro 2020 marcado por …

Fez-se História no Espaço com o primeiro passeio espacial feminino

As astronautas Jessica Meir e Christina Koch saíram esta sexta-feira da Estação Espacial Internacional (EEI) no primeiro passeio orbital sem a participação de homens, durante o qual repararão um controlo das baterias da estação. A saída …

UEFA proíbe Ajax de vender bilhetes

O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA proibiu o Ajax de vender bilhetes para o próximo encontro da Liga dos Campeões, em Londres, frente ao Chelsea, a 5 de Novembro, devido ao mau …

Aumenta para cinco número de mortos em desabamento de prédio no Brasil

O número de mortos no desabamento de um prédio residencial em Fortaleza, capital do estado do Ceará, no nordeste do Brasil, aumentou para cinco, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas esta sexta-feira pelas autoridades …

Cartel de Sinaloa abre fogo e obriga polícia a libertar filho de “El Chapo”

O filho de El Chapo, Ovidio Guzmán López, foi libertado depois de várias horas de violência que se seguiram à sua detenção e o ministro da Defesa argumentou com medidas de segurança para o fazer. O …