/

Há um fungo capaz de combater a lagarta do pinheiro

Há um fungo capaz de matar os ovos e larvas da lagarta do pinheiro. Esta foi a mais recente descoberta dos cientistas do Instituto Superior de Agronomia, que abre portas a novas formas de combater a praga.

O Instituto Superior de Agronomia (ISA) anunciou, esta segunda-feira, a sua mais recente descoberta: um fungo que mata os ovos e larvas da lagarta do pinheiro, que pode ser o início de novas formas de combater esta praga.

O estudo internacional contou com a participação do Centro de Estudos Florestais (CEF) do ISA e a conclusão foi publicada na revista Biocontrol Science and Technology.

O metarhizium brunneum é um fungo capaz de provocar “uma mortalidade significativa de ovos e larvas jovens de duas espécies de processionária do pinheiro“, revela o CEF em comunicado.

A processionária, mais conhecida como “lagarta do pinheiro”, é um inseto que ataca pinheiros e cedros, provocando danos nas árvores e que ameaça a saúde pública quando ocorre perto de locais habitados ou frequentados por pessoas e animais domésticos.

Durante a investigação, foram realizados vários testes com o objetivo de determinar “a suscetibilidade dos ovos e larvas jovens” daquelas duas espécies de lagarta a dois tipos do fungo, variando a mortalidade entre 96% e 99%.

Ainda assim, de acordo com os investigadores responsáveis, nem toda a mortalidade foi causada pelo fungo, dado que os ovos também sofrem mortalidade devido a outros fungos, como saprófitas. “Mesmo assim, as larvas que nasceram em laboratório a partir dos ovos tratados com o fungo em questão foram mortas por este“, lê-se no documento.

Além disso, as larvas jovens de ambas as espécies demonstraram ser também “altamente suscetíveis” a duas estirpes daquele fungo. A taxa de mortalidade entre 94% e 100%, oito dias após a inoculação, sendo que a grande maioria morreu nos primeiros dois – quatro dias.

Os especialistas dizem que o trabalho, em que participaram três investigadores do ISA, abre portas a novas formas de combate à lagarta do pinheiro.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.