Acidente com repelente (provocado por robô) põe funcionários da Amazon no hospital

Vinte e quatro funcionários da Amazon foram levados para o hospital esta quarta-feira após um robô ter perfurado uma embalagem de repelente para ursos.

Os trabalhadores encontravam-se num armazém em Robbinsville, em New Jersey, quando tudo aconteceu. As pessoas foram conduzidas ao hospital “por precaução” e esperava-se que ao longo do dia todas tivessem alta.

“A segurança dos nossos trabalhadores é sempre a nossa prioridade e o caso já está a ser investigado”, assegurou a empresa num comunicado, citado pelo The Guardian.

A embalagem de repelente para ursos perfurada, e que de seguida caiu da prateleira, tinha cerca de 255 gramas de capsaicina, um composto químico e componente ativo nas pimentas chili que provoca irritação aos humanos, causando uma sensação de ardor e queimadura.

O incidente trouxe uma vez mais à discussão as condições e políticas de trabalho nos armazéns da Amazon nos Estados Unidos e no Reino Unido, que anteriormente já haviam sido consideradas como débeis e perigosas para os funcionários.

“Os robôs automáticos da Amazon colocam a vida dos trabalhadores em perigo. Isto é o mais escandaloso exemplo de uma empresa que dá prioridade aos lucros em vez da saúde e segurança dos seus funcionários”, dizia nessa altura Stuart Appelbaum, presidente do sindicato que representa os trabalhadores de empresas de retalho.

Bernie Sanders, o senador dos Estados Unidos que concorreu à candidatura democrata à presidência em 2016, está entre os políticos que levantaram preocupações sobre as condições de trabalho da Amazon e os baixos salários.

No Reino Unido, ambulâncias foram chamadas para armazéns da Amazon 600 vezes entre 2015 e 2017. A empresa negou que tivesse más condições de trabalho.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bélgica enfrenta "tsunami" de infeções. Irlanda e País de Gales são os primeiros a voltar a confinar

O número de casos de covid-19 na Bélgica está a aumentar a um nível galopante, sendo que o ministro da Saúde se refere mesmo a um "tsunami" de infeções. Entretanto, já há países europeus a …

"Preocupante e descontrolada". Covid-19 volta em força ao Norte (e o mau tempo piora tudo)

A pandemia de covid-19 está de regresso em força ao norte do país que, nos últimos dias, voltou a registar o maior número de novos casos. Há uma "preocupante transmissão comunitária" em algumas zonas e …

"Hormona da fome" pode influenciar memória e fazer com que se coma mais

Um novo estudo, liderado por investigadores da University of Southern California, sugere que as hormonas reguladoras da fome produzidas pelo estômago também podem influenciar a memória e a função cognitiva. Em 2018, a equipa de especialistas …

Costa diz que estado de emergência “não está em cima da mesa” (e adia discussão sobre app obrigatória)

O primeiro-ministro António Costa, em entrevista à TVI esta segunda-feira, falou sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e da app Stayway Covid, da possibilidade de o país voltar ao estado de emergência e do …

Nove meses depois de ter chegado ao United, Bruno Fernandes vai ser capitão

O futebolista internacional português Bruno Fernandes foi escolhido pelo treinador do Manchester United para usar a braçadeira de capitão no encontro da primeira jornada da Liga dos Campeões. O antigo jogador do Sporting, que deixou os …

Preocupada com casos na Europa e América do Norte, OMS insiste na quebra de cadeias de transmissão

Os responsáveis máximos da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiram esta segunda-feira na importância de os governos quebrarem as cadeias de transmissão da covid-19 e afirmaram-se preocupados com o aumento de casos na Europa e …

Aquecer resíduos plásticos com microondas pode gerar hidrogénio limpo

Uma equipa de cientistas conseguiu gerar hidrogénio limpo através de um processo simples, aquecendo resíduos plásticos com microondas. O crescente uso de plástico descartável gerou um sério problema ambiental, sendo que, todos os anos, são produzidas …

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …

O antigo campo magnético da Lua pode ter servido de "escudo" para atmosfera da Terra

Há 4 mil milhões de anos, a Lua pode ter protegido a atmosfera Terra, através do seu já extinto campo magnético, do Sol, sugere uma nova investigação, levada a cabo por um especialista da agência …

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …