Funcionários do novo aeroporto de Berlim eletrocutados durante trabalho

mini_malist (off is new on) / Flickr

Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg

Funcionários do novo Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg, na Alemanha, inaugurado a 31 de outubro de 2020, têm sido hospitalizados após serem eletrocutados durante o trabalho.

Segundo noticiou esta sexta-feira a Rádio Renascença, a maior parte dos casos ocorre no terminal 1, nos módulos de inspeção por raios-x, durante a verificação de segurança das bagagens de mão. Estes incidentes estão a ser acompanhados pela Polícia Federal do país.

Ao Berliner Zeitung, o sindicato Ver.di informou que alguns funcionários queixam-se de terem levado choques repetidas vezes, o que lhes originou fortes dores, entorpecimento e sonolência após as eletrocussões.

“Diversas vezes, as vítimas tiveram que ser transportadas de ambulância para hospitais próximos. Os médicos determinaram que algumas das vítimas ficaram impossibilitadas de continuar o trabalho”, disse o representante sindical ao jornal alemão.

A polícia acredita que a causa mais provável dos choques são descargas eletrostáticas, com o problema podendo ser consequência de uma série de fatores – como o uso de roupas sintéticas -, uma vez que os equipamentos cumprem as normas técnicas estabelecidas e não foram detetados problemas de manutenção.

A administração do aeroporto aconselha os funcionários a usarem sapatos de descarga eletrostática, tendo sido disponibilizados chaveiros anti estáticos. A polícia recomenda a substituição das fardas e o uso de tapetes dissipativos e almofadas de piso.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se a maior parte está localizada no terminal 1, dá que pensar, já que, mesmo que seja pela roupa, tal não deveria acontecer. Será que já verificaram se as linhas de terra, estão efetivamente corretas?

RESPONDER

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …

Índia e Paquistão comprometem-se a respeitar cessar-fogo em Caxemira

Na quinta-feira, o Paquistão e a Índia alcançaram um acordo para fazer cumprir o cessar-fogo na região de Caxemira, reivindicada pelos dois países. A fronteira entre ambos é palco frequente de ataques que deixam soldados …

Governo quer rever norma da dádiva de sangue que exclui homossexuais

O Governo determinou, esta segunda-feira, a constituição de um grupo de trabalho para rever a norma que exclui dadores "por comportamento sexual". De acordo com o SAPO24, o Ministério da Saúde determinou a constituição de um …

Governador de Nova Iorque volta a ser acusado de assédio sexual

O governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, foi acusado por outra ex-assessora de assédio sexual, que foi sua assistente executiva e conselheira de políticas de saúde até novembro do ano passado. Segundo noticiou no sábado o New …

Francisco Assis alerta Governo para riscos das raspadinhas

O presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, vai promover um estudo sobre o impacto social do vício da raspadinha e informar o Governo, na esperança de que este repondere o lançamento da …

Mais de 75% dos refugiados sírios podem sofrer de stress pós-traumático

Mais de três quartos dos refugiados sírios podem estar a sofrer de distúrbios mentais, como transtorno de stress pós-traumático (TEPT), dez anos após o início da guerra civil no país. De acordo com um artigo do …

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …