Funcionários do novo aeroporto de Berlim eletrocutados durante trabalho

mini_malist (off is new on) / Flickr

Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg

Funcionários do novo Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg, na Alemanha, inaugurado a 31 de outubro de 2020, têm sido hospitalizados após serem eletrocutados durante o trabalho.

Segundo noticiou esta sexta-feira a Rádio Renascença, a maior parte dos casos ocorre no terminal 1, nos módulos de inspeção por raios-x, durante a verificação de segurança das bagagens de mão. Estes incidentes estão a ser acompanhados pela Polícia Federal do país.

Ao Berliner Zeitung, o sindicato Ver.di informou que alguns funcionários queixam-se de terem levado choques repetidas vezes, o que lhes originou fortes dores, entorpecimento e sonolência após as eletrocussões.

“Diversas vezes, as vítimas tiveram que ser transportadas de ambulância para hospitais próximos. Os médicos determinaram que algumas das vítimas ficaram impossibilitadas de continuar o trabalho”, disse o representante sindical ao jornal alemão.

A polícia acredita que a causa mais provável dos choques são descargas eletrostáticas, com o problema podendo ser consequência de uma série de fatores – como o uso de roupas sintéticas -, uma vez que os equipamentos cumprem as normas técnicas estabelecidas e não foram detetados problemas de manutenção.

A administração do aeroporto aconselha os funcionários a usarem sapatos de descarga eletrostática, tendo sido disponibilizados chaveiros anti estáticos. A polícia recomenda a substituição das fardas e o uso de tapetes dissipativos e almofadas de piso.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se a maior parte está localizada no terminal 1, dá que pensar, já que, mesmo que seja pela roupa, tal não deveria acontecer. Será que já verificaram se as linhas de terra, estão efetivamente corretas?

RESPONDER

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …

Votação das leis sobre teletrabalho só para depois do Orçamento

As recentes alterações às propostas têm aproximado os partidos, mas as compensações dadas aos trabalhadores pelos custos adicionais do teletrabalho e o direito a desligar continuam sem consenso. Apesar do calendário inicial apontar que os projectos …

O temido aconteceu: Engenheiros criam cão robô com sniper às costas

A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR "é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas". A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de …

Morreu Armanda Passos, uma “referência maior da pintura contemporânea nacional”

Armanda Passos faleceu aos 77 anos na passada madrugada. Ferro Rodrigues lamenta a perda de uma "referência maior da pintura contemporânea" portuguesa. A pintora Armanda Passos morreu hoje, aos 77 anos, confirmou a Universidade do Porto, …

Os números que levam o Bayern a dizer: "O Benfica tem medo de nós"

Alemães destacam sete dados, antes da deslocação a Lisboa. Formação do Benfica destacada pelo Bayern. O Bayern Munique, na antevisão ao jogo com o Benfica na terceira jornada da Liga dos Campeões, publicou um artigo com …