/

Funcionários do novo aeroporto de Berlim eletrocutados durante trabalho

1

mini_malist (off is new on) / Flickr

Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg

Funcionários do novo Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg, na Alemanha, inaugurado a 31 de outubro de 2020, têm sido hospitalizados após serem eletrocutados durante o trabalho.

Segundo noticiou esta sexta-feira a Rádio Renascença, a maior parte dos casos ocorre no terminal 1, nos módulos de inspeção por raios-x, durante a verificação de segurança das bagagens de mão. Estes incidentes estão a ser acompanhados pela Polícia Federal do país.

Ao Berliner Zeitung, o sindicato Ver.di informou que alguns funcionários queixam-se de terem levado choques repetidas vezes, o que lhes originou fortes dores, entorpecimento e sonolência após as eletrocussões.

“Diversas vezes, as vítimas tiveram que ser transportadas de ambulância para hospitais próximos. Os médicos determinaram que algumas das vítimas ficaram impossibilitadas de continuar o trabalho”, disse o representante sindical ao jornal alemão.

A polícia acredita que a causa mais provável dos choques são descargas eletrostáticas, com o problema podendo ser consequência de uma série de fatores – como o uso de roupas sintéticas -, uma vez que os equipamentos cumprem as normas técnicas estabelecidas e não foram detetados problemas de manutenção.

A administração do aeroporto aconselha os funcionários a usarem sapatos de descarga eletrostática, tendo sido disponibilizados chaveiros anti estáticos. A polícia recomenda a substituição das fardas e o uso de tapetes dissipativos e almofadas de piso.

Taísa Pagno //

1 Comment

  1. Se a maior parte está localizada no terminal 1, dá que pensar, já que, mesmo que seja pela roupa, tal não deveria acontecer. Será que já verificaram se as linhas de terra, estão efetivamente corretas?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.