Funcionário da NSA detido pelo FBI por divulgar informação confidencial

O FBI prendeu no final de agosto um funcionário contratado da Agência de Segurança Nacional, onde trabalhou com o conhecido ex-analista Edward Snowden, sob a suspeita de ter divulgado segredos dos Estados Unidos, informou esta quinta-feira o Ministério da Justiça.

O homem detido pela Agência Federal de Investigação foi identificado como Harold Thomas Matin III, de 51 anos, originário de Glen Burnie (Maryland) e que a procuradoria federal acusa de ter roubado material classificado e retê-lo de forma ilegal, precisou em comunicado o Departamento da Justiça.

O suposto incidente sugere que, pela segunda vez em três anos, a NSA foi objeto de um roubo de dados, após Edward Snowden ter exposto, em 2013, os programas de espionagem em larga escala que a agência de segurança desenvolveu na sequência dos atentados do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Thomas Martin III, que trabalhava para a empresa Booz Allen Hamilton (a mesma de Snowden), foi preso a 27 de agosto e formalmente acusado dois dias depois de roubo de segredos pelo executivo norte-americano, através de um tribunal do estado de Maryland.

Durante a detenção os agentes registaram o veículo e a casa do suspeito na localidade de Glen Burnie e encontraram documentos impressos e informação secreta em vários dispositivos digitais, acrescenta a nota da Justiça.

A procuradoria alega que, entre os arquivos encontrados, existem seis documentos classificados produzidos por um organismo governamental em 2014.

Em caso de condenação, o suspeito incorre numa pena máxima de dez anos de prisão por roubo de bens do Estado e outro ano de detenção por delito tipificado, como a apropriação não autorizada e retenção de materiais classificados.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …

Iniciativa Liberal vai votar contra programa de Costa

O deputado eleito do Iniciativa Liberal vai votar contra o Programa de Governo, e revela que as suas primeiras propostas serão de desagravamento fiscal perante um Parlamento onde se quer sentar ao meio, "o mais …