Funcionária do fisco detida por suspeita de vender informação a advogado

Tiago Henrique Marques / Lusa

A Polícia Judiciária (PJ) fez buscas na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), onde deteve uma funcionária da Direção de Finanças de Lisboa suspeita de vender dados do fisco a um advogado

Uma funcionária da Direção de Finanças foi detida esta terça-feira, numa grande operação da Unidade de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária, na região da Grande Lisboa. A investigação, que dura há dois anos, concluiu que a funcionária passaria informações a um gabinete de advogados sobre estratégias que o Fisco iria adotar em processos concretos, que decorriam em tribunais administrativos e fiscais.

Esta é a Operação Duo Facie, nome dado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ a este inquérito, dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

PJ faz buscas nas Finanças por suspeitas de corrupção. Duas pessoas detidas

Segundo o Público, está em causa neste inquérito a alegada prática de corrupção ativa e passiva, mas também há suspeitas de outros crimes: violação do segredo, falsidade informática e acesso ilegítimo qualificado.

O Ministério Público suspeita de que a funcionária “acedia a bases de dados das Finanças para consultar o historial de contribuintes” e que, com a informação privilegiada em mãos, a transmitiria, “a troco de quantias monetárias”, a um advogado que, por sua vez, a utilizaria “contra a própria administração tributária, na defesa dos interesses de clientes”.

As autoridades fizeram duas detenções, uma das quais a funcionária do fisco. O advogado investigado neste processo, que não estava nem em casa nem no escritório no momento da operação, foi entretanto localizado. Segundo a Autoridade Tributária, a denúncia partiu da própria instituição.

Os dois arguidos, suspeitos de corrupção ativa e passiva para ato ilícito, falsidade informática e violação de segredo de funcionário, serão ouvidos esta quarta-feira em tribunal.

A operação mobilizou várias dezenas de elementos da Polícia Judiciária, bem como Magistrados Judiciais e do Ministério Público, tendo sido realizadas cerca de 13 buscas, domiciliárias e não domiciliárias, em Lisboa, Mafra, Coruche, Alcochete, Vendas Novas e Montijo, revela um comunicado da PJ.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas condenam teorias da conspiração sobre a origem do surto do coronavírus

Um grupo de 27 cientistas da área de saúde pública condenou, através de um comunicado, o fluxo de histórias e um artigo científico que sigerem que um laboratório em Wuhan, na China, pode ser a …

Saída de juíza dita repetição da fase de instrução do caso Hells Angels

A saída do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) da juíza que dirigiu cerca de 40 sessões da instrução do caso Hells Angels vai obrigar à repetição desta fase, revelou à Lusa fonte ligada ao …

Conselho Europeu termina sem acordo sobre Orçamento

O Conselho Europeu extraordinário em Bruxelas consagrado ao orçamento plurianual da União para 2021-2027 terminou, esta sexta-feira, sem acordo. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, lamentou este desfecho e sublinhou que os líderes dos 27 Estados-membros …

Absolvidos médicos que não detetaram tumor cerebral em jovem de 19 anos

O Tribunal da Relação do Porto absolveu os quatro médicos que não diagnosticaram um tumor cerebral a uma jovem que acabou por morrer. O caso de Sara Moreira, a jovem de 19 anos que morreu com …

Isabel dos Santos está 100 milhões mais "pobre" (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em …

Polícia indiana vai proteger Trump com fisgas (por causa dos macacos selvagens)

Polícia armada com catapultas foi designada para proteger o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de macacos selvagens durante a sua visita ao Taj Mahal, na Índia. Entre 500 e 700 macacos rhesus vivem no mausoléu …

Análises negativas a dois passageiros do navio Westerdam que chegaram a Lisboa

Dois residentes em Portugal que eram passageiros do navio MS Westerdam, que esteve atracado no Camboja, foram submetidos a análises laboratoriais para o novo coronavírus e os resultados foram negativos. Num comunicado divulgado hoje no seu …

Morreu o escritor Vasco Pulido Valente

O escritor e cronista morreu, esta sexta-feira, aos 78 anos de idade, em Lisboa. O Público, jornal no qual foi cronista desde a sua fundação, confirmou junto de fonte familiar que Vasco Pulido Valente morreu, esta …

Tribunal autoriza Tesla a derrubar floresta na Alemanha para construir fábrica

A justiça alemã permitiu à Tesla, empresa liderada por Elon Musk, destruir 92 hectares na Alemanha para construir uma fábrica de grandes dimensões. Esta será a sua primeira fábrica na Europa. Como informou o Deutsche Welle, citado …

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …