Funcionária de museu “limpa” instalação artística por achar que era lixo

A instalação, composta por beatas de cigarro, garrafas vazias e confetti, foi confundida pela funcionária como o resultado de uma grande festa, que acabou por deitar tudo ao lixo.

A obra de arte, que pode ser traduzida por “Onde vamos dançar esta noite?”, encontra-se no Museion Bozen-Bolzano, no norte de Itália, local onde também trabalha a autora do ‘crime’.

A instalação é feita com beatas de cigarro, garrafas de champanhe vazias e confetti e, por isso, a funcionária considerou que o ‘lixo’ deixado no museu tinha sido o resultado de uma boa festa na noite anterior, conta a BBC.

A obra de arte, composta pela dupla de artistas Goldschmied & Chiari, representa o hedonismo e a corrupção política vividas na década de 80.

Depois de se ter apercebido do incidente, a administração do museu decidiu já fez um pedido de desculpas a todos os visitantes e pediu autorização aos artistas para refazer a instalação.

“Lamentamos muito pelo que aconteceu com o trabalho e com os artistas. O incidente surgiu por um mal entendido o pessoal da empresa de limpeza”, pode ler-se no comunicado publicado no site oficial do museu.

A obra já está novamente disponível para ser vista por todos até dia 22 de novembro.

Esta não é a primeira vez que um incidente destes acontece, sobretudo, em Itália. Em fevereiro do ano passado, em Bari, uma funcionária também retirou, da galeria Sala Murat, alguns trabalhos que faziam parte de uma instalação.

Na altura, a empresa responsável pelo serviço de limpeza disse que a funcionária confundiu as peças, feitas à base de jornal e cartão, com lixo.

ZAP / BBC

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E fez ela muito bem… Aquilo é lá arte que se apresente? Agora qualquer merda é arte?
    Muito mais arte e imaginação teve ela que ter para limpar aquele chiqueiro. É preciso reconhecer quando o rei vai nu, caramba!

  2. Já vai sendo tempo de as pessoas abrirem os olhos para verem como somos gozados e insultados democraticamente enquanto eles se riem desalmadamente da nossa figura de parolos a apreciar a porcaria que nos atiram à cara.
    Como diria o outro, se senhora da limpeza fosse apanhada na hora de visita por um superior e a repreendesse em publico provavelmente seriam aplaudidos por se pensar que era um desempenho artístico ou como hoje se diz uma performence.

RESPONDER

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …