Funcionária de museu “limpa” instalação artística por achar que era lixo

A instalação, composta por beatas de cigarro, garrafas vazias e confetti, foi confundida pela funcionária como o resultado de uma grande festa, que acabou por deitar tudo ao lixo.

A obra de arte, que pode ser traduzida por “Onde vamos dançar esta noite?”, encontra-se no Museion Bozen-Bolzano, no norte de Itália, local onde também trabalha a autora do ‘crime’.

A instalação é feita com beatas de cigarro, garrafas de champanhe vazias e confetti e, por isso, a funcionária considerou que o ‘lixo’ deixado no museu tinha sido o resultado de uma boa festa na noite anterior, conta a BBC.

A obra de arte, composta pela dupla de artistas Goldschmied & Chiari, representa o hedonismo e a corrupção política vividas na década de 80.

Depois de se ter apercebido do incidente, a administração do museu decidiu já fez um pedido de desculpas a todos os visitantes e pediu autorização aos artistas para refazer a instalação.

“Lamentamos muito pelo que aconteceu com o trabalho e com os artistas. O incidente surgiu por um mal entendido o pessoal da empresa de limpeza”, pode ler-se no comunicado publicado no site oficial do museu.

A obra já está novamente disponível para ser vista por todos até dia 22 de novembro.

Esta não é a primeira vez que um incidente destes acontece, sobretudo, em Itália. Em fevereiro do ano passado, em Bari, uma funcionária também retirou, da galeria Sala Murat, alguns trabalhos que faziam parte de uma instalação.

Na altura, a empresa responsável pelo serviço de limpeza disse que a funcionária confundiu as peças, feitas à base de jornal e cartão, com lixo.

ZAP / BBC

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E fez ela muito bem… Aquilo é lá arte que se apresente? Agora qualquer merda é arte?
    Muito mais arte e imaginação teve ela que ter para limpar aquele chiqueiro. É preciso reconhecer quando o rei vai nu, caramba!

  2. Já vai sendo tempo de as pessoas abrirem os olhos para verem como somos gozados e insultados democraticamente enquanto eles se riem desalmadamente da nossa figura de parolos a apreciar a porcaria que nos atiram à cara.
    Como diria o outro, se senhora da limpeza fosse apanhada na hora de visita por um superior e a repreendesse em publico provavelmente seriam aplaudidos por se pensar que era um desempenho artístico ou como hoje se diz uma performence.

RESPONDER

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …

Marinha venezuelana divulga vídeo editado sobre colisão com cruzeiro português

A Marinha venezuelana divulgou, este sábado, um vídeo editado sobre a colisão entre o cruzeiro de bandeira portuguesa "Resolute" e uma embarcação da Marina da Venezuela, "Naiguatá GC-23", ocorrido a 30 de março. O vídeo, de …

PCP quer alargar apoio para recibos verdes aos sócios-gerentes e fundo de apoio às pequenas empresas

O PCP considerou este sábado insuficientes as medidas do Governo de resposta económica à pandemia de covid-19 e defende que o apoio previsto para recibos verdes deveria ser alargado aos sócios-gerentes, um fundo público de …