Funcionária de museu “limpa” instalação artística por achar que era lixo

A instalação, composta por beatas de cigarro, garrafas vazias e confetti, foi confundida pela funcionária como o resultado de uma grande festa, que acabou por deitar tudo ao lixo.

A obra de arte, que pode ser traduzida por “Onde vamos dançar esta noite?”, encontra-se no Museion Bozen-Bolzano, no norte de Itália, local onde também trabalha a autora do ‘crime’.

A instalação é feita com beatas de cigarro, garrafas de champanhe vazias e confetti e, por isso, a funcionária considerou que o ‘lixo’ deixado no museu tinha sido o resultado de uma boa festa na noite anterior, conta a BBC.

A obra de arte, composta pela dupla de artistas Goldschmied & Chiari, representa o hedonismo e a corrupção política vividas na década de 80.

Depois de se ter apercebido do incidente, a administração do museu decidiu já fez um pedido de desculpas a todos os visitantes e pediu autorização aos artistas para refazer a instalação.

“Lamentamos muito pelo que aconteceu com o trabalho e com os artistas. O incidente surgiu por um mal entendido o pessoal da empresa de limpeza”, pode ler-se no comunicado publicado no site oficial do museu.

A obra já está novamente disponível para ser vista por todos até dia 22 de novembro.

Esta não é a primeira vez que um incidente destes acontece, sobretudo, em Itália. Em fevereiro do ano passado, em Bari, uma funcionária também retirou, da galeria Sala Murat, alguns trabalhos que faziam parte de uma instalação.

Na altura, a empresa responsável pelo serviço de limpeza disse que a funcionária confundiu as peças, feitas à base de jornal e cartão, com lixo.

ZAP / BBC

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. E fez ela muito bem… Aquilo é lá arte que se apresente? Agora qualquer merda é arte?
    Muito mais arte e imaginação teve ela que ter para limpar aquele chiqueiro. É preciso reconhecer quando o rei vai nu, caramba!

  2. Já vai sendo tempo de as pessoas abrirem os olhos para verem como somos gozados e insultados democraticamente enquanto eles se riem desalmadamente da nossa figura de parolos a apreciar a porcaria que nos atiram à cara.
    Como diria o outro, se senhora da limpeza fosse apanhada na hora de visita por um superior e a repreendesse em publico provavelmente seriam aplaudidos por se pensar que era um desempenho artístico ou como hoje se diz uma performence.

RESPONDER

Ministério Público abre inquérito para averiguar adjudicações de vereador de Coimbra

A Procuradoria-Geral da República afirmou esta terça-feira que instaurou um inquérito para averiguar as alegadas adjudicações feitas pelo vereador Jorge Alves, que renunciou ao cargo, nos Transportes Urbanos de Coimbra a uma empresa detida pelo …

Reino Unido. Dados sobre assassinos e violadores não foram enviados para a UE

A condenação no Reino Unido de 109 assassinos, 81 violadores e um indivíduo que cometeu ambos os crimes não foi transmitida aos países da União Europeia (UE) devido a uma falha informática e ao consequente encobrimento …

Vaga de frio no Texas. Mulher processa empresa de energia depois de receber conta de 9.000 dólares

Uma mulher residente no estado do Texas, nos Estados Unidos, avançou com uma ação coletiva de mil milhões de dólares contra o seu fornecedor de energia depois de a empresa apresentar uma conta de eletricidade …

Sérgio Conceição elogia SC Braga e fala de pessoas "subservientes" que querem "tachinhos"

Na antevisão do jogo com o SC Braga, marcado para esta quarta-feira, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, Sérgio Conceição referiu-se a algumas incidências do último dérbi, mostrou-se desagradado …

Arábia Saudita. Repórteres sem Fronteiras pedem acusação do príncipe herdeiro pela morte de Khashoggi

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) entrou com uma ação judicial na Alemanha, na qual pede a acusação do príncipe herdeiro saudita Mohammed Bin Salman por crimes contra a humanidade, incluindo o assassinato do jornalista …

População prisional reduziu 18% nos últimos quatro anos

A ministra da Justiça salientou hoje que, nos últimos quatro anos, a população prisional baixou de 13.779, no final de 2016, para 11.300 no final de 2020, o que traduz uma redução de cerca de …

"A rebeldia de João Félix". Imprensa espanhola destaca o temperamento do avançado

João Félix volta a ser o centro das atenções da imprensa desportiva espanhola, depois de na última jornada da La Liga o internacional português celebrar o seu golo com recurso a alguns palavrões em direção …

Debaixo de fogo devido a comparações a Hitler, Amazon altera ícone da sua aplicação

A Amazon mudou o novo logótipo da sua aplicação de smartphone depois de várias vozes críticas terem comparado a imagem ao ditador alemão Adolf Hitler. A gigante do comércio eletrónico lançou o novo ícone em janeiro …

Este ano não vai haver NOS Primavera Sound. Festival regressa em 2022

Após já ter sido adiada de 2020 para 2021, a 9ª edição volta a ser reagendada e já tem novas datas. O NOS Primavera Sound é o primeiro grande festival de verão português a anunciar …

Vice-presidente do Zimbabué demite-se após acusações de abuso sexual

O vice-presidente do Zimbabué, Kembo Mohadi, acusado de assédio sexual, anunciou esta segunda-feira a sua demissão do cargo, tendo reafirmado a sua inocência. "Demito-me do cargo de vice-presidente da República do Zimbabué com efeito imediato", escreveu …