Função Pública vai pagar mais 120 milhões de IRS devido aos aumentos salariais

António Pedro Santos / LUSA

Fernando Medina

Com os aumentos salariais previstos no Orçamento de Estado de 2023, os funcionários públicos vão pagar mais 120 milhões de euros de IRS face a 2022. 

Os funcionários públicos vão pagar mais 120 milhões de euros de IRS em 2023, de acordo com um relatório do organismo independente Conselho de Finanças Públicas.

O maior aumento da despesa pública previsto no Orçamento deve-se precisamente à subida dos salários da função pública, que vão representar um aumento de 1430 milhões de euros em relação a 2022. As despesas do Estado com pessoal ultrapassam os 27 mil milhões de euros e têm a maior subida desde 2013.

Dado que há um aumento de rendimentos para os funcionários públicos, o IRS também aumenta, com os trabalhadores do Estado a pagarem mais 120 milhões deste imposto face aos valores registados em 2022.

A redução do défice para 0,9% que o Governo prevê também se deve ao fim de todas as medidas de apoio relacionadas com a pandemia. O Governo também consegue uma almofada orçamental para o próximo ano ao considerar o pagamento dos apoios de meia pensão, de 125 euros por trabalhador e de 50 euros por cada filho como despesas deste mês.

Assim, toda esta despesa conta para o Orçamento de 2022 e cria uma folga para a proposta do próximo ano. Mesmo assim, o CFP antecipa ainda que o défice ficará nos 1,1% do PIB e que a dívida seja de 111% e não 110,5%, como prevê o Governo, escreve o Correio da Manhã.

O debate de dois dias do Orçamento de Estado vai arrancar esta quarta-feira e o CM avança que fontes governamentais dizem que o executivo só está disposto a ouvir “propostas baratinhas” da oposição na discussão na especialidade, especificamente vindas do Livre e do PAN.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.