Se quiser fumar no Hawai, pode ter de esperar (até aos 100 anos)

O legislador Richard Creagan quer que o Havai seja o primeiro estado norte-americano a proibir a venda de tabaco. O médico e democrata propõe aumentar a idade legal para o consumo de cigarros para os 100 anos.

Creagan declara que as pessoas são escravas da indústria “ridiculamente má” do tabaco, que produz cigarros para que sejam altamente viciantes, sabendo que contêm substancias nocivas à saúde, acrescentando ainda que os cigarros são o “produto mais letal da história humana”.

A proposta quer um aumento faseado da idade legal para fumar, ou seja, se for aprovado, em 2020 a idade passará para os 30 anos, a seguir sobe para os 40 em 2021, para os 50 anos no ano seguinte, em 2023 aumenta para os 60 e por fim irá atingir os 100 a partir de 2024.



Na maioria dos estados norte-americanos é permitido legalmente comprar e fumar tabaco a partir dos 18 anos. Mas no Havai, desde janeiro de 2017, é preciso ter 21 anos para consumir tabaco.

Richard Creagan acredita que este projeto irá ajudar a melhorar a saúde dos cidadãos do estado, visto que “o tabaco é a principal causa das doenças, mortes e incapacidade do que qualquer outro problema de saúde. O estado é obrigado a proteger a saúde pública”, defende o médico e democrata.

Em entrevista ao jornal Hawaii Tribune-Herald, Creagan disse: “Nós, como legisladores, temos o dever de fazer tudo para salvar a vida das pessoas. Se não proibirmos cigarros, estamos a matar as pessoas”.

Contudo, o projeto-lei não se aplica a cigarros eletrónicos, charutos, nem a tabaco de mastigar e tem que ser aprovado por uma maioria dos legisladores do Havai e sobreviver à poderosa indústria de tabaco.

Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças nos EUA dizem que o cigarro é a principal causa de doenças evitáveis e mortes no país. Cerca de meio milhão de pessoas nos EUA morrem todos os anos devido a condições relacionadas ao tabagismo.

ZAP // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …

"Cruzeiro espacial" da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social. Passo a passo, Elon Musk parece …

Líder do PAN faz queixa no Ministério Público depois de ser ameaçada de morte

A deputada mostrou no Twitter o tipo de insultos e ameaças que tem recebido e avisa que não se vai calar ou permitir que o desrespeito continue. Inês Sousa Real foi insultada e ameaçada nas redes …

Árbitro foi muito "benévolo" com o FC Porto

O golo de Taremi e a expulsão de Mbemba originaram protestos portugueses. Os espanhóis têm uma visão diferente. O Atlético de Madrid-FC Porto contou com duas boas equipas em campo e uma "que esteve menos bem", …

Buraco na camada de ozono ultrapassa o tamanho da Antártida

A dimensão do buraco na camada de ozono no hemisfério sul ultrapassou o tamanho da Antártida, continente com cerca de 14 milhões de quilómetros quadrados, anunciou hoje o serviço europeu Copernicus, de monitorização da atmosfera. “O …

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …