Fumar e beber mata as bactérias da boca (e isso é mau)

Um grupo de investigadores brasileiros descobriu que fumar e beber álcool mata 35% das bactérias que estão normalmente alojadas na nossa boca.

Uma equipa de cientistas liderada por Emmanuel Dias-Neto, investigador da Universidade de São Paulo, no Brasil, recolheu amostras da boca e da língua de 22 voluntários e usou o DNA das diversas bactérias para definir a espécie de micróbio a que pertenciam.

Os investigadores procuraram seguidamente comparar a flora bucal dos diferentes sujeitos observados, que pode chegar a 700 espécies diferentes de micróbios, e cruzar a informação obtida com os dados demográficos e sociais dos sujeitos.

Segundo os dados da investigação, publicada na revista BMC Microbiology, os sujeitos fumadores tinham perdido cerca de 35% da flora bucal.

Surpreendentemente, a perda no caso de fumadores que também bebem álcool, é menor: cerca de 20% das bactérias.

Os investigadores estão agora a tentar apurar a razão pela qual os dois hábitos conjugados produzem menor diminuição da flora bucal.

Em declarações à Folha de São Paulo, Emmanuel Dias-Neto explica que a razão poderá estar relacionada com a “existência de bactérias que metabolizam o álcool como nutriente”.

Os resultados encontrados são muito preocupantes, uma vez que há diversos tipos de bactérias que protegem as mucosas e o intestino e são benéficas para o organismo humano.

Segundo o investigador, a perda de bactérias não é necessariamente boa notícia. “A presença de uma comunidade saudável de bactérias na boca ajuda a protegê-la”, diz Dias-Neto.

Os investigadores estão agora a analisar possíveis correlações entre a perda de flora bucal e o aparecimento de diversos tipos de cancro.
O objectivo, diz o cientista, é o desenvolvimento de técnicas de “monitorização do microbioma bucal como forma de diagnóstico de lesões pré-malignas”.Eventualmente, diz Diaz-Neto, o estudo poderá permitir que se venham a criar no futuro tratamentos probióticos preventivos.Algo como “Yogurte com Bactérias” – ou mesmo “Chicletes Anti-Cancro”.AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. No yogurte é muito boa ideia, já que muitos contém probióticos, podiam adicionar estas estirpes que existem na nossa boca também.
    Chicletes anti-cancro LOL cheias de adoçantes artificiais e que as pessoas não fazem ideia que fazem tão mal… E cuidado com os yogurtes magros/diet, também contêm este veneno —-> “Aspartame – The Sweet Poison”.

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …