Fumar e beber mata as bactérias da boca (e isso é mau)

Um grupo de investigadores brasileiros descobriu que fumar e beber álcool mata 35% das bactérias que estão normalmente alojadas na nossa boca.

Uma equipa de cientistas liderada por Emmanuel Dias-Neto, investigador da Universidade de São Paulo, no Brasil, recolheu amostras da boca e da língua de 22 voluntários e usou o DNA das diversas bactérias para definir a espécie de micróbio a que pertenciam.

Os investigadores procuraram seguidamente comparar a flora bucal dos diferentes sujeitos observados, que pode chegar a 700 espécies diferentes de micróbios, e cruzar a informação obtida com os dados demográficos e sociais dos sujeitos.

Segundo os dados da investigação, publicada na revista BMC Microbiology, os sujeitos fumadores tinham perdido cerca de 35% da flora bucal.

Surpreendentemente, a perda no caso de fumadores que também bebem álcool, é menor: cerca de 20% das bactérias.

Os investigadores estão agora a tentar apurar a razão pela qual os dois hábitos conjugados produzem menor diminuição da flora bucal.

Em declarações à Folha de São Paulo, Emmanuel Dias-Neto explica que a razão poderá estar relacionada com a “existência de bactérias que metabolizam o álcool como nutriente”.

Os resultados encontrados são muito preocupantes, uma vez que há diversos tipos de bactérias que protegem as mucosas e o intestino e são benéficas para o organismo humano.

Segundo o investigador, a perda de bactérias não é necessariamente boa notícia. “A presença de uma comunidade saudável de bactérias na boca ajuda a protegê-la”, diz Dias-Neto.

Os investigadores estão agora a analisar possíveis correlações entre a perda de flora bucal e o aparecimento de diversos tipos de cancro.
O objectivo, diz o cientista, é o desenvolvimento de técnicas de “monitorização do microbioma bucal como forma de diagnóstico de lesões pré-malignas”.Eventualmente, diz Diaz-Neto, o estudo poderá permitir que se venham a criar no futuro tratamentos probióticos preventivos.Algo como “Yogurte com Bactérias” – ou mesmo “Chicletes Anti-Cancro”.AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. No yogurte é muito boa ideia, já que muitos contém probióticos, podiam adicionar estas estirpes que existem na nossa boca também.
    Chicletes anti-cancro LOL cheias de adoçantes artificiais e que as pessoas não fazem ideia que fazem tão mal… E cuidado com os yogurtes magros/diet, também contêm este veneno —-> “Aspartame – The Sweet Poison”.

RESPONDER

Governo indiano ordena inspeção a todos os centros da congregação da Madre Teresa

O Governo da Índia ordenou uma inspeção a todos os centros para crianças geridos pela congregação católica da Madre Teresa no país, após a detenção de uma das suas freiras por alegadamente vender bebés. A ministra …

Peru decreta estado de emergência na fronteira com a Colômbia

O Peru decretou na segunda-feira o estado de emergência por 60 dias na fronteira com a Colômbia, devido à presença de narcotraficantes e de dissidentes da antiga guerrilha das Forças Armadas Revolucionários da Colômbia. O Presidente …

CP acaba com o primeiro Alfa Pendular do dia (e reforça receios de colapso)

A partir de 5 de Agosto, deixa de haver o primeiro comboio Alfa Pendular do dia a realizar o percurso de Lisboa ao Porto. A CP - Comboios de Portugal vai acabar com esta ligação …

São feitos por dia quase 600 créditos para comprar carro

Vendem-se cada vez mais carros em Portugal. Só no mês de maio foram concedidos quase 290 milhões de euros e feitos mais de 20 mil contratos, segundo dados do Banco de Portugal. Os empréstimos para compra …

Transferência do Infarmed "ameaça saúde pública” em Portugal e no mundo

A presidente do Infarmed, Maria do Céu Chamado, alertou esta terça-feira que uma deslocalização da instituição pode ser uma “ameaça à saúde pública” em Portugal e também no mundo. Ouvida na comissão parlamentar de Saúde, a …

Campanha oficial do Brexit multada por violar lei eleitoral

A campanha oficial para o voto a favor da saída do Reino Unido da União Europeia - Vote Leave - foi multada por violar a lei eleitoral, anunciou esta terça-feira a Comissão Eleitoral. Segundo revelou a …

Bitcoin ajudou a financiar ciberespionagem eleitoral da Rússia, acusam os EUA

A bitcoin terá ajudado a financiar o esquema de ciberespionagem nos Estados Unidos levado a cabo por 12 agentes russos durante as eleições presidenciais de 2016. Segundo um relatório, apresentado esta sexta-feira pelo vice-procurador-geral dos Estados …

Parlamento chumba fim do adicional ao imposto dos combustíveis

O Parlamento chumbou esta terça-feira, na especialidade, com os votos da esquerda, o projeto de lei do CDS que punha fim ao adicional ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). PS, PCP e Bloco chumbaram o projeto …

UE e Japão assinam acordo de comércio livre contra protecionismo

A União Europeia e o Japão assinaram nesta terça-feira, em Tóquio, um acordo de comércio livre que o presidente do Conselho Europeu considerou ser uma "mensagem clara" contra o protecionismo. "Enviamos uma mensagem clara de que …

Alunos da secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem

Os alunos da Escola Secundária Pedro Nunes tiveram de pagar 10 euros para se matricularem. A diretora do estabelecimento de ensino desconhecia a situação e já deu instruções para que o dinheiro seja devolvido. Os alunos …