Fumar aumenta o risco de depressão e esquizofrenia

Fumar é um fator de risco para o desenvolvimento de esquizofrenia e depressão, de acordo com um novo estudo estatístico levado a cabo por uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido.

De acordo com a nova investigação, os resultados foram consistentes quer em casos de tabagismo prolongado quer em casos de novos fumadores.

Mais do que verificar se os fumadores tinham predisposição genética para depressão ou esquizofrenia, o novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Psychological Medicine, recorreu a  dados genéticos para examinar as relações de causa e efeito com o tabagismo.

“O nosso trabalho mostra que devemos fazer todos os esforços para impedir o início do tabagismo e incentivar a cessação do tabagismo por causa das consequências para a saúde mental e a saúde física”, disse o autor principal do estudo, Robyn Wootton, citado em comunicado da universidade britânica.

“As pessoas com doenças mentais são frequentemente negligenciadas nos nossos esforços para reduzir a prevalência do tabagismo, o que implica desigualdades na saúde”.

Precisa a SIC Notícias que os cientistas utilizaram dados de 462.690 indivíduos de ascendência europeia e usaram uma abordagem chamada mendelian randomization.

A técnica “que permite identificar variações genéticas associadas a uma característica, como depressão ou esquizofrenia, e depois testar essas variações em relação a uma exposição, como o fumo, num grupo de indivíduos. Tudo isto permite aos cientistas examinar se a relação em causa é ou não casual.

A investigação concluiu que fumar aumenta o risco depressão e esquizofrenia, sublinhando também que as pessoas com estas patologias têm maior probabilidade de fumar.

De acordo acordo com os cientistas, e no universo das pessoas com este tipo de transtornos mentais, o tabagismo é o maior fator individual que contribuiu para a redução da esperança média de vida entre 10 a 20 anos.

Wootton frisou aromada que a nicotina dificulta os recetores de dopamina e serotonina no cérebro. A dopamina é um produto químico natural que regula as emoções, enquanto a serotonina (a hormona da felicidade), contribui para a sensação de bem-estar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Campo magnético da Terra pode mudar 10 vezes mais rápido do que se pensava

As mudanças na direção do campo magnético da Terra podem ocorrer dez vezes mais rápido do que se pensava até então, sugerem novas simulações levadas a cabo por cientistas da Universidade de Leeds (Reino Unido) …

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …