Fumar aumenta uma gordura escondida no nosso corpo

Um estudo recente realizado por investigadores da Universidade de Copenhaga revelou um aspeto preocupante do tabagismo que vai para além dos seus conhecidos riscos para a saúde.

Contrariamente àquilo que a sabedoria popular diz, fumar não mantém necessariamente as pessoas magras e “em forma”. De facto, mesmo os fumadores aparentemente magros podem estar a abrigar um tipo perigoso de gordura no fundo do abdómen.

O estudo, publicado recentemente na revista científica Addiction, explora a relação entre o tabagismo e a distribuição da gordura abdominal. Ao contrário da gordura subcutânea, que se encontra logo debaixo da pele e pode ser visualmente aparente, a gordura visceral está escondida nas profundezas do abdómen e está associada a um maior risco de várias condições de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes e demência.

Os investigadores examinaram dados genéticos de estudos de grande escala que envolveram mais de 1,2 milhões de indivíduos que tinham começado a fumar recentemente e mais de 450 mil fumadores ao longo da vida. Além disso, foram analisados dados de um estudo sobre a distribuição da gordura corporal que incluía mais de 600 mil participantes.

De acordo com a BBC Science Focus, os investigadores identificaram variantes genéticas associadas a comportamentos de tabagismo e à distribuição da gordura corporal, concentrando-se particularmente nos rácios cintura-quadril.

Ao comparar indivíduos com estas variantes genéticas com indivíduos sem estas variantes, conseguiram discernir quaisquer diferenças na distribuição da gordura abdominal atribuídas ao tabagismo.

Os resultados revelaram uma ligação convincente entre o tabagismo e o aumento dos níveis de gordura visceral, independentemente de outros fatores como o consumo de álcool e o contexto socioeconómico.

O estudo desafia a ideia errada comum de que fumar suprime o apetite e mantém as pessoas magras. Embora os fumadores possam, de facto, ter em média pesos corporais mais baixos, isso não invalida a potencial acumulação de gordura visceral prejudicial.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.