“Estou com vergonha, fui uma deceção”: a chorar, Rochele pediu desculpa a Portugal

1

JACK GUEZ / AFP

Rochele Nunes em combate nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Judoca nascida no Brasil, que se naturalizou por Portugal a pensar nos Jogos Olímpicos, só venceu um combate em Tóquio.

Rochele Nunes chegou aos Jogos Olímpicos com o objetivo de subir ao pódio mas só venceu um combate e foi afastada logo nos oitavos-de-final da categoria +78kg, frente à cubana Idalys Ortiz.

A judoca de 32 anos abriu o programa do dia, em Tóquio. Participou logo no primeiro duelo desta sexta-feira, ganhando com um waza-ari diante da experiente Melissa Mojica (37 anos), de Porto Rico.

Mas a segunda ronda, os oitavos-de-final, seria mais complicada, diante de Idalys Ortiz, que foi campeã olímpica em 2012, conquistando também uma medalha de bronze em 2008 e uma de prata em 2016.

A cubana ganhou, igualmente por waza-ari, e mais tarde chegou à final, onde foi derrotada pela nova campeã olímpica, a jovem japonesa Akira Sone. Quarta edição dos Jogos Olímpicos para Idalys Ortiz, quarta medalha.

Após a derrota, Rochele chorou. Não escondeu as lágrimas no próprio tatame e, pouco depois, em entrevista à RTP pediu desculpas a Portugal, ainda a chorar: “Eu sei que tenho de ser grata pela minha vida mas hoje estou com vergonha porque foi uma nação que acreditou em mim e eu acho que dececionei Portugal… Não sei… Eu só queria pedir desculpa a todos os portugueses que acreditaram em mim. Eu juro que dei o meu máximo. Se não foi suficiente, desculpa. Aos meus amigos de clube, à minha família. Eu acho que fui uma deceção“.

Os árbitros poderiam ter atribuído o terceiro castigo a Ortiz, o que daria a vitória a Rochele, mas a portuguesa não quis centrar-se nisso: “Senti-me injustiçada. Mas pronto, eu não tenho que me estar a justificar, ou ficar dependente de uma equipa de arbitragem. Estou dececionada porque achava que estava pronta para ganhar. Não interessava se iria defrontar uma campeã olímpica, ou vice-campeã olímpica. Eu tinha de olhar só para mim. Mas nem sempre acontece assim. Agora é descansar e treinar para os próximos Jogos Olímpicos, para representar Portugal melhor ainda”.

Esta foi a última representação de Portugal no judo, nos Jogos Olímpicos deste ano.

Nuno Teixeira, ZAP //

1 Comment

  1. “Brasil é mais racista do que Portugal”… Olhe, obrigadinho pelo elogio… Já agora diga o quão racistas são os Portugueses. Já sabemos que são menos que os Brasileiros, mas diga lá em que escala está Portugal.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.