“Estou com vergonha, fui uma deceção”: a chorar, Rochele pediu desculpa a Portugal

JACK GUEZ / AFP

Rochele Nunes em combate nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Judoca nascida no Brasil, que se naturalizou por Portugal a pensar nos Jogos Olímpicos, só venceu um combate em Tóquio.

Rochele Nunes chegou aos Jogos Olímpicos com o objetivo de subir ao pódio mas só venceu um combate e foi afastada logo nos oitavos-de-final da categoria +78kg, frente à cubana Idalys Ortiz.

A judoca de 32 anos abriu o programa do dia, em Tóquio. Participou logo no primeiro duelo desta sexta-feira, ganhando com um waza-ari diante da experiente Melissa Mojica (37 anos), de Porto Rico.

Mas a segunda ronda, os oitavos-de-final, seria mais complicada, diante de Idalys Ortiz, que foi campeã olímpica em 2012, conquistando também uma medalha de bronze em 2008 e uma de prata em 2016.

A cubana ganhou, igualmente por waza-ari, e mais tarde chegou à final, onde foi derrotada pela nova campeã olímpica, a jovem japonesa Akira Sone. Quarta edição dos Jogos Olímpicos para Idalys Ortiz, quarta medalha.

Após a derrota, Rochele chorou. Não escondeu as lágrimas no próprio tatame e, pouco depois, em entrevista à RTP pediu desculpas a Portugal, ainda a chorar: “Eu sei que tenho de ser grata pela minha vida mas hoje estou com vergonha porque foi uma nação que acreditou em mim e eu acho que dececionei Portugal… Não sei… Eu só queria pedir desculpa a todos os portugueses que acreditaram em mim. Eu juro que dei o meu máximo. Se não foi suficiente, desculpa. Aos meus amigos de clube, à minha família. Eu acho que fui uma deceção“.

Os árbitros poderiam ter atribuído o terceiro castigo a Ortiz, o que daria a vitória a Rochele, mas a portuguesa não quis centrar-se nisso: “Senti-me injustiçada. Mas pronto, eu não tenho que me estar a justificar, ou ficar dependente de uma equipa de arbitragem. Estou dececionada porque achava que estava pronta para ganhar. Não interessava se iria defrontar uma campeã olímpica, ou vice-campeã olímpica. Eu tinha de olhar só para mim. Mas nem sempre acontece assim. Agora é descansar e treinar para os próximos Jogos Olímpicos, para representar Portugal melhor ainda”.

Esta foi a última representação de Portugal no judo, nos Jogos Olímpicos deste ano.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Brasil é mais racista do que Portugal”… Olhe, obrigadinho pelo elogio… Já agora diga o quão racistas são os Portugueses. Já sabemos que são menos que os Brasileiros, mas diga lá em que escala está Portugal.

RESPONDER

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …