Fuga de Hong Kong: Donos alugam jatos privados para transportar os animais de estimação

Em Hong Kong, é cada vez mais provável que qualquer pessoa recorra a um jato privado para transportar o seu animai de estimação. Sem conseguirem assegurar voos para fora da cidade para os seus cães e gatos, vários cidadãos tentam juntar dinheiro para cobrir o custo do aluguer de um avião privado.

Hong Kong tem algumas das medidas mais rigorosas associadas à covid-19. Quase todos os não residentes são impedidos de entrar na cidade, enquanto os habitantes locais que saem e depois voltam são sujeitos a quarentenas de três semanas, mesmo que testem negativo à doença.

No ano passado, cerca de 40% dos expatriados inquiridos disseram que estavam a considerar deixar a cidade de vez.

Olga Radlynska, fundadora e diretora da Top Stars Air, uma empresa de aviação privada sediada em Hong Kong, disse à CNN que a firma teve uma procura avultada de aluguer de aviões para transportar animais de estimação.

Segundo a responsável, o transporte de animais cresceu 700% desde o início da pandemia e menos de 1% são pessoas que tentam trazer os seus animais de estimação para Hong Kong.

E não se trata apenas de cães e gatos a bordo. Radlynska diz que a Top Stars também transportou hamsters e coelhos, enquanto Jolie Howard, CEO da L’Voyage, conta que a sua empresa atendeu pedidos de transporte de aves e tartarugas.

Uma das razões que levam os moradores a fugir de Hong Kong é o facto de as medidas restritivas da cidade asiática afetarem diretamente os animais de estimação.

Na semana passada, por exemplo, as autoridades de saúde anunciaram o abate de cerca de dois mil hamsters depois de vários pequenos roedores terem tido resultados positivos à covid-19 numa loja de animais onde trabalhava um funcionário infetado.

Este tipo de decisões faz parte da política de “tolerância zero” decretada por Pequim e está a fazer com que muitos residentes, principalmente estrangeiros, abandonem Hong Kong.

Acontece que, na hora da partida, enfrentam um problema: levar os animais de estimação tem um custo bastante elevado, dado que os poucos aviões comerciais que ainda se mantêm a voar estão totalmente carregados – mesmo nos porões.

Além disso, algumas companhias aéreas comerciais têm políticas rigorosas relacionadas com o transporte animal.

A solução passa, então, pelo aluguer de jatos privados para transportar os amigos de quatro patas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.