Fugaku, o supercomputador mais rápido do mundo, vai entrar no combate à covid-19

(dr) Kyodo

Fugaku

O supercomputador Fugaku conquistou recentemente o título de mais rápido do mundo e é o mais recente reforço na luta contra a covid-19.

No Japão, o mais recente reforço na luta contra o novo coronavírus é o Fugaku, o computador mais rápido do mundo. Esta máquina, financiada pela Fujitsu, consegue realizar mais de 415 triliões de cálculos por segundo.

Segundo o Interesting Engineering, esta semana, o supercomputador destronou aquele que era, até agora, considerado o computador mais rápido do mundo, o norte-americano Summit da IBM. A máquina japonesa consegue realizar operações quase três vezes mais rápido que o seu antecessor.



O Fugaku contém 150 mil unidades de processamento de alto desempenho e tem a capacidade de testar milhares de substâncias por semana. Agora, o objetivo do supercomputador é ajuda a identificar um tratamento para a covid-19.

O Fugaku tem por base os cerca de dois mil fármacos já existentes, incluindo os recentemente desenvolvidos e que ainda não chegaram à fase de testes.

Vai também analisar as mudanças estruturais nas células humanas quando entram em contacto com o vírus, de modo a obter importantes informações sobre o desenvolvimento da doença. O supercomputador já descobriu como é que as gotículas do novo coronavírus se espalham em espaços fechados, como escritórios.

O supercomputador que custou mais de 130 mil milhões de ienes, cerca de 1,08 mil milhões de euros, a ser desenvolvido.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário

Pela primeira vez, Portugal vai ter um Plano Ferroviário Nacional (PFN). Esta segunda-feira, é dado o pontapé de saída para o debate nacional sobre a ferrovia. Em declarações à TSF, o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno …

Sporting volta à carga por Yaremchuk, mas tem concorrência de Paulo Fonseca

Roman Yaremchuk volta a entrar na equação do Sporting. O avançado ucraniano leva 20 golos esta temporada e pode ser reforço para a próxima temporada. O Sporting CP não desiste de procurar opções para o ataque, …

Atraso de três meses do Governo terá facilitado venda de barragens da EDP

O Ministério do Ambiente demorou quase três meses a pedir uma avaliação do negócio das seis barragens da EDP à Engie, o que terá facilitado o processo de venda. Em 30 de julho de 2020, a …

Marques Mendes acredita que Sócrates tem ajudado a extrema-direita a crescer

Segundo Luís Marques Mendes, José Sócrates "tem dado um contributo enorme, enorme, enorme para o crescimento da extrema-direita em Portugal". No seu habitual espaço de comentário no Jornal da Noite da SIC, Luís Marques Mendes defendeu …

Rio impôs candidatos a Leiria e Castelo Branco (e causou desconforto no PSD)

Em Leiria e Castelo Branco as estruturas locais do PSD mostraram-se descontentes com as escolhas de Rui Rio para a corrida às autárquicas e imputam os resultados de outubro à direção nacional do partido. Ainda no …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Começou a "fotografia perfeita da população". Já pode responder aos Censos pela Internet

Os Censos 2021, a maior operação estatística nacional, já arrancou. Com as cartas com os códigos que os recenseadores distribuíram pelas casas dos portugueses, já é possível responder ao inquérito pela Internet. Os Censos são o …

Foi descoberta a evidência mais antiga de um cão domesticado na Arábia

Os ossos de um cão, descobertos em 2018 na Arábia Saudita, podem representar o exemplo mais antigo da domesticação deste animal naquela região. De acordo com o site Live Science, os ossos do cão, com seis …

PS com pior resultado num ano. PSD também cai, Bloco e Chega sobem

PS e PSD, o chamado bloco central, continuam em queda nas intenções de voto. Já o Bloco de Esquerda e o Chega ganham peso. Com 36,2% das intenções de voto, o Partido Socialista (PS) continua a …