Frio continua até terça-feira, vírus respiratórios podem aumentar

O tempo frio que está a afetar o continente vai prolongar-se até à próxima terça-feira, tendo levado já a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a fazer recomendações à população.

O meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Bruno Café afirma que o tempo frio, anormal para a época, deverá manter-se no território do continente até dia 10 de fevereiro (próxima terça-feira) devido à passagem de uma massa de ar frio.

“Hoje vai ser um dia de tempo frio com grande nebulosidade, queda de neve acima dos 600/800 metros e vento em geral fraco, sendo forte nas terras altas, arrefecimento noturno e formação de geada”, indicou Bruno Café.

De acordo com o meteorologista do IPMA, prevê-se para esta quinta-feira uma pequena descida das temperaturas mínimas da ordem do 2/3 graus Celsius.

“Para os próximos dias, as temperaturas vão manter-se baixas, sem grandes variações. Vamos ter também aviso amarelo para os distritos do continente por causa do tempo frio até à próxima semana”, disse.

No que diz respeito às temperaturas máximas, Bruno Café indicou que “não vão sofrer alterações, registando-se valores entre os 10ºC e 14ºC, sendo abaixo de 8ºC na Beira Alta e Trás-os-Montes.

“As mínimas vão descer abaixo dos 4ºC nas regiões do litoral e no interior vão variar entre 1ºC e -5ºC”, disse.

Vírus respiratórios podem aumentar com o frio

A Direção Geral de Saúde (DGS) reconheceu que as baixas temperaturas previstas para os próximos dias podem levar ao aumento dos vírus respiratórios, mas lembrou que a gripe está em “fase descendente”, recomendando a proteção dos grupos vulneráveis.

“O frio pode ter reflexos importantes na saúde das pessoas, como aumentar a atividade dos vírus respiratórios em circulação, nomeadamente a gripe, mas isso pode não acontecer. A gripe está em fase descendente e pode não haver influência direta das temperaturas nos vírus”, disse, em declarações à agência Lusa, a subdiretora geral da Direção Geral de Saúde, Graça Freitas.

Apesar de considerar que o pico da gripe já passou, Graça Freitas salientou que as pessoas em risco devem sempre vacinar-se até terminar a época gripal, em março, alertando, porém, que “mesmo sem picos, vai continuar a haver gripe”.

Nas recomendações, Graça Freitas sublinhou a importância do aquecimento das casas, com cuidados redobrados para as lareiras e braseiras, a ingestão de líquidos quentes e refeições quentes com mais frequência, evitando as bebidas alcoólicas que “dão a falsa sensação de aquecimento”.

“Vamos tentar todos fazer alguma coisa para contrariar este frio, que não é anormalmente baixo. Não é nenhuma catástrofe em termos de frio. É mais frio que o esperado, e temos de ter cuidados, mas há que não ter pânico em relação a isso”, frisou.

A DGS recomenda na sua página da Internet cuidados com o frio, em especial as crianças, idosos, doentes crónicos (principalmente com problemas respiratórios e cardiovasculares), os sem-abrigo e pessoas cuja habitação tenha mau isolamento térmico.

A DGS aconselha ainda ao uso de várias camadas de roupa, luvas, meias quentes e cachecol.

A previsão de tempo frio e seco para os próximos dias levou a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a lançar também um alerta.

A ANPC recomendou à população especial cuidado com o perigo das intoxicações por inalação de gases, devido a inadequada ventilação, em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras, com o piso escorregadio e acumulação de neve ou gelo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …