Frio ou calor? Pulseira do MIT regula a nossa temperatura corporal

(dr) Embr Labs

A pulseira “Embr Wave”

“Estou a morrer de calor” ou “está muito frio aqui” são duas das frases que estão prestes a acabar com a pulseira criada por uma equipa de investigadores do MIT.

Uma equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu um novo produto que promete acabar com as típicas frases “estou a morrer de calor” ou “está muito frio”: chama-se Embr Wave.

Trata-se de uma pulseira que funciona como um verdadeiro termómetro corporal, na qual basta pressionar um botão para regular a temperatura do corpo instantaneamente.

“É um produto para pessoas com muito calor ou frio, que oferece uma sensação de alívio térmico”, explica o co-fundador da Embr Labs, Sam Shames. “Aquece ou arrefece um ponto no corpo e ajuda-nos a melhorar o conforto, sem alterar a temperatura central”.

Na verdade, esta pulseira não altera quão quente ou frio o corpo está. Em vez disso, utiliza truques para que o corpo e o cérebro percebam uma temperatura ligeiramente diferente. Resumindo de uma forma simples, o acessório recria a sensação fria de um cubo de gelo a passar na pele no verão ou o calor das mãos numa lareira no inverno.

O dispositivo portátil envia uma determinada sensação através da pele super sensível do pulso. Quando esses nervos sentem um ajuste direto da temperatura, é enviado um sinal para o cérebro, sendo assim que a magia acontece.

Alterar a temperatura de uma parte do corpo pode ter um forte impacto sobre como a pessoa se sente no geral. “Isto mostra que há muito mais sobre a sensação de temperatura, ou a experiência subjetiva da temperatura, daquilo que as pessoas realmente percebem”, diz Shames.

A produção da pulseira foi feita através de uma campanha de crowdfunding no site Kick Starter, que conseguiu quatro vezes mais daquilo a que se propunha inicialmente.

De acordo com a equipa responsável por esta ideia, a pulseira tem uma bateria recarregável, que dura mais de 25 sessões numa única carga. Neste momento, o produto já está em pré-venda por 299 dólares, cerca de 254 euros, e as entregas começam em fevereiro de 2018.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Patrick Mahomes assina o maior contrato da história do desporto: 10 anos por 446 milhões

O jogador de futebol americano Patrick Mahomes fez história ao assinar o maior contrato de sempre do mundo do desporto. O quarterback dos Kansas City Chiefs renovou por dez temporadas, num valor total de 446 …

Centeno rejeita conflito de interesses. “Não conseguia emprego em Portugal nas próximas décadas"

O antigo ministro das Finanças está esta quarta-feira a ser ouvido no Parlamento, naquela que é a sua primeira grande prova de fogo no caminho que terá que percorrer até chegar ao cargo de governador …

Centenas de holandeses nas ruas de Albufeira. GNR obrigada a intervir

A Guarda Nacional Republicana (GNR) levantou, no domingo, dezenas de autos de contraordenação a estabelecimentos e a pessoas, em Albufeira, no Algarve, por desrespeito das regras impostas devido à pandemia da Covid-19, disse esta terça-feira …

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …

A maior promessa do futebol alemão pede para sair. Chelsea prepara 100 milhões de euros

O internacional alemão Kai Havertz pediu à direção do Leverkusen para sair este verão. O Chelsea é o principal candidato à contratação do médio, tendo de desembolsar 100 milhões de euros. Kai Havertz é provavelmente a …

"A sombra de Sarkozy" e a filha de imigrantes cabo-verdianos. Novo Governo de Macron vira à direita

É um "Governo mais à direita do que nunca". O desabafo é do líder dos socialistas franceses, Olivier Faure, numa crítica ao Presidente Emmanuel Macron pelas escolhas que fez para o novo Governo do país. …

Trincão ainda não pôs os pés em Camp Nou e já tem pretendentes

O português Francisco Trincão, contratado em março passado pelo Barcelona ao Sporting de Braga, ainda não colocou os pés em Camp Nou e já tem clubes interessados na sua compra ao clube catalão. O negócio que …