“Estou a morrer de calor” ou “está muito frio aqui” são duas das frases que estão prestes a acabar com a pulseira criada por uma equipa de investigadores do MIT.
Uma equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu um novo produto que promete acabar com as típicas frases “estou a morrer de calor” ou “está muito frio”: chama-se Embr Wave.
Trata-se de uma pulseira que funciona como um verdadeiro termómetro corporal, na qual basta pressionar um botão para regular a temperatura do corpo instantaneamente.
“É um produto para pessoas com muito calor ou frio, que oferece uma sensação de alívio térmico”, explica o co-fundador da Embr Labs, Sam Shames. “Aquece ou arrefece um ponto no corpo e ajuda-nos a melhorar o conforto, sem alterar a temperatura central”.
Na verdade, esta pulseira não altera quão quente ou frio o corpo está. Em vez disso, utiliza truques para que o corpo e o cérebro percebam uma temperatura ligeiramente diferente. Resumindo de uma forma simples, o acessório recria a sensação fria de um cubo de gelo a passar na pele no verão ou o calor das mãos numa lareira no inverno.
O dispositivo portátil envia uma determinada sensação através da pele super sensível do pulso. Quando esses nervos sentem um ajuste direto da temperatura, é enviado um sinal para o cérebro, sendo assim que a magia acontece.
Alterar a temperatura de uma parte do corpo pode ter um forte impacto sobre como a pessoa se sente no geral. “Isto mostra que há muito mais sobre a sensação de temperatura, ou a experiência subjetiva da temperatura, daquilo que as pessoas realmente percebem”, diz Shames.
A produção da pulseira foi feita através de uma campanha de crowdfunding no site Kick Starter, que conseguiu quatro vezes mais daquilo a que se propunha inicialmente.
De acordo com a equipa responsável por esta ideia, a pulseira tem uma bateria recarregável, que dura mais de 25 sessões numa única carga. Neste momento, o produto já está em pré-venda por 299 dólares, cerca de 254 euros, e as entregas começam em fevereiro de 2018.
ZAP // Hypeness