Frio ou calor? Pulseira do MIT regula a nossa temperatura corporal

(dr) Embr Labs

A pulseira “Embr Wave”

“Estou a morrer de calor” ou “está muito frio aqui” são duas das frases que estão prestes a acabar com a pulseira criada por uma equipa de investigadores do MIT.

Uma equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu um novo produto que promete acabar com as típicas frases “estou a morrer de calor” ou “está muito frio”: chama-se Embr Wave.

Trata-se de uma pulseira que funciona como um verdadeiro termómetro corporal, na qual basta pressionar um botão para regular a temperatura do corpo instantaneamente.

“É um produto para pessoas com muito calor ou frio, que oferece uma sensação de alívio térmico”, explica o co-fundador da Embr Labs, Sam Shames. “Aquece ou arrefece um ponto no corpo e ajuda-nos a melhorar o conforto, sem alterar a temperatura central”.

Na verdade, esta pulseira não altera quão quente ou frio o corpo está. Em vez disso, utiliza truques para que o corpo e o cérebro percebam uma temperatura ligeiramente diferente. Resumindo de uma forma simples, o acessório recria a sensação fria de um cubo de gelo a passar na pele no verão ou o calor das mãos numa lareira no inverno.

O dispositivo portátil envia uma determinada sensação através da pele super sensível do pulso. Quando esses nervos sentem um ajuste direto da temperatura, é enviado um sinal para o cérebro, sendo assim que a magia acontece.

Alterar a temperatura de uma parte do corpo pode ter um forte impacto sobre como a pessoa se sente no geral. “Isto mostra que há muito mais sobre a sensação de temperatura, ou a experiência subjetiva da temperatura, daquilo que as pessoas realmente percebem”, diz Shames.

A produção da pulseira foi feita através de uma campanha de crowdfunding no site Kick Starter, que conseguiu quatro vezes mais daquilo a que se propunha inicialmente.

De acordo com a equipa responsável por esta ideia, a pulseira tem uma bateria recarregável, que dura mais de 25 sessões numa única carga. Neste momento, o produto já está em pré-venda por 299 dólares, cerca de 254 euros, e as entregas começam em fevereiro de 2018.

  ZAP // Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …

Alexei Navalny vence Prémio Sakharov 2021

O opositor russo Alexei Navalny é o vencedor do Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2021, anunciou o Parlamento Europeu, esta quarta-feira. Alexei Navalny foi nomeado pelos grupos políticos PPE e Renovar a Europa devido …