Há uma nova fraude por SMS e redes sociais. Desta vez, com a carta de condução

2

Governo da República Portuguesa

Novo modelo de carta de condução (espécimen)

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) alerta para tentativas de fraude que estão a ser realizadas através das redes sociais e do telemóvel, por via de SMS, com a obtenção da carta de condução.

O esquema fraudulento passa por enviar mensagens, como se fossem do IMT, através de redes sociais ou de SMS para os telemóveis das vítimas, a garantir a obtenção da carta de condução a troco de uma quantia em dinheiro.

O IMT alerta que se trata de uma fraude, uma vez que “não efectua a comunicação do pagamento de qualquer um dos seus serviços através destes meios”. Assim, o Instituto recomenda, num alerta divulgado online, que “não deve proceder, em momento algum, ao pagamento solicitado“.

“Sempre que estas situações são detectadas, são comunicadas às autoridades de investigação para apuramento de responsabilidade criminal”, aponta ainda o IMT.

“Quando detectar ou se deparar com mensagens suspeitas que indiciam um esquema fraudulento para a obtenção da carta de condução, deve comunicar às autoridades de investigação criminal”, recomenda também o Instituto responsável pela emissão das cartas de condução.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Esta fraude já está no ar há muitos meses, só agora reparam? O Facebook desde há meses que tem anúncios pagos (patrocinados) com indicações sobre como obter rapidamente carta de condução portuguesa. Lamentável que as autoridades respetivas não tenham desde logo iniciado investigações para apurar a responsabilidade e autoria destes anúncios. Lamentável também que a empresa Meta proprietária do Facebook, publique tudo que dê lucro, desde contrafação, sexo, agiotagem, etc etc. O capitalismo selvagem no seu melhor.

  2. É verdade, não faltam fraudes na internet… Usam logotipos de empresas e até fotografias de figuras públicas como por exemplo políticos… Crimes, muitos crimes praticados!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.