Ninguém está feliz todos os dias, a toda a hora. Há formas de perceber quando o outro está mal – mesmo quando diz que “está tudo bem”.
“Altos e baixos”. É uma expressão muito conhecida e que retrata muito bem qualquer relação amorosa – e outras relações
Porque ninguém é feliz a todo o dia, a toda a hora, há fases em que uma das pessoas (ou ambas) não está feliz na sua relação.
E há sinais de alerta. Há frases que costumamos dizer quando não estamos felizes.
Aqui fica uma lista de 9 dessas frases, à boleia do portal Your Tango.
“Está tudo bem” – esta deve ser a mais comum. A pessoa finge, e se calhar convence-se, que está tudo bem. Mas não está. Quando a outra pessoa repara, pergunta algo, e a resposta é “estou óptima”, pode ser um caso de comunicação passivo-agressivo indirecta.
“Estás a exagerar” – outra muito frequente. Muitas vezes, se dizemos que a outra pessoa é que está a ter uma reacção muito emocional, as nossas emoções é que estão no fundo.
“És tão carente” – diminuir os sentimentos da outra pessoa não é boa ideia. É deixar a sensação de que as suas necessidades não importam. E, mais do que isso, muitas vezes quem diz que a outra pessoa está carente é exactamente quem está mais carente na relação.
“Não consigo continuar isto” – esta é evidente. Pode ser sinal de que um dos pés já está fora de casa. Também pode ser uma ameaça, uma “arma” utilizada durante uma discussão mais acesa.
“Não me conheces” – aqui é mau sinal. Se for real, é mau. A pessoa sente que é algo garantido para o parceiro, que já não lhe dá valor e nem está atento.
“Queixas-te sempre das mesmas coisas” – devolver a energia negativa quando quem está mais negativo somos nós (mas passamos a ideia de que o problema é o outro).
“A culpa é toda tua” – segue o contexto da frase anterior. A insatisfação está lá, é óbvio, mas a pessoa insatisfeita culpa o outro lado por isso.
“Não é nada especial” – pode ser sinal de que há, de facto, algo muito errado, mas a pessoa já nem está ligada à relação, por isso já nem lhe interessa falar sobre isso. Já não há compromisso.
“Lamento que sintas isso” – a pessoa está infeliz mas não assume responsabilidade pelo seu próprio comportamento e pelo rumo da relação. É uma tentativa de se desculpar. Na prática nem lamenta nada em relação ao outro lado; está a tentar esquivar-se.