Franquista planeava matar Sánchez, mas foi tramado pelo Whatsapp e preso

Mariscal / EPA

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol

A polícia da Catalunha deteve Manuel Murillo Sánchez, de 63 anos, que planeava assassinar Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol.

Manuel Murillo Sánchez, de 63 anos, queria matar Pedro Sánchez, o primeiro-ministro espanhol. Para isso, o atirador, que não concorda com a exumação dos restos mortais do ditador Francisco Franco do Vale dos Caídos, pediu ajuda logística num grupo de WhatsApp. No entanto, o seu plano não correu como o previsto, adianta a TSF.

um dos membros do grupo de WhatsApp decidiu frustrar os planos do atitador, avisando a polícia catalã das intenções de Manuel Murillo Sánchez. O indivíduo acabou por ser capturado em Terrassa, perto de Barcelona.

Segundo conta o jornal espanhol Público, o homem era vigilante de segurança privada e tinha na sua residência 16 armas de fogo, incluindo espingardas de grande precisão e uma metralhadora de assalto. No seu carro, guardava ainda duas pistolas, uma delas ilegal.

O indivíduo é um acérrimo admirador do ditador Franco, que ficou muito revoltado com a decisão governamental de exumar os restos mortais de Franco e retirá-los do Vale dos Caídos, em Madrid, onde se encontra sepultado. A tentativa é transformar aquele que é um memorial do regime franquista num espaço de reconhecimento das vítimas da guerra civil e da ditadura.

Sem antecedentes criminais, este adepto do franquismo não apoiou esta ideia. Além de ter planeado assassinar Pedro Sánchez, Manuel Murillo Sánchez não temia uma eventual detenção, porque dizia estar disposto a sacrificar-se por Espanha.

Atualmente, Manuel Murillo Sánchez está em prisão efetiva em Martorell, a cerca de 37 quilómetros de Barcelona, e já confessor a sua intenção de matar o primeiro-ministro espanhol.

O jornal espanhol escreve ainda que as autoridades estão agora atentas à possibilidade de outros fanáticos franquistas poderem estar a planear atentados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta uma nova estrela rodeada de "mega-estrutura alienígena"

Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova estrela cuja luminosidade varia de forma misteriosa. Uma das teorias é que possa estar rodeada de uma possível mega-estrutura extraterrestre que ofusca a luz de tempos e …

Casa Branca ameaça voltar a retirar credencial de jornalista da CNN

A Casa Branca enviou domingo uma carta ao jornalista da CNN a quem tinha retirado e voltado a dar a acreditação, ameaçando que o voltará a suspender logo que caduque a ordem judicial. A administração Trump …

Telejornais são poucos rigorosos a noticiar violência doméstica e tendem a justificar o crime

Os telejornais são poucos rigorosos a noticiar a violência doméstica, tendendo a "justificar" este tipo de crime. Esta é a conclusão de um estudo da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) que aconselha as …

Carlos Ghosn, presidente da Renault-Nissan, preso no Japão

O presidente do conselho de administração da Nissan Motor Co, o franco-brasileiro Carlos Ghosn, foi detido esta segunda-feira em Tóquio após uma investigação das autoridades japonesas por alegadas irregularidades nas suas finanças pessoais. Segundo informou a …

"O meu coração voltou a bater." Japonês casou-se com a namorada holográfica

Um japonês de 35 anos casou com uma cantora pop holográfica virtual. Akihiko Kondo revela por que prefere mulheres virtuais a reais: "Não nos engana, não envelhece e não morre." A sua paixão pelo universo anime …

Picasso encontrado na Roménia é, na verdade, um truque de publicidade

O quadro encontrado neste domingo na Roménia, que se acreditava ser o Tête d'Arlequin (Cabeça de Arlerquim) de Picasso, obra roubada em 2012 na Holanda, é, na verdade, uma cópia da tela, que foi utilizada por …

O preço do barril desce, mas o preço do gasóleo não

"Por que razão desce o preço do barril, mas não desce o preço do gasóleo?" A Associação Nacional de Transportes Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram) exige respostas ao Governo. Esta semana começa com descidas: tanto a …

Escavações em Miranda do Douro desvendam fragmentos da "Guerra do Mirandum"

Os arqueólogos que realizam escavações no antigo Castelo de Miranda do Douro descobriram, em cerca de duas semanas, importantes elementos da "Guerra do Mirandum", como uma bancada de tiro, pedaços de cerâmica e moedas. "Estamos otimistas …

Touradas: "Há deputados que têm medo do PAN"

Ainda sobre o polémico tema das touradas, Manuel Alegre diz que anda tudo com medo da esquerda urbana e aconselha cuidado aos políticos. "Um dia o campo pode revoltar-se." Em entrevista à TSF/Diário de Notícias, o …

Troço de estrada ruiu em Évora. Há quatro a cinco pessoas submersas

A Proteção Civil suspeita que quatro a cinco pessoas poderão ter ficado submersas esta segunda-feira numa pedreira na zona de Borba, no distrito de Évora, depois de uma estrada ter abatido, disse à Lusa fonte …