Franquista planeava matar Sánchez, mas foi tramado pelo Whatsapp e preso

Mariscal / EPA

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol

A polícia da Catalunha deteve Manuel Murillo Sánchez, de 63 anos, que planeava assassinar Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol.

Manuel Murillo Sánchez, de 63 anos, queria matar Pedro Sánchez, o primeiro-ministro espanhol. Para isso, o atirador, que não concorda com a exumação dos restos mortais do ditador Francisco Franco do Vale dos Caídos, pediu ajuda logística num grupo de WhatsApp. No entanto, o seu plano não correu como o previsto, adianta a TSF.

um dos membros do grupo de WhatsApp decidiu frustrar os planos do atitador, avisando a polícia catalã das intenções de Manuel Murillo Sánchez. O indivíduo acabou por ser capturado em Terrassa, perto de Barcelona.

Segundo conta o jornal espanhol Público, o homem era vigilante de segurança privada e tinha na sua residência 16 armas de fogo, incluindo espingardas de grande precisão e uma metralhadora de assalto. No seu carro, guardava ainda duas pistolas, uma delas ilegal.

O indivíduo é um acérrimo admirador do ditador Franco, que ficou muito revoltado com a decisão governamental de exumar os restos mortais de Franco e retirá-los do Vale dos Caídos, em Madrid, onde se encontra sepultado. A tentativa é transformar aquele que é um memorial do regime franquista num espaço de reconhecimento das vítimas da guerra civil e da ditadura.

Sem antecedentes criminais, este adepto do franquismo não apoiou esta ideia. Além de ter planeado assassinar Pedro Sánchez, Manuel Murillo Sánchez não temia uma eventual detenção, porque dizia estar disposto a sacrificar-se por Espanha.

Atualmente, Manuel Murillo Sánchez está em prisão efetiva em Martorell, a cerca de 37 quilómetros de Barcelona, e já confessor a sua intenção de matar o primeiro-ministro espanhol.

O jornal espanhol escreve ainda que as autoridades estão agora atentas à possibilidade de outros fanáticos franquistas poderem estar a planear atentados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Investir em peças de Lego é mais rentável que comprar ações

Hoje em dia qualquer coisa pode ser construída com Legos. Segundo um estudo de uma professora da Escola Superior de Economia da Rússia, há empresários que preferem investir nas famosas peças da Lego do que …

Sporting vs Moreirense | Bom arranque vale triunfo ao leão

O Sporting não quis deixar fugir os seus adversários directos na luta pelo título e também venceu nesta primeira jornada da segunda volta. Os “leões” receberam e bateram o Moreirense por 2-1, num jogo em …

Alemã tricotou o "cachecol dos atrasos do comboio" e agora vendeu-o por sete mil euros no eBay

A passageira alemã Claudia Weber vendeu no eBay o cachecol que tricotou durante um ano e que representa o longo tempo de espera pelo comboio que a levava ao trabalho, todos os dias. A peça é …

Duas irmãs fingiram ser homens para salvar a barbearia da família

Jyoti e Neha, irmãs de 18 e 16 anos, respetivamente, fingiram ser homens para salvar a barbearia da família, localizada no estado de Uttar Pradesh, Índia, depois de o pai adoecer em 2014 "Eu estava a …

Tesla anuncia novos despedimentos (e são mais de três mil)

O presidente executivo da Tesla afirmou que a empresa vai suprimir cerca de três mil empregos e alertou para o "caminho muito difícil que tem pela frente" para produzir carros elétricos do Modelo 3 acessíveis …

InSight da NASA prepara-se para ouvir a "pulsação" de Marte

A NASA publicou esta semana imagens do sismómetro da sonda espacial InSight, que se prepara para ouvir a "pulsação" do solo marciano.  A agência espacial norte-americana descreve regularmente através da sua conta no Twitter como …

"Africa", dos Toto, vai tocar para sempre no deserto da Namíbia

"Africa", a canção dos "Toto", hit desde que foi lançada, em 1982, está a tocar para sempre no meio de um deserto na Namíbia, no continente que lhe dá nome. A instalação artística, da autoria de …

Liv deixou a escola por causa do bullying. Hoje, aos 20 anos, tem um negócio milionário

A empresária Liv Conlon abandonou os estudos aos 16 anos porque sofria bullying, montou um negócio imobiliário e agora a sua empresa fatura mais de um milhão de libras por ano. Hoje, ajovem de Bothwell, na …

Há um avião abandonado no aeroporto de Madrid (e ninguém sabe quem é o dono)

O avião, um Mc Donnell Douglas MD87, é o único naquelas condições em Barajas. Procura-se o dono da aeronave que está em “evidente estado de abandono”, de acordo com o aeroporto. Há um avião esquecido no …

Trump cancela viagens de democrata Nancy Pelosi. "Apanhe um voo comercial"

Donald Trump obrigou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a desmarcar as viagens que tinha agendadas a Bruxelas e ao Afeganistão. Donald Trump usou o argumento do shutdown, a paralisação dos gastos …