Franquista planeava matar Sánchez, mas foi tramado pelo Whatsapp e preso

Mariscal / EPA

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol

A polícia da Catalunha deteve Manuel Murillo Sánchez, de 63 anos, que planeava assassinar Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol.

Manuel Murillo Sánchez, de 63 anos, queria matar Pedro Sánchez, o primeiro-ministro espanhol. Para isso, o atirador, que não concorda com a exumação dos restos mortais do ditador Francisco Franco do Vale dos Caídos, pediu ajuda logística num grupo de WhatsApp. No entanto, o seu plano não correu como o previsto, adianta a TSF.

um dos membros do grupo de WhatsApp decidiu frustrar os planos do atitador, avisando a polícia catalã das intenções de Manuel Murillo Sánchez. O indivíduo acabou por ser capturado em Terrassa, perto de Barcelona.

Segundo conta o jornal espanhol Público, o homem era vigilante de segurança privada e tinha na sua residência 16 armas de fogo, incluindo espingardas de grande precisão e uma metralhadora de assalto. No seu carro, guardava ainda duas pistolas, uma delas ilegal.

O indivíduo é um acérrimo admirador do ditador Franco, que ficou muito revoltado com a decisão governamental de exumar os restos mortais de Franco e retirá-los do Vale dos Caídos, em Madrid, onde se encontra sepultado. A tentativa é transformar aquele que é um memorial do regime franquista num espaço de reconhecimento das vítimas da guerra civil e da ditadura.

Sem antecedentes criminais, este adepto do franquismo não apoiou esta ideia. Além de ter planeado assassinar Pedro Sánchez, Manuel Murillo Sánchez não temia uma eventual detenção, porque dizia estar disposto a sacrificar-se por Espanha.

Atualmente, Manuel Murillo Sánchez está em prisão efetiva em Martorell, a cerca de 37 quilómetros de Barcelona, e já confessor a sua intenção de matar o primeiro-ministro espanhol.

O jornal espanhol escreve ainda que as autoridades estão agora atentas à possibilidade de outros fanáticos franquistas poderem estar a planear atentados.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa condiciona extensão do Brexit para além de 23 de maio à aprovação do acordo

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu esta quinta-feira que uma extensão do Brexit para além de 23 de maio implica a ratificação do Acordo de Saída pelo Parlamento britânico ou a realização de eleições europeias no …

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer influencia risco de desenvolver a doença

Ter avós, tios ou primos com Alzheimer aumenta a probabilidade de desenvolver a doença, concluiu um estudo recente que avaliou a história familiar de mais de 280 mil pessoas. Na última década, vários estudos indicaram a …

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a nova lei da paridade (mas com alguns parêntesis)

O Presidente da República promulgou a nova Lei da Paridade. A lei estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais têm de assegurar a representação …

Cientistas descobrem o que provocou três eras glaciais na Terra

Cientistas estadunidenses calcularam que um evento geológico repetido deu origem às três últimas eras glaciais no nosso planeta, a última das quais ainda mantém o seu gelo nas regiões polares. Segundo a revista Science, a responsável …

A Terra pode guardar um Oumuamua no seu interior

Uma parte da terra que pisamos poderia vir, literalmente, de outras regiões da galáxia - áreas muito distantes do local onde o planeta está localizado e que para chegar até aqui teriam que viajar anos-luz …

Há um planeta mais próximo da Terra do que Vénus

A partir do Sol, a ordem dos primeiros planetas começa com Mercúrio, depois Vénus e depois a Terra. Então, Vénus é o planeta mais próximo do nosso? A resposta é: depende. Uma equipa de cientistas acaba …

O fim das consolas está à vista. Google lança serviço de videojogos na "nuvem"

A Google apresentou o seu novo serviço de jogos na "nuvem", Stadia, na Game Developers Conference (GDC), em São Francisco. O serviço não precisa de nenhuma consola e pode ser jogado em qualquer plataforma. O CEO …

Câmaras escondidas em hotéis filmavam hóspedes sem consentimento

O escândalo foi revelado na Coreia do Sul, onde dois homens foram presos por esconder câmaras em hotéis, que transmitiam as imagens em direto para um site, onde havia quem pagasse dinheiro para ver as …

Mesquita Nunes quer ser feliz (e que haja espaço nos partidos para quem tem vida profissional)

Adolfo Mesquita Nunes defende que "tem de haver espaço nos partidos para quem tem vida profissional". O antigo vice-presidente do CDS/PP apresentou a sua demissão do partido para assumir funções na administração da Galp. "Tem a …

Finlandeses são o povo mais feliz do mundo

A Finlândia lidera, pelo segundo ano consecutivo, um ranking da ONU das populações mais felizes, onde os investigadores dizem que os níveis de felicidade no mundo estão a diminuir. O Relatório Mundial sobre a Felicidade de …