França vai integrar valores do tráfico de droga nas contas do PIB

Esta terça-feira, o Instituto de Estatística francês anunciou que decidiu integrar o tráfico de droga no cálculo do Produto Interno Bruto, o que pode levar a uma revisão em “alta ligeira” deste indicador no país.

O Instituo Nacional de Estatística e Estudos Económicos (INSEE) francês anunciou em comunicado que irá “considerar o consumo de estupefacientes e as atividades ligadas a este consumo no território nacional”.

Feita a pedido do instituto europeu de estatística (Eurostat), esta consideração é destinada a alinhar as estatísticas do país com as de outros países europeus. Mas, avança o Negócios, esta consideração vai levar a “uma revisão em muito ligeira alta do nível do PIB”.

Ronan Mahieu, diretor do departamento de contas nacionais do Instituto, adiantou à AFP que se tratam de “revisões marginais”, evocando o número de “alguns milhares de milhões” de euros a somar ao PIB francês. “Isto não vai influenciar o número do crescimento” em 2017, afirmou.

Esta decisão surge na sequência de um debate lançado pelo Eurostat em 2013, em que a agência estatística europeia solicitou aos Estados membros que integrassem as atividades como o tráfico de droga e a prostituição nas estatísticas nacionais, argumentando que se tratavam de transações comerciais consentidas livremente.

Muitos países decidiram integrar estas novas normas com o objetivo de harmonizar os dados fornecidos pelos países europeus, uma vez que estas atividades são consideradas legais em alguns Estados, como os Países Baixos, o que aumenta o seu PIB, e ilegais em outros, avança o jornal.

Sempre que aplicado, este novo sistema traduziu-se na revisão em alta do valor do PIB dos países. Por seu turno, o INSEE tinha já aceite considerar as receitas do tráfico de droga no ‘rendimento nacional bruto’, destinado a determinar a contribuição da França para o orçamento da União Europeia, mas não no PIB.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Franceses fizerem a besteira de não eleger socialistas para o governo, sempre que se é menos socialista a economia piora, estão tentando maquiar a piora da economia, só isto, mais nada.

RESPONDER

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …

Família de ativista saudita teme que esteja a ser torturada na prisão

Familiares de uma importante ativista dos direitos das mulheres da Arábia Saudita, detida desde maio de 2018, temem que esteja a ser torturada na prisão, uma vez que não dá notícias há vários meses. Loujain al-Hathloul, …

Governo disponível para retomar reuniões no Infarmed (mas nega falta de informação)

O Governo manifestou esta quinta-feira “abertura para retomar as reuniões” no Infarmed sobre o ponto de situação da epidemia de covid-19, mas rejeitou falhas na informação ao parlamento e aos partidos. Na conferência de imprensa do …

Israel e Emirados Árabes Unidos alcançam "acordo histórico" mediado pelos Estados Unidos

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira que Israel e os Emirados Árabes Unidos concordaram em estabelecer relações diplomáticas plenas, como parte de um acordo para impedir a anexação israelita de terras ocupadas pelos …

Em contingência, Câmaras de Lisboa passam a definir horários do comércio. O (pouco) que muda este sábado

A generalidade de Portugal continental continuará em situação de alerta e a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência até ao final do mês devido à pandemia de covid-19, anunciou o Governo. Segundo explicou esta …