França vai integrar valores do tráfico de droga nas contas do PIB

Esta terça-feira, o Instituto de Estatística francês anunciou que decidiu integrar o tráfico de droga no cálculo do Produto Interno Bruto, o que pode levar a uma revisão em “alta ligeira” deste indicador no país.

O Instituo Nacional de Estatística e Estudos Económicos (INSEE) francês anunciou em comunicado que irá “considerar o consumo de estupefacientes e as atividades ligadas a este consumo no território nacional”.

Feita a pedido do instituto europeu de estatística (Eurostat), esta consideração é destinada a alinhar as estatísticas do país com as de outros países europeus. Mas, avança o Negócios, esta consideração vai levar a “uma revisão em muito ligeira alta do nível do PIB”.

Ronan Mahieu, diretor do departamento de contas nacionais do Instituto, adiantou à AFP que se tratam de “revisões marginais”, evocando o número de “alguns milhares de milhões” de euros a somar ao PIB francês. “Isto não vai influenciar o número do crescimento” em 2017, afirmou.

Esta decisão surge na sequência de um debate lançado pelo Eurostat em 2013, em que a agência estatística europeia solicitou aos Estados membros que integrassem as atividades como o tráfico de droga e a prostituição nas estatísticas nacionais, argumentando que se tratavam de transações comerciais consentidas livremente.

Muitos países decidiram integrar estas novas normas com o objetivo de harmonizar os dados fornecidos pelos países europeus, uma vez que estas atividades são consideradas legais em alguns Estados, como os Países Baixos, o que aumenta o seu PIB, e ilegais em outros, avança o jornal.

Sempre que aplicado, este novo sistema traduziu-se na revisão em alta do valor do PIB dos países. Por seu turno, o INSEE tinha já aceite considerar as receitas do tráfico de droga no ‘rendimento nacional bruto’, destinado a determinar a contribuição da França para o orçamento da União Europeia, mas não no PIB.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Franceses fizerem a besteira de não eleger socialistas para o governo, sempre que se é menos socialista a economia piora, estão tentando maquiar a piora da economia, só isto, mais nada.

RESPONDER

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …