França vai devolver quadro de Klimt roubado pelos nazis a família judaica

França vai restituir um quadro de Klimt aos descendentes de uma colecionadora judia que foi espoliada pelos nazis, anunciou a ministra da Cultura francesa.

A obra, adquirida pelo Estado francês na década de 1980 e que está atualmente em exposição no Museu d’Orsay, em Paris, vai ser devolvido depois da aprovação e consequente promulgação de um projeto-lei que vai enquadrar a restituição de obras que figuram em instituições públicas, com o propósito de “reconhecer o sofrimento e os crimes” que a família sofreu.

“Esta decisão é necessária e essencial. ‘Rose Bushes Under Trees’ é um quadro, não consegue falar, mas irá para sempre carregar consigo aqueles destinos trágicos, aquelas vidas destruídas“, disse Roselyne Bachelot durante uma conferência de imprensa esta segunda-feira.

“Hoje sabemos que se trata efetivamente de uma obra que foi expropriada na Áustria em agosto de 1938”, disse ainda a ministra francesa.

A proprietária do quadro era Nora Stiasny, uma colecionadora e sobrinha de uma figura relevante da burguesia judia austro-húngara e que foi morta num campo de concentração em 1942, vítima dos horrores perpetrados pelos nazis durante o Holocausto.

Gustav Klimt (1862-1918) foi um pintor simbolista austríaco, líder do Movimento da Secessão de Viena. Os seus trabalhos mais famosos pertencem à chamada “fase dourada”, em que utilizou folhas de ouro e retratou sobretudo mulheres adornadas por pequenos objetos e formas geométricas, cujo melhor exemplo é o famoso “O Beijo”.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.