França vai devolver quadro de Klimt roubado pelos nazis a família judaica

França vai restituir um quadro de Klimt aos descendentes de uma colecionadora judia que foi espoliada pelos nazis, anunciou a ministra da Cultura francesa.

A obra, adquirida pelo Estado francês na década de 1980 e que está atualmente em exposição no Museu d’Orsay, em Paris, vai ser devolvido depois da aprovação e consequente promulgação de um projeto-lei que vai enquadrar a restituição de obras que figuram em instituições públicas, com o propósito de “reconhecer o sofrimento e os crimes” que a família sofreu.

“Esta decisão é necessária e essencial. ‘Rose Bushes Under Trees’ é um quadro, não consegue falar, mas irá para sempre carregar consigo aqueles destinos trágicos, aquelas vidas destruídas“, disse Roselyne Bachelot durante uma conferência de imprensa esta segunda-feira.

“Hoje sabemos que se trata efetivamente de uma obra que foi expropriada na Áustria em agosto de 1938”, disse ainda a ministra francesa.

A proprietária do quadro era Nora Stiasny, uma colecionadora e sobrinha de uma figura relevante da burguesia judia austro-húngara e que foi morta num campo de concentração em 1942, vítima dos horrores perpetrados pelos nazis durante o Holocausto.

Gustav Klimt (1862-1918) foi um pintor simbolista austríaco, líder do Movimento da Secessão de Viena. Os seus trabalhos mais famosos pertencem à chamada “fase dourada”, em que utilizou folhas de ouro e retratou sobretudo mulheres adornadas por pequenos objetos e formas geométricas, cujo melhor exemplo é o famoso “O Beijo”.

  ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …

É um pássaro? É um avião? Não, é uma estrada de drones

Várias empresas estão a juntar-se ao governo de Israel na criação de sistemas de entregas através de drones. O objectivo final é ter uma estrada destes aparelhos nos céus. Num futuro próximo, as estradas podem estar …

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Até agora, o programa IVAucher devolveu 5,55 milhões de euros aos consumidores, foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças. De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, desde 1 de outubro foram efetuadas 609.560 …

Bloco já enviou as nove propostas ao Governo. Cinco são alterações ao Código do Trabalho

O Bloco já enviou ao Governo a redação das nove propostas para as negociações do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), cinco das quais são alterações ao Código do Trabalho que terão de ser efetivadas …

Bielorrússia expulsa embaixador francês

O embaixador francês na Bielorrússia deixou o país este domingo, depois de as autoridades bielorrussas o terem mandado embora, sem especificar o motivo.  "O Ministério das Relações Exteriores da Bielorússia exigiu que o embaixador partisse antes …

Grupo 400 Mowozo apontado como responsável pelo rapto de 17 missionários estrangeiros no Haiti

Grupo raptado era composto por 14 adultos e três crianças que se encontravam em território haitiano no quadro de uma missão de solidariedade dinamizada pela Christian Aid Ministries. Um grupo armado intitulado 400 Mawozo, considerado um …