França proíbe utilização do telemóvel mesmo com o carro parado

3

Os condutores franceses só podem atender o telemóvel caso estejam estacionados nos devidos lugares de estacionamento e com o motor desligado.

Segundo o Observador, depois de já terem imposto uma série de penalizações para todos os condutores que fossem apanhados a conduzir e a falar ao telemóvel, as autoridades francesas decidiram agora alargar a proibição aos momentos em que o condutor está com o carro imobilizado na estrada e com o telemóvel na mão.

O agravamento destas medidas surge na sequência de uma decisão de um tribunal francês, em resposta a um recurso apresentado por um condutor, depois de este ter sido multado por ter imobilizado o carro numa rotunda, com os quatro piscas ligados, para atender uma chamada.

Sustentando a sua argumentação na formulação da lei, que afirmava que os telemóveis não podem ser utilizados “com o carro em circulação”, o homem conseguiu ver os seus argumentos reconhecidos pelo tribunal.

De acordo com a imprensa francesa, a única exceção que agora permite aos condutores continuarem ao telefone, quando sentados ao volante, é nos casos em que estejam estacionados em locais assinalados para o efeito e com o motor da viatura desligado.

Esta exigência visará não só reduzir o número de acidentes nas estradas, resultantes da utilização do telemóvel, como também impedir a imobilização extemporânea do veículo, muitas vezes em locais onde acaba por condicionar o normal fluxo do trânsito.

Caso não respeitem as novas normas, os condutores serão obrigados a pagar, na hora, uma coima cujo valor mínimo ronda os 135 euros e perdem pontos na carta. Estas sanções só não serão aplicadas no caso do condutor em questão estar envolvido num acidente ou numa situação de emergência, escreve o jornal online.

ZAP // Bom Dia

3 Comments

  1. O que? Não tinham chegado a conclusão que alguém ia parar o caso seja onde for para atender o telémovel? A seguir também vão chegar a conclusão que se calhar toda a burocracia Francesa também não é lá grande espingarda.

    • Pois, a burocracia Francesa está mal, mas pelo menos já fizeram alguma coisa. Aqui em Portugal deve ser preciso matar alguém do governo ou afins para encomendar um estudo para estudar o estudo do estudo que estuda o que já sabem hà muito tempo…. O USO DE TELEMÓVEL NA CONDUÇÃO É PRINCIPAL CAUSA DO AUMENTO DA SINISTRALIDADE RODOVIÁRIA.
      A brigada de investigação de acidentes rodoviários da GNR já disse…. Muitos dos acidentes inexplicáveis (choques frontais em reta, despistes a alta velocidade, mudanças bruscas de direção, etc.) com vitimas mortais, aumentou devido a causas inexplicáveis e muitas vezes não foram detetados níveis altos de consumo de álcool…… (Só procuraram essa causa….. )

      • Concordo. Talvez a diferença entre nós e a França é que eles são mais visíveis. Nós se calhar ainda temos mais burocracia e outros problemas só que ninguém veio cá verificar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.