França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

joseluiscel / Flickr

Um avião militar Eurofighter EF-200 espanhol

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, anunciou esta segunda-feira o Ministério da Defesa francês.

Esta fase, denominada como ‘fase 1B’, prevê o investimento de cerca de 3,5 mil milhões de euros, divididos igualmente pelos três países entre 2021 e 2024, para o desenvolvimento da ‘fase 2’, uma demonstração da nova geração de aviões de combate europeus para determinar a fiabilidade das tecnologias utilizadas, prevista para começar a voar em 2027.

O projeto inclui também o desenvolvimento de drones (veículos aéreos não tripulados) e sistemas eletrónicos avançados para formar uma “nuvem de combate” entre outros meios militares envolvidos numa operação, com o envolvimento de empresas europeias como a Airbus, Dassault e Indra, noticiou a agência Lusa.

Após meses de discussão entre os Governos e empresas dos três países, o acordo é “equilibrado entre os diferentes parceiros para a próxima fase”, afirmou a ministra da Defesa da França, Florence Parly, em declaração conjunta com as suas homólogas alemã e espanhola, Annegret Kramp-Karrenbauer e Margarita Robles, respetivamente.

O acordo terá de ser ratificado pelo Parlamento alemão até ao final do mês de junho, de forma a aprovar o financiamento do país no programa. O projeto foi lançado em 2017 pela França e Alemanha, com a Espanha a aderir pouco depois, visando substituir o atual Eurofighter (desenvolvido por países europeus) e os caças franceses Rafale até 2040.

“O esquema de cooperação acordado oferece uma oportunidade inédita para reforçar as capacidades industriais dos três países participantes, assegurando a competitividade do novo sistema”, acrescentou a declaração.

Os três ministérios concluíram que o programa “reforçará consideravelmente o estatuto da Europa” no setor da Defesa e permitirá aos três parceiros agir “de forma soberana” na sua defesa estratégica.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …