/

França cria aplicação para rastrear a disseminação de Covid-19

A França está a desenvolver uma aplicação móvel de rastreamento para detetar cadeias de transmissão do coronavírus e ajudar a limitar a sua propagação.

Segundo noticiou o Engadged, caso o utilizador se aproxime ou tenha estado em contacto com alguém testado positivo para a Covid-19, a aplicação – designada StopCovid e que utilizará o Bluetooth para funcionar -, o informará e incentivará a fazer o teste.

Os responsáveis pela criação da aplicação estão a cooperar com o projeto Pan-European Privacy-Preserving Proximity Tracing (PEPP-PT), destinado a respeitar os dados dos utilizadores. A aplicação terá igualmente código aberto para incentivar inspeções.

Ainda assim, o TechCrunch advertiu que as preocupações com a privacidade permanecem, visto que não se sabe se a StopCovid será centralizada ou não. Se sim, existe o risco de que ‘hackers’ possam combinar identificadores anónimos com nomes reais. E a preocupação de que o Governo possa usar essa tecnologia para outros fins.

Espera-se uma versão protótipo da aplicação esteja pronta em três a seis semanas, o que pode ser relativamente tarde no surto. Nesse caso, poderá ser utilizada para ajudar a impedir o ressurgimento do vírus após o surto inicial.

O secretário de Estado da Economia Digital, Cédric O, alertou que a aplicação pode não chegar ao público se os obstáculos técnicos com o Bluetooth não forem superados. Porém, caso esta tecnologia seja bem-sucedida, outros países podem seguir o exemplo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.