França cria aplicação para rastrear a disseminação de Covid-19

A França está a desenvolver uma aplicação móvel de rastreamento para detetar cadeias de transmissão do coronavírus e ajudar a limitar a sua propagação.

Segundo noticiou o Engadged, caso o utilizador se aproxime ou tenha estado em contacto com alguém testado positivo para a Covid-19, a aplicação – designada StopCovid e que utilizará o Bluetooth para funcionar -, o informará e incentivará a fazer o teste.

Os responsáveis pela criação da aplicação estão a cooperar com o projeto Pan-European Privacy-Preserving Proximity Tracing (PEPP-PT), destinado a respeitar os dados dos utilizadores. A aplicação terá igualmente código aberto para incentivar inspeções.

Ainda assim, o TechCrunch advertiu que as preocupações com a privacidade permanecem, visto que não se sabe se a StopCovid será centralizada ou não. Se sim, existe o risco de que ‘hackers’ possam combinar identificadores anónimos com nomes reais. E a preocupação de que o Governo possa usar essa tecnologia para outros fins.

Espera-se uma versão protótipo da aplicação esteja pronta em três a seis semanas, o que pode ser relativamente tarde no surto. Nesse caso, poderá ser utilizada para ajudar a impedir o ressurgimento do vírus após o surto inicial.

O secretário de Estado da Economia Digital, Cédric O, alertou que a aplicação pode não chegar ao público se os obstáculos técnicos com o Bluetooth não forem superados. Porém, caso esta tecnologia seja bem-sucedida, outros países podem seguir o exemplo.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Passar muito tempo no Espaço pode aumentar o risco de danos cerebrais

Um novo estudo mostra que os astronautas que passam longas temporadas no Espaço têm mais probabilidade de vir a ter danos cerebrais. Em comunicado, a equipa de cientistas responsável pela investigação explicou ter seguido cinco astronautas …

Físicos fazem medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão

Uma equipa de físicos fez a medição mais precisa do mundo da idade de um neutrão. Este avanço da Física pode ajudar a responder a perguntas sobre o Universo primitivo. Já sabemos - com uma incerteza …

O "telescópio que comeu a astronomia" vai olhar para a Idade das Trevas do Universo

Astrónomos da NASA vão usar o Telescópio Espacial James Webb para olhar para trás no tempo até à Idade das Trevas do Universo. Alguns chamaram o Telescópio Espacial James Webb da NASA de "telescópio que comeu …

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …