Joel Sartore está a tentar documentar 12 mil espécies que se encontram em cativeiro, a maioria em vias de extinção, antes que desapareçam da Terra.
Tal como Noé, a mítica personagem bíblica que junta todas as espécies numa arca, Joel Sartore está a seguir-lhe as pisadas mas através da fotografia.
O fotógrafo da National Geographic encontra-se numa longa caminhada, que dura já há dez anos, para documentar 12 mil espécies em cativeiro antes que estas desapareçam do nosso planeta.
De acordo com alguns estudos, estamos a passar pela sexta extinção em massa, sendo que 30% a 50% das espécies a nível mundial vão extinguir-se até ao final do século.
Com o objetivo de aumentar a consciencialização para esta situação, uma vez que a maioria se encontra já em vias de extinção, Sartore começou a estudar as obras de grandes autores como, por exemplo, James Audubon.
O naturalista tentou pintar todas as espécies de aves do continente americano e, através do seu trabalho, o fotógrafo encontrou inspiração para fazer algo semelhante.
Para já, o fotógrafo já visitou 250 jardins zoológicos, aquários, centros de reabilitação animal e outros locais, onde fotografou 5.600 espécies. Ainda faltam 6.400 para cumprir o objetivo.
Como seria de esperar, este não é um trabalho fácil porque os “modelos” são tudo menos previsíveis. Por isso, Sartore monta um pequeno estúdio e fotografa os animais da forma mais rápida que conseguir.
“Eles não se sentam e raramente prestam atenção. (…) É tudo uma questão de sorte e esperar que eles olhem na minha direção algumas vezes”, conta.
Para fazer com que o seu trabalho chegue mais longe, Sartore já publicou livros, fez discursos, workshops e até já viu algumas das suas fotografias serem projetadas no Empire State Building, em Nova Iorque, e na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
O artista espera fazer este percurso até ao fim da sua vida, até porque todos os dias são uma nova aventura.
“Quando as pessoas me perguntam qual é o meu animal preferido para fotografar, respondo sempre que é o próximo”, conclui.
ZAP / HypeScience