/

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

2

NASA / ESA / Hubble / D. Coe et al.

O aglomerado de galáxias Abell 2813

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta.

A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto faz com que a luz se curve. A fotografia do aglomerado de galáxias Abell 2813, captada pelo telescópio espacial Hubble, demonstra este fenómeno.

Na imagem, é possível observar algumas formas crescentes entre as espirais, pontos e objetos ovais do aglomerado – que correspondem a galáxias. Os arcos de luz não são galáxias curvadas, mas sim exemplos das chamadas lentes gravitacionais.

Segundo o Sci-News, o fenómeno comprova a Teoria da Relatividade Geral, elaborada pelo físico Albert Einstein há mais de um século.

De acordo com a teoria, tanto a energia quanto a matéria fazem o “tecido” do espaço-tempo distorcer, e a curvatura gerada nessa interação física resulta na força da gravidade. Assim, de acordo com o cientista alemão, objetos com campos gravitacionais fortes são capazes de desviar a trajetória da luz.

É por isso que esta fotografia mostra riscos em “S”: estas formas são luzes de galáxias ainda mais distantes do que o Abell 2813. Uma vez que essas luzes passam pelo aglomerado de galáxias, que concentra muita massa, acabam por ser distorcidas e assumem diferentes formatos.

No fundo, sintetiza a NASA, o aglomerado de galáxias é tão grande que age como uma lente gravitacional, dobrando a luz das galáxias mais distantes em seu redor. As distorções podem aparecer de muitas maneiras diferentes, como linhas longas ou arcos.

A imagem é uma compilação de observações feitas com a Advanced Camera for Surveys e a Wide Field Camera 3.

Liliana Malainho, ZAP //

2 Comments

  1. Penso que o Pai Natal também está envolvido na descoberta! Seria importante rever as refutações relativas ao tema da dita teoria que não passa disso, contrariamente aquilo que se assume como ciência de verdade, que seria descobrir, investigar e qualificar, discutir e refutar. Mas parece que desde esse senhor Einstein que ninguém pode falar… Não pensem não…

    • O senhor têm alguma teoria melhor, que explique o funcionamento do espaço relativamente (ou não) ao tempo? Este senhor criou e desenvolveu a sua teoria, uma maneira nova e única de perceber tudo o que nos rodeia. Ele foi criticado quando tentou explicar a sua teoria, hoje dezenas e dezenas de anos depois nos continuamos a perceber aos poucos que ele estava certo. Não entendo sequer qual o motivo para o estar a julgar.
      Se tiver algumas duvidas sobre esta matéria, eu posso explicar.
      Aproveito para informar que depois deste senhor ja existiram varios outros cientistas com teorias igualmente inovadoras. Eu acho sinceramente que devia estudar um pouco mais antes de comentar algo desse género.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.