Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

NASA / ESA / Hubble / D. Coe et al.

O aglomerado de galáxias Abell 2813

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta.

A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto faz com que a luz se curve. A fotografia do aglomerado de galáxias Abell 2813, captada pelo telescópio espacial Hubble, demonstra este fenómeno.

Na imagem, é possível observar algumas formas crescentes entre as espirais, pontos e objetos ovais do aglomerado – que correspondem a galáxias. Os arcos de luz não são galáxias curvadas, mas sim exemplos das chamadas lentes gravitacionais.

Segundo o Sci-News, o fenómeno comprova a Teoria da Relatividade Geral, elaborada pelo físico Albert Einstein há mais de um século.

De acordo com a teoria, tanto a energia quanto a matéria fazem o “tecido” do espaço-tempo distorcer, e a curvatura gerada nessa interação física resulta na força da gravidade. Assim, de acordo com o cientista alemão, objetos com campos gravitacionais fortes são capazes de desviar a trajetória da luz.

É por isso que esta fotografia mostra riscos em “S”: estas formas são luzes de galáxias ainda mais distantes do que o Abell 2813. Uma vez que essas luzes passam pelo aglomerado de galáxias, que concentra muita massa, acabam por ser distorcidas e assumem diferentes formatos.

No fundo, sintetiza a NASA, o aglomerado de galáxias é tão grande que age como uma lente gravitacional, dobrando a luz das galáxias mais distantes em seu redor. As distorções podem aparecer de muitas maneiras diferentes, como linhas longas ou arcos.

A imagem é uma compilação de observações feitas com a Advanced Camera for Surveys e a Wide Field Camera 3.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Penso que o Pai Natal também está envolvido na descoberta! Seria importante rever as refutações relativas ao tema da dita teoria que não passa disso, contrariamente aquilo que se assume como ciência de verdade, que seria descobrir, investigar e qualificar, discutir e refutar. Mas parece que desde esse senhor Einstein que ninguém pode falar… Não pensem não…

    • O senhor têm alguma teoria melhor, que explique o funcionamento do espaço relativamente (ou não) ao tempo? Este senhor criou e desenvolveu a sua teoria, uma maneira nova e única de perceber tudo o que nos rodeia. Ele foi criticado quando tentou explicar a sua teoria, hoje dezenas e dezenas de anos depois nos continuamos a perceber aos poucos que ele estava certo. Não entendo sequer qual o motivo para o estar a julgar.
      Se tiver algumas duvidas sobre esta matéria, eu posso explicar.
      Aproveito para informar que depois deste senhor ja existiram varios outros cientistas com teorias igualmente inovadoras. Eu acho sinceramente que devia estudar um pouco mais antes de comentar algo desse género.

RESPONDER

Marcelo convida Ramalho Eanes para presidir comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O presidente da República em funções, Marcelo Rebelo de Sousa, convidou o ex-presidente da República Ramalho Eanes para presidir as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. O convite dirigido ao general Ramalho Eanes, um …

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve

Vacinas contra a covid-19 para menores de 16 anos podem ser aprovadas em breve. Contudo, os especialistas têm dúvidas em relação à necessidade de vacinar os mais jovens. Atualmente há apenas uma vacina contra a covid-19, …

Netanyahu não conseguiu formar Governo em Israel. Segue-se Lapid

Esta quarta-feira, Reuven Rivlin, Presidente de Israel, chamou Yair Lapid, líder do partido Yesh Atid, para lhe entregar a responsabilidade de formar um Governo que consiga o apoio do Knesset (Parlamento). O partido de Yair Lapid, …

Almofada de prevenção contra a pandemia. Câmara de Lisboa quer pedir 20 milhões à banca

A Câmara Municipal de Lisboa quer contrair um empréstimo de 20 milhões de euros junto do BPI, uma almofada de prevenção para fazer face às despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19. O Público …

Resort Zmar

BES, falência e um fundo abutre. Resort Zmar "deve 60 milhões de euros ao Estado"

Os proprietários das casas privadas do empreendimento turístico Zmar, na Zambujeira do Mar, em Odemira, continuam a protestar contra o alojamento de imigrantes por causa da covid-19. Isto numa altura em que se revela que …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Deputado do Bloco acusado de violência doméstica avança com queixa em tribunal

Catarina Alves, ex-namorada do deputado Luís Monteiro, acusa-o de violência doméstica. O bloquista nega as acusações e diz que vai apresentar queixa no tribunal. Luís Monteiro vai apresentar queixa contra a ex-namorada que o acusou de …

Gestão do Novo Banco vai receber bónus de 3,9 milhões em 2022

A equipa de administração do Novo Banco tem à sua espera um bónus de 3,9 milhões de euros no próximo ano. O banco registou prejuízos de 1.329 milhões de euros no ano passado. O Novo Banco …

Ainda não há planos para vacinar voluntários com AstraZeneca e J&J (nem dados sobre combinação de vacinas)

A vacinação de voluntários com menos de 60 ou 50 anos que aceitem receber as vacinas da AstraZeneca ou da Johnson & Johnson ainda não tem planos ou datas para arrancar. A Comissão de vacinação …

Celebrar ou cancelar Napoleão? 200.º aniversário da morte do imperador desperta debate em França

No 200.º aniversário da morte de Napoleão Bonaparte, o presidente francês Emmanuel Macron optou por fazer o que os seus antecessores evitaram. Ao escolher colocar uma coroa de flores esta quarta-feira no túmulo de Napoleão sob …