Uma fotografia de uma menina a beber água de um charco, na Argentina, está a provocar indignação em todo o mundo.
A imagem foi tirada no passado dia 13 de dezembro por um jornalista do site Misiones Online, Migue Ríos, junto a uma avenida na cidade de Posadas, na Argentina.
A fotografia mostra uma menina mbiá, do povo guarani, a beber água de um charco. O post publicado no facebook de Migue Ríos já obteve mais de três mil partilhas e a fotografia está a ser noticiada em todo o mundo, em diferentes meios internacionais como o El País e o Mail Online.
Numa altura em que a Argentina enfrenta uma seca extrema, este é o retrato vivido pela comunidade indígena no norte do país, na província de Misiones.
A Misiones Online explica que publicou a fotografia para chamar a atenção de um realidade bem presente há vários anos na Argentina, com “adultos a explorar crianças” que têm como função pedir esmolas. O povo em questão vive de esmolas e da venda de artesanato e, conta o jornal, há famílias inteiras a viverem nas ruas daquela cidade.
Migue Ríos esclarece, na sua publicação, que todas as crianças que se encontravam no local foram assistidas e que a divulgação da fotografia serve para sublinhar a realidade do país.