Fotografia da NASA mostra a verdadeira distância entre a Terra e a Lua

NASA / Goddard / University of Arizona

Foto captada pela sonda OSIRIS-REx mostra a distância de 384.400 quilómetros entre a Terra e a Lua

A sonda OSIRIS-REx da NASA, parte da missão de ciência planetária que partiu da Terra em setembro de 2016 para recolher informações sobre o asteróide 101955 Bennu, registou uma bela imagem da Terra e da Lua no dia 2 de outubro de 2017.

A imagem mostra a distância de 384.400 quilómetros entre o planeta e o satélite. A sonda deve regressar à Terra em 2023 e vai trazer amostras que permitirão aos cientistas entender o que aconteceu antes da formação e evolução do Sistema Solar.

“No mais alto nível filosófico, a missão do OSIRIS-REx é entender de onde viemos, já que os asteróides são reminescentes da formação do nosso Sistema Solar”, pode ler-se no site do NASA Earth Observatory. “Mas enquanto a sonda pode contar-nos algumas coisas sobre onde nós estivemos e para onde estamos a ir, também pode lembrar-nos de onde estamos neste momento”.

A fotografia foi feita com o instrumento MapCam quando a sonda estava a cerca de 5,12 milhões de quilómetros da Terra e a 5,42 milhões de quilómetros da Lua. O nosso satélite parece estar mais perto da Terra do que realmente está porque os três corpos não formam um triângulo isósceles. Foram feitas três imagens diferentes para formar esta e foi necessário tornar a Lua mais brilhante para que ficasse visível perto da Terra.

Para quem achou o fundo da imagem extremamente escuro, há uma explicação para a ausência de estrelas. Apesar de parecerem brilhantes numa noite sem nuvens, a verdade é que emitem uma luz fraca. Basta lembrar que não conseguimos vê-las durante o dia quando estamos na Terra.

A foto foi tirada pelo lado da Terra em que a luz do Sol batia, por isso, os dois corpos da imagem estão muito claros em comparação com a luz das estrelas.

Atualmente, a sonda OSIRIS-REx está muito longe e chega no mês de agosto ao asteróide 101955 Bennu, que orbita o Sol num caminho que cruza com a órbita da Terra.

PARTILHAR

RESPONDER

Joana d’Arc: a heroína injustiçada que teve um papel fundamental na Guerra dos 100 Dias

Quando entrou na adolescência, Joana d'Arc já estava com o futuro traçado, pois a sua família já tinha escolhido um rapaz para se casar com ela. Contudo, o seu destino acabou por ser outro: teve …

Farense 0-1 FC Porto | Dragão voa com recital de Corona

O FC Porto aproveitou da melhor forma o deslize do Benfica em casa com o Nacional para se isolar no segundo lugar na Liga NOS, com mais dois pontos que as “águias”. A formação portista foi …

A forma mais simples (e inovadora) de ensinar genética é... com gomas

Se um ursinho de goma vermelho tiver um filho com outro ursinho de goma amarelo, que percentagem de vermelho e amarelo terá o bebé? De acordo com um neurocientista esta poderá ser a forma perfeita …

Videojogo "The Sims 3" usado para estudar como é que psicopatas atacam as suas vítimas

Um novo estudo baseou-se no videojogo "The Sims 3" para estudar a forma como os psicopatas escolhem e atacam as suas vítimas. "The Sims" é uma série de videojogos de simulação de vida real, cujo primeiro …

"Realidade mista". Hologramas podem mudar a forma como visitamos os museus

Para milhões de crianças, ser arrastado para um museu é uma experiência dolorosa. Porém, isso pode mudar com o desenvolvimento de uma nova tecnologia de “realidade mista” (RM). A nova tecnologia de “realidade mista” (RM) pode …

Bunker nuclear da Guerra Fria à venda no Reino Unido

Um bunker da Guerra Fria localizado perto de St Agnes em Cornwall, Reino Unido, está à venda na Rightmove, o maior portal imobiliário do Reino Unido. De acordo com o jornal britânico Mirror, o bunker, …

SL Benfica 1-1 CD Nacional | Insulares apagam a luz às "águias"

O Benfica voltou a escorregar e soma três jogos consecutivos sem vencer após o empate no Dragão e a derrota diante do Braga. Na tarde desta segunda, a equipa de Jorge Jesus não foi além …

Partido das FARC muda de nome para romper com o seu passado violento

O partido político das FARC deu um novo passo, este domingo, para romper com o seu passado violento, ligado à sigla das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, passando a ser denominado Comunes. O nome Comunes …

Primeiro-ministro italiano vai apresentar demissão

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, vai apresentar a sua demissão na terça-feira, devido à falta de apoio à sua coligação parlamentar, após a crise provocada pelo abandono do partido Itália Viva, de Matteo Renzi. Conte apresentará …

Número de desempregados voltou a subir em todo o país

O número de inscritos nos centros de emprego nacionais voltou a aumentar em dezembro, com 85% dos concelhos de Portugal Continental a ver os seus níveis de desemprego aumentar desde o início da pandemia, revelou …