Fotografia da NASA mostra a verdadeira distância entre a Terra e a Lua

NASA / Goddard / University of Arizona

Foto captada pela sonda OSIRIS-REx mostra a distância de 384.400 quilómetros entre a Terra e a Lua

A sonda OSIRIS-REx da NASA, parte da missão de ciência planetária que partiu da Terra em setembro de 2016 para recolher informações sobre o asteróide 101955 Bennu, registou uma bela imagem da Terra e da Lua no dia 2 de outubro de 2017.

A imagem mostra a distância de 384.400 quilómetros entre o planeta e o satélite. A sonda deve regressar à Terra em 2023 e vai trazer amostras que permitirão aos cientistas entender o que aconteceu antes da formação e evolução do Sistema Solar.

“No mais alto nível filosófico, a missão do OSIRIS-REx é entender de onde viemos, já que os asteróides são reminescentes da formação do nosso Sistema Solar”, pode ler-se no site do NASA Earth Observatory. “Mas enquanto a sonda pode contar-nos algumas coisas sobre onde nós estivemos e para onde estamos a ir, também pode lembrar-nos de onde estamos neste momento”.

A fotografia foi feita com o instrumento MapCam quando a sonda estava a cerca de 5,12 milhões de quilómetros da Terra e a 5,42 milhões de quilómetros da Lua. O nosso satélite parece estar mais perto da Terra do que realmente está porque os três corpos não formam um triângulo isósceles. Foram feitas três imagens diferentes para formar esta e foi necessário tornar a Lua mais brilhante para que ficasse visível perto da Terra.

Para quem achou o fundo da imagem extremamente escuro, há uma explicação para a ausência de estrelas. Apesar de parecerem brilhantes numa noite sem nuvens, a verdade é que emitem uma luz fraca. Basta lembrar que não conseguimos vê-las durante o dia quando estamos na Terra.

A foto foi tirada pelo lado da Terra em que a luz do Sol batia, por isso, os dois corpos da imagem estão muito claros em comparação com a luz das estrelas.

Atualmente, a sonda OSIRIS-REx está muito longe e chega no mês de agosto ao asteróide 101955 Bennu, que orbita o Sol num caminho que cruza com a órbita da Terra.

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …